Sistema Solar > Saturno

Saturno, o senhor dos anéis.

(1/14) > >>

PauloSantos:


Saturno tem mt em comum com o seu vizinho Júpiter, mas distingue-o dele um sistema de anéis espectaculares, q o converte num dos mundos mais fáceis de se identificar no Sistema Solar.
Da mm forma q Júpiter, Saturno irradia mais energia do q recebe do Sol. A emissão contínua do seu calor parece a responsável pela geração de correntes de convexão na atmosfera, q por sua vez originam as nuvens altas de Saturno. Este planeta gira à volta do Sol a uma distância mt maior do q Júpiter. Isto torna-o mais frio e faz com q a sua "meteorologia" seja mais calma e apresente menos diferenças do q Júpiter. Com telescópios grandes chegam a detectar-se bandas de nuvens. Este gasoso gira mt rapidamente (10h14m no equador), o q confere ao planeta uma forma achatada nos polos. Os outros planetas gasosos tb apresentam algum achatamento mas nenhum é tão significativo como o do senhor dos anéis.
Os anéis de Saturno são imensos e mt finos, têm um diâmetro de 274.000 Kms e uma largura de 62.000 Kms, mas a sua espessura não ultrapassa os 2 kms. Vistos com telescópios pequenos assemelham-se a um disco sólido q rodeia o planeta mas na realidade consiste em mts anéis individuais, cada um deles formado por míriades de fragmentos gelados do tamanho de pedras.
Destacam-se 3 anéis principais: 2 mt chamativos denominados A e B e outro mais débil designado como C, o anel de Crespão. Os anéis A e B estão separados por um vazio denominado por divisão de Cassini, se bem q a palavra "vazio" seja enganosa neste caso pq na verdade essa região contém 4 pequenos anéis, cada um deles com 500 Kms de largura. Esta divisão é possivel de ser descortinada em pequenos telescópios de 130mm pq já tive essa oportunidade.
Tal como Júpiter, Saturno parece tb um pequeno sistema solar pq conta com mais de 30 satélites conhecidos, cujas dimensões vão desde simples rochas de poucos Kms até Titã, um mumdo maior q Mercúrio e o 2º satélite maior do Sistema Solar. Titã é único entre os satélites pq pussui uma atmosfera densa, composta sobretudo de nitrogénio com vestígios de outras substâncias tais como metano, éter, acetileno, dióxido e monóxido de carbono. Iepeto deve a sua fama ao apresentar um hemisfério brilhante e outro escuro. Encelado compôe-se sobretudo de gelo de água e parece ser o satélite de Saturno com maior actividade geológica. Mimas está salpicado de crateras, uma delas suficientemente grande p q a colisão quase tenha provocado a sua destruição.

Características:

Origem do nome: Saturno (nome grego Cronos), pai de Zeus e senhor do tempo: recebeu este nome por ser o mais lento dos planetas visíveis a olho nu.
Diâmetro: 120.500 Kms
Massa: 95,2 massas terrestres
Periodo de rotação: 0,43 dias
Obliquidade do equador: 26,7 graus
Velocidade média orbital: 9,6 Km/s
Distância média do Sol: 1400 milhões de Kms

sara:
eu não sei se é possível mas alguém já viu saturno pelo telescópico alguma vez?

joaorrpinto:
Eu! :mrgreen:

Cumps.

sara:
então e como é que é deve ser grande não?

joaorrpinto:
Sim, relativamente grande para quem quer dislumbrado pela beleza dos seus anéis... :wink:
Mas isso depende do skope q se tiver.... :)

Cumps.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa