Autor Tópico: Equilibrar Montagem  (Lida 2607 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Equilibrar Montagem
« em: Janeiro 09, 2007, 12:39:30 pm »
Oi,

Gostava que me explicassem num português bem fácil, como se equilibra uma montagem EQ, deixando ligeiramente mais peso a ESTE.
Deve ser fácil e intuitivo mas estou um pouco (muito) confuso com esta afinação. :oops:  :oops:

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 10, 2007, 02:24:30 pm »
Ninguém????

 :(

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 10, 2007, 02:24:30 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 10, 2007, 02:58:11 pm »
Ok... aqui vai uma tentativa.

Deves desapertar totalmente o eixo de AR.
Do lado do tubo, deves ter instalado todos os acessórios que pretendes usar (ocular, buscador, etc.)
Com o peso, vais tentar equilibrar ao máximo o sistema movendo-o no varão. Apertar desta forma o eixo AR e deixar ficar assim.

Deves desapertar totalmente o eixo DEC.
Agora há que equilibrar o tubo, movendo no carril ou nos anéis (dependendo do modelo), até que não penda para um dos lados.
Apertar desta forma o eixo DEC e deixar ficar assim.

Deves desapertar novamente o eixo de AR e verificar se o equilibrio se mantém (em principio deve estar inalterado). Re-equilibrar se necessário.

Fim.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 10, 2007, 03:29:44 pm »
Parece-me que terá que ser com sessão prática!

Esse é o procedimento normal para equilibrar a montagem nos 2 eixos, mas o que eu queria saber é como desequilibrá-la intencionalmente para ESTE.


Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 10, 2007, 03:38:26 pm »
Eu sei do que estás a falar. Ainda não perdi tempo com isso porque nem sequer consigo alinhamento polar da minha varanda, mas sei do que estás a falar.
Se o motor AR estiver com um esforço maior do que zero na direcção do tracking, quando o motor se mover não corre o risco de apanhar uma ligeira folga entre os dentes, ou seja, a aplicação de esforço é imediata, o que melhora o tracking e a fluidez.

Imagino que seja feito equilibrando normalmente, como o JAClerigo disse e depois subir ou descer o peso um pouco da posição de equilíbrio no varão. Agora não sei qual, se para cima ou para baixo, tenho de pensar um pouco nisso (perguiça  :D ) Como fica ligeiramente desiquilibrado para um dos lados, os dentes das rodas dentadas vão ficar juntos na direcção pretendida.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 10, 2007, 04:28:43 pm »
Olá,

eu também ando com problemas nesse campo... Tou a tentar equilibrar um reflector de 12" na EQ6. Até agora os resultados que consegui foram animadores mas insuficientes... Eu para compensar o peso excessivo do focador + oculare optei colar uns imans do lado oposto para assim anular o "peso anormal" no tubo, ao que parece resultou mas tou com outro problema que é a estabilidade dos aneis na dovetail este problema vai demorar um pouco mais a resolver...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 10, 2007, 05:01:55 pm »
Citação de: "xumaxer"
mas o que eu queria saber é como desequilibrá-la intencionalmente para ESTE.
Ora.. Essa é a parte fácil! :) Tendo tudo relativamente equilibrado, é só afastares do eixo de AR um dos contrapesos um nadinha de nada se fores observar/fotografar para Nascente (se os contrapesos estiverem a Este) ou aproximares um dos contrapesos do eixo de AR ao longo do varão se fores olhar para Oeste.

Idealmente, a gente pensa que isso funciona tal e qual uma balança (neste caso uma balança a 3 dimensões), mas na realidade é sempre uma balança "pêrra", porque costuma haver sempre algum atrito envolvido.
Nesses casos, eu para equilibrar a montagem tenho que jogar com um certo movimento.. Ou seja, com o varão dos contrapesos na horizontal, "atiro" (de vagarinho) o telescópio para um lado, e depois para o outro à mesma velocidade, e tento ver para qual dos lados é que a rotação trava mais..

Mas uma nota importante para quem tem Newtonianos, ou telescópios guia em piggy-back mal centrados, é lembrarem-se que há 3 dimensões para balancear bem..  E então no caso dos Newtonianos pode ser mais chato, se houver oculares de diferentes pesos a ser usadas.. Aí o melhor é mesmo usar pesos do outro lado do tubo (por exemplo com imanes como o RogerCrespo faz..)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 10, 2007, 07:19:37 pm »
Lá está, autêntico ovo de colombo. :lol:  :lol:

Obrigado!
Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 10, 2007, 07:19:37 pm »