Autor Tópico: Saturno, o senhor dos anéis.  (Lida 20830 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #30 em: Março 09, 2007, 02:33:04 pm »
Lindo João,
Também o espreitei ontem à noite, estava lindo, nitido. Pouca terbulência.
Usei Barlow 2x e Ocular de 10mm, que é a mais baixa que possuo, portanto, 240x no meu XT8. Falas em f/11,8? Como. O XT8 não é f/5,9?

Claro que imagens captadas, nem pensar. Com montagem Dobsoniana e Maquina, é para esqueçer, mas o Setup usado é para observação e não para Astrofotografia, não esqueçer disso.

Além da PL a atrapalhar, há o passeio diário a pé, cerca de 6 Km, com a cara metade, que ocorre diáriamente cerca das 21H30 até as 22H40, bem, é quase tão bom como uma observação ao Céu profundo...

Cumprimentos,

Valdemar Piedade.

P.S. - Não fiquem em casa este fim de semana, promete na questão de Observações... e não se esqueçam de relactar as mesmas no Tópico para esse fim.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 09, 2007, 03:06:27 pm »
Agora que está bom tempo, fiquei doente  :evil:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 09, 2007, 03:06:27 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #32 em: Março 09, 2007, 03:59:46 pm »
Citação de: "Valdemar"
(...) Falas em f/11,8? Como. O XT8 não é f/5,9?

Valdemar, o XT8 é realmente f/5.9 mas com a barlow 2x, multiplicas por 2 e ficas com... 11.8 ou enganei-me na conta?  :?  :lol:

Citação de: "Valdemar"
Claro que imagens captadas, nem pensar. Com montagem Dobsoniana e Maquina, é para esqueçer, mas o Setup usado é para observação e não para Astrofotografia, não esqueçer disso.

Podes sempre acoplar uma webcam com adaptador para o focador e registar um ficheiro avi, acompanhando saturno com a mão... não dá para grandes ampliações mas já se brinca à astrofotografia. Vê este meu post:

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=780
como podes ver, consegui 2 bonecos de Saturno, essas foram as 2 primeiras experiências.

Citação de: "Valdemar"
Além da PL a atrapalhar, há o passeio diário a pé, cerca de 6 Km, com a cara metade, que ocorre diáriamente cerca das 21H30 até as 22H40, bem, é quase tão bom como uma observação ao Céu profundo... (...)


Bem, aí já é a minha especialidade: a prática diária de actividade física MODERADA faz bem melhor à saúde (física) que uma noite de observação, pois ajuda a melhorar todo o metabolismo dos lípidos e colesterol, assim como a insulinemia e a pressão arterial, factores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, principal causa de morte em Portugal e no mundo desenvolvido. Não esquecer que essa actividade pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes do tipo II...

Se podermos fazer as 2 coisas (caminhada e observação), então é ouro sobre azul.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #33 em: Março 09, 2007, 04:37:41 pm »
Citação de: "xumaxer"
Valdemar, o XT8 é realmente f/5.9 mas com a barlow 2x, multiplicas por 2 e ficas com... 11.8 ou enganei-me na conta?  :?  :lol:
Tá certo, é isso tudo, ainda é muita teoria junta para um ano de hobby, mas já tinha lido algures... Percebido e assimilado.

Citação de: "xumaxer"
Podes sempre acoplar uma webcam com adaptador para o focador e registar um ficheiro avi, acompanhando saturno com a mão... não dá para grandes ampliações mas já se brinca à astrofotografia.

Claro, só que iainda não cheguei à fase Webcam, deixa primeiro desfrutar da observação e equilibrar as contas. Tenho uma Web mas não sei se vai dar, sempre foi manhosa com o XP. Tenho Camara 1,2GHz Wireless que poderá ser uma solução, sendo adaptada. Tenho Camara, só imagem, que uso em TV de Amador e as medidas, são quase 1,25... Vamos com calma...

Citação de: "xumaxer"
Bem, aí já é a minha especialidade: a prática diária de actividade física MODERADA faz bem melhor à saúde (física) que uma noite de observação, pois ajuda a melhorar todo o metabolismo dos lípidos e colesterol, assim como a insulinemia e a pressão arterial, factores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, principal causa de morte em Portugal e no mundo desenvolvido. Não esquecer que essa actividade pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes do tipo II...

Se podermos fazer as 2 coisas (caminhada e observação), então é ouro sobre azul. Cumps  :wink:


Nem mais, e na minha idade, a 20 dias dos 46, e a esposa com 41, tem de ser um habito diário...
Quanto a juntar passeio e observação, nem te digo nem te conto, a mulher leva cada encontrão nas caminhadas, não dá muito geito ir a andar e a olhar para as constelações... mas ela já aprendeu muito, já conheçe as 3 marias, Sirius, Saturno, etc...

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #34 em: Março 09, 2007, 05:56:50 pm »
Agora que já cheguei a casa, fui tirar 3 fotos a uma "geringonça" que fiz ontem, para ter a sequência completa - Uma ratoeira de apanhar moscas com um garrafão de 5Lts da água -, mas isto é Off-Topic, e de maneira que ao colocar as fotos aqui no PC, verifiquei que ontem consegui qualquer coisa com a Máquina, muito sumido, mas está lá...

As condições ainda são são as melhores.
Usei a Barlow de 2x, a Ocular mais pequena que veio com o Telescópio, a Orion Sirius Plössl de 10MM, portanto dá uma ampliação de 240X...
Parece que estou a meter água, com este material, saturno aparecia maior, e não tirei foto nenhuma, acho que foi com Barlow 2X + Orion Explorer II de 17MM, portanto 140X. Sendo assim, está mal na foto, não liguem.

Ai está a Astrofotografia de carregar pelo joelho:




Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #35 em: Março 09, 2007, 06:05:09 pm »
Que máquina usou?
Parece-me ou desfocado ou ligeiramente saturado ou descolimado. Mas a primeira hipótese é a mais viável.
Vai ver que com uma toucam, sem a ocular, é mt mais simples
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #36 em: Março 09, 2007, 06:11:43 pm »
Também me parece que é apenas desfocado, já que as fotos da Lua não parecem dar essa indicação.

Mas se não é com webcam, torna-se mais difícil focar. E que tal com uma digital compacta, com exposição de 5 a 10 segundos? É preciso encontrar um apoio fixo para a máquina mas... e não pode ter muita ampliação, senão, lá se vai Saturno embora do FOV. :cry:

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #37 em: Março 09, 2007, 06:36:08 pm »
Olá, se fosse só a indicação do Miguel iria dizer que é efeito dele estar doente... As melhoras Miguel.

Usei a Canon Power Shot S1 IS, em modo afocal, agarradinha na mão para não cair...

Não dá para mais desta maneira, é sempre dificil acertar uma coisa com a outra... Daqui a 3047 Horas de treino estou apto a fotografar desta forma.

Vou partir para uma essas sugestões da WebCam.

Se calhar não está colimado, levei-o lá para o jardim no dia do Eclipse, trouxe-o para o 1º andar e nem verifiquei se estava colimado...

Mas será das mãos e não do material.
Citação de: "xumaxer"
... E que tal com uma digital compacta, com exposição de 5 a 10 segundos? É preciso encontrar um apoio fixo para a máquina mas... e não pode ter muita ampliação, senão, lá se vai Saturno embora do FOV. :cry:

Cumps  :wink:


Olha olha, com esse tempo todo, quando acabasse não estava lá nada...
Tentei e não dá... é dificil...

Um abraço,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #38 em: Março 09, 2007, 07:01:17 pm »
Citação de: "Valdemar"
Usei a Canon Power Shot S1 IS, em modo afocal...
Hum, sugestão: modo manual, desligando o IS, abertura no máximo (número F mais baixo).. ISO ao máximo, para já.. ISO 400..
Citação de: "xumaxer"
5 a 10 segundos?
Não é preciso tanto..
Aí entre 1/60 a 1/2..  Se aparecer demasiado sobre-exposta, ir reduzindo o tempo de exposição..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #39 em: Março 09, 2007, 11:11:05 pm »
Olá amigo Valdemar!

Pois é, só precisa é de não usar esses automatismos todos!  :D  Eu quando tento este tipo de fotografia costumo usar webcam, mas no dia do eclipse até nem a essa regra liguei - Aproveitei o fim da bateria para apontar o telescópio a Saturno (já estava farto de fotos à Lua) e tirei umas quantas. Entre focagens e ajustes de tempo de exposição lá ia a bateria indo embora. Felizmente a última foi a que saiu melhor! Pena é não haver estrelas brilhantes na zona pra animar mais a foto... Saturno fica algo sozinho num campo grande. O "cropzito" pra respeitar as regras do forum não retirou nada de mais à foto.
Utilizei um reflector de 10", barlow de 2x e uma Canon 300D. A exposição foi de somente 1/15 a ISO200.



P.S.: Usou o Zoom óptico da máquina? É que Saturno parece-me demasiado pequeno para uma configuração como essa que usou...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #40 em: Março 09, 2007, 11:26:23 pm »
Olá pessoal, pois se calhar não foi essa a configuração que usei, foi menos ampliação. Hoje depois do post do Fil, não tive oportunidade de testar com as configurações que me indicou, e agora que cheguei a casa, já é tarde, no sitio onde ele se encontra, fica tapado porque está muito alto e a Marquise tapa o dito cujo. Amanhã vou tentar, a céu aberto, ou vou para o monte ou aqui fora, e tento com as vossas dicas. Realmente assim como está na foto do Astrolupa, nunca o vi, não dá para destinguir tão bem as colorações dos anéis...  Mas consigo vê-lo nitido e a esse tamanho , logo o XT8 não estará descolimado. Fui ver àpós ter lido o post do Miguel e do Xumaxer e estava quase quase no centro da marcação, dei um geito e está no centrinho. Foi com a tampa 1,25 que veio com o Telescópio. Dentro de dias terei de ir à Marinha buscar o material que estava esgotado e já vem uma Cheshire...

Volto a dizer que a culpa é das mãos e não do material... O bom Português, monta, usa e abusa dos equipamentos sem sequer ler os manuais, quando algo corre mal, vai a correr ler os mesmos... eu pelo menos sou assim e conheço muita gente como eu...

Um abraço e boas observações...

Miguel, as melhoras.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #41 em: Março 10, 2007, 12:10:24 am »
Citação de: "Valdemar"
Mas consigo vê-lo nitido e a esse tamanho , logo o XT8 não estará descolimado. Fui ver àpós ter lido o post do Miguel e do Xumaxer e estava quase quase no centro da marcação, dei um geito e está no centrinho.


Teste com discos de airy de uma estrela?
De qualquer modo parece mais problema de focagem e ligeira sobreexposição do que de colimação.
Outra questão: não sei se tem controlo de gama na sua máquina. Se tiver, REDUZA para o mínimo. É o ideal para alvos como saturno, que têm pouco contraste entre diferentes partes do planeta. Vai ver que vai obtê-lo bastante mais colorido.
Para a lua, aumente a gama para o máximo, pois é um alvo de grandes contrastes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #42 em: Março 10, 2007, 09:02:23 am »
Olá amigo Valdemar.

Esta minha foto de Saturno foi alvo de processamento. Primeiro porque  é muito dificil uma foto ficar 5 estrelas directamente da máquina e depois como a minha máquina tem uma modificação no filtro e que torna tudo mais avermelhado, é imperativo que eu tenha que corrigir isso. No original percebe-se que os aneis têm uma coloração diferente do disco, mas é tudo em tons mais pasteis e a diferença não é tão óbvia como a que mostro aqui. Assim sendo, o que o amigo vê deve-se aproximar mais da realidade visual do que esta foto apresenta.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #43 em: Março 10, 2007, 12:46:57 pm »
Olá amigos, obrigado pelo interesse com este meu problema.

Estamos a encontrar um problema a partir duma foto minha mal tirada. Mas, será que não há mesmo problema?
Será que os Telescópios virão afinadinhos da Linha de Montagem?

Depois das vossas ajudas, e pondo de parte o dsco de Airy, ainda é cedo para essas coisas, fui realmente ver a colimação e agora de dia, no intervalo dos afazeres de fim de semana.

Obnservei e fiz esta fraca montagem:

Será que não está mesmo descolimado?
Eu só tinha afinado com o primário, mas dá-me a impressão que terei de mexer também no espelho secundário pois o circulo central, está desfazado. Apesar de eu centrar a bolinha no circo pequeno ( o que não é o caso agora), há descentração do circulo médio. E O Circulo Maior, deve estar centrado com a sombra cinzenta à esquerda??

Venham de lá essas ajudas, parece que logo hà saida para o monte.



Um abraço e obrigado a todos.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #44 em: Março 10, 2007, 03:48:34 pm »
Realmente não parece colimado, pela foto, embora pelo pouco tempo que tive um xt10 verifiquei que um pequeno desvio de perspectiva induz em erro.
Posso-lhe dizer que o meu C6 veio completamente descolimado, é normal excepto em refractores. A primeira observação foi decepcionante, após as primeiras tentativas de colimação os resultados foram porreiros e depois de acertar na mouch foi fantástico, foi como ver num telescópio novo muito melhor.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #44 em: Março 10, 2007, 03:48:34 pm »