Autor Tópico: Refractores acromáticos e apocromáticos  (Lida 4325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Refractores acromáticos e apocromáticos
« em: Outubro 25, 2006, 04:29:26 pm »
Telescópios refractores acromáticos e apocromáticos

Será interessante traçar aqui algumas diferenças entre telescópios refractores acromáticos e telescópios refractores apocromáticos, justificando alguns aspectos construtivos e funcionais

Embora seja verdade que um bom tratamento anti-reflexo melhora a performance de um refractor, isso influencia só o factor de transmissão de luz e, em parte, o contraste das imagens observadas; mas não tem nenhum efeito correctivo das aberrações, nem das aberrações monocromáticas (aberração de esfericidade, coma, astigmatismo, distorção, curvatura de campo) nem das aberrações policromáticas (aberração de esfericidade longitudinal (ou axial) e transversal (ou lateral). Nenhum tratamento de superfície (coating) permitirá transformar um telescópio acromático num apocromático. Mesmo que esse telescópio acromático fosse de excelente fabrico e de óptima concepção. A diferença não está aí.

A superioridade dos telescópios apocromáticos em relação aos acromáticos deve-se a vários factores:

1. Maior correcção cromática, permitindo que em três cores a distância focal seja a mesma (só duas cores para os acromáticos) e garantindo que para todas as outras cores do espectro visível não haja variação muito significativa da distância focal com a cor (diferenças muitíssimo maiores nos acromáticos, sobretudo para os extremos vermelho e violeta do espectro visível).
2. Além disso, um refractor apocromático também corrige coma em duas cores e apresenta em geral aberrações residuais bastante menores do que os acromáticos.
3. Um bom aprocromático também apresenta aberração esferocromática significativamente menor do que um acromático. Convém referir que a aberração esferocromática é variação da aberração de esfericidade com o comprimento de onda (cor) da luz.


Este desempenho superior é conseguido com o uso de vidros muito mais caros do que os que se utilizam num refractor acromático comum. A correcção será ainda melhor numa objectiva tripla, desde que bem projectada e construída. Entre um vidro óptico de superior qualidade e baixa dispersão (número de Abbe elevado) e um vidro óptico comum de alta qualidade, a relação de preços pode ser da ordem de vinte para um.

Depois de tudo isto, as objectivas dos melhores apocromáticos são montadas nas suas células de suporte construídas meticulosamete, em geral com compensação de temperatura. As lentes constituintes da objectiva são ajustadas meticulosamente, ajustando-se as diversas lentes umas em relação às outras em posição, centragem e inclinação. Em alguns casos segue-se o retoque manual de uma ou mais superfícies ópticas, para aprimorar o desempenho da objectiva.

Tudo isto torna a óptica apocromática mais cara: veja-se que, além de materiais mais caros na origem há ainda um fabrico muito cuidadoso e exigente e depois disso segue-se um conjunto de operações de ajuste e optimização que são demorados/exigentes e consequentemente têm o seu preço.
A somar a isto, muitas vezes há diferenças significativas na parte mecânica. Alguns tubos são feitos com grandes cuidados mecânicos (CNC), utilizam-se focadores de precisão, as tolerâncias o o controlo de qualidade são mais severos, etc,.
Estas são as principais razões para os custos mais elevados dos telescópios apocromáticos.

Em alguns casos, um refractor acromático bem construído pode dar resultados excelentes. O artigo seguidamente referido  dá (em algumas das suas partes) diversas indicações comparativas entre telescópios refractores acromáticos e apocromáticos:

http://www.astrosurf.com/apaa/GA/O_%20t ... _ideal.pdf

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Novembro 30, 2006, 06:05:20 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1693
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 25, 2006, 07:34:39 pm »
Excelente tópico, sem dúvida, vou colocá-lo em maior destaque devido à sua importância.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo