Autor Tópico: Tempo de Exposição  (Lida 3461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Tempo de Exposição
« em: Dezembro 14, 2006, 07:01:00 pm »
Boas...como vao essas observações?

Tenho aqui uma duvida que diz respeito ao tempo de exposição.
Para utlizar exposições prolongadas com a toucam pro que possuo pelo que ouvi dizer é  necessário ligar e desligar o pino da porta que está ligado ao circuito que permite a longa exposição da webcam, e sei que o k3ccdtools permite fazer isso através daquele botao da barra de feramentas que tem uma camera com um chip amarelo por detrás (mais parece um Sol).Depois de aparecer a janela pequenina e meter o tempo de exposição pretendido que faço para comecar a captar a imagem com o tempo de exposição que escolhi?

Obrigado a todos
Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Spitzer »
David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 14, 2006, 09:42:35 pm »
Olá Spitzer.

Quanto à parte do software, tens toda a razão. É assim mesmo que se faz. Agora quanto ao facto da ToUcam fazer longa exposição é que não está tão bem. A ToUcam (e outras) podem fazer longa exposição, porque é feita uma modificação reversível no circuito da webcam. É necessário abri-la, dessoldar uns pinos de uns integrados, e intercalar um circuito muito simples, este sim, feito pelo utilizador, que vai passar a controlar a exposição do CCD. Este novo circuito é que vai ser controlado por um dos pinos da porta paralela do PC. (Sim, é necessário mais um fio extra para alem do USB).

Aqui fica umas poucas fotos da modificação da minha webcam que fiz em 2002, para que fiques com a ideia do que é preciso fazer.



e nem imaginas como fiquei felicíssimo quando de noite vi surgir esta foto no monitor através do meu ETX70. A minha primeira longa exposição!!!  :D


M42 (RAW) / ETX70 + ToUCam Pro / 1x20secs.(?)

Alguma dúvida, é só perguntar.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 14, 2006, 09:42:35 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 14, 2006, 09:53:05 pm »
20 segundos num ETX 70??? eu tb tive um (está encostado) e uma toucam, mas nem me dei ao trabalho de a modificar na altura pq pensei que aquilo fosse estável por mais de umas décimas de segundo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 14, 2006, 09:59:49 pm »
Olá Miguel.

Sim, 20 segundos ou ainda mais (em noites boas). Aqui no meu site, especialmente na páginas das nebulosas, podes ver algumas que vão até aos 60 segundos.

http://astrosurf.com/nviegas/nebulosas.htm

Com jeitinho, até se fazem umas coisas engraçadas mesmo com um ETX70!  :wink:

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 14, 2006, 10:19:00 pm »
A toucam está modificada, só nao  sei como faco para depois comecar a captar a imagem.Meto o tempo de exposição pretendido naquela janela que aparece e depois que faço? É preciso clicar nalgum botao dessa janela ou comeco logo a captar foto ou avi? Se consegui-se uma imagem dessas axo que nem ia a cama nessa noite  :mrgreen:

Obrigado e abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Spitzer »
David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2006, 10:33:30 pm »
Ah. Então já tens tudo ok. É clicares naquele icon com o "Sol" que abre a janellinha de captura. Por defeito já vem com o "preview" ligado. Ajusta o "exposure time" para uns 5 ou 10 segundos. Foca bem tudo. Assim que clicares o botão "record" (com o simbolo vermelho) ele passa a gravar as imagens para o disco, na directoria definida na configuração. Por defeito acho que aponta para a directoria do K3CCDTools, e hão-de ter um nome do tipo k3ccd****. É só isso. :D

Boa sorte!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2006, 11:31:08 pm »
Obrigado Nelson...mal posso esperar para ter um tempinho livre e o telescopio bem colimado para comecar com isto e ver se consigo fazer umas imagens parecidas com as tuas  :mrgreen:

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Spitzer »
David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Offline Vitor AD

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 15, 2006, 01:16:13 am »
Citação de: "Astrolupa"
Ah. Então já tens tudo ok. É clicares naquele icon com o "Sol" que abre a janellinha de captura. Por defeito já vem com o "preview" ligado. Ajusta o "exposure time" para uns 5 ou 10 segundos. Foca bem tudo. Assim que clicares o botão "record" (com o simbolo vermelho) ele passa a gravar as imagens para o disco, na directoria definida na configuração. Por defeito acho que aponta para a directoria do K3CCDTools, e hão-de ter um nome do tipo k3ccd****. É só isso. :D

Boa sorte!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA


Olá

É só clicar em options >> settings e alterar o diretório e nome de arquivo de sua preferência.

Abraços.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Vitor AD »
Vitor
http://vitord70.multiply.com
Dob 270 mm F/5
Orion Astroview 150 mm F/5 Newt
EQ3 convertida para guiagem
Refrator Jaegers 80 mm F/4.88  (homemade)
SPC900NC SC-1.5 + Meade LPI
Tasco: Bino 50x10 + Refrator 60mm F/13.33

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 15, 2006, 01:58:32 am »
Citação de: "Astrolupa"
Olá Miguel.

Sim, 20 segundos ou ainda mais (em noites boas). Aqui no meu site, especialmente na páginas das nebulosas, podes ver algumas que vão até aos 60 segundos.

http://astrosurf.com/nviegas/nebulosas.htm

Com jeitinho, até se fazem umas coisas engraçadas mesmo com um ETX70!  :wink:

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Excelentes fotos! Eu ainda experimentei nos planetas, mas o tracking era péssimo e tremia por todo o lado. Claro que na minha inocência (à 2 anos) pensei que simplesmente não dava. Realmente sem grandes ampliações (usava uma barlow 3x) já daria.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 15, 2006, 02:03:48 am »
Nelson, reparei na tua página que tens um filtro UHC e um CLS Astronomik. Estava a pensar comprar um, mas estou indeciso entre o UHC da Astronomik e o UHC-S da Baader Planetarium, que não é tão radical. Será qq coisa entre os 2 que tens... Que achas?
Tenho um SCT de 6", será que o UHC retira mt brilho?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 15, 2006, 11:08:18 am »
Caro Miguel,

Claro que dá pra usar barlows para fotografia mesmo com o ETX70. Se deres um pulinho à página dos Planetas (http://astrosurf.com/nviegas/planetas.htm) no meu site, podes ver lá várias experiências. Quase todas com barlow de 2x, e uns testes a Marte e Jupiter com barlows até 5x! De notar que Jupiter saiu bem razoável, podendo-se ver claramente as principais caracteristicas atmosféricas de Jupiter.

Link para a zona de fotos em geral:
http://astrosurf.com/nviegas/astrofotografia.htm

Sobre o filtro CLS/UHC/UHC-S, digamos que o UHC-S é uma especie de UHC só um pouco mais largo em termos de banda passante. Na prática, e visualmente, não sei se fará grande diferença. Eu tenho os dois CLS/UHC porque tenciono usar o CLS, de banda larga, para fotografia e o  maUHC é quase estritamente para uso visual, já que melhora muito mais o contraste. Acho que o colega João Marum tem um UHC-S da Baader. Penso que ele poderá acrescentar algo mais, já que ainda não tive oportunidade de testar os filtros lado a lado como deve ser  :) .

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 15, 2006, 02:45:47 pm »
Eu consegui resultados similares em júpiter. Saturno não tão bem. Barlow de 3x.




Não me dei a trabalho extra de fotoshop, mas ficaram aceitáveis.
O problema é que o AVI saltava tanto de frame para frame que pensei que em longa exposição não saísse nada de jeito. Julguei que em exposições superiores a 1seg ficasse apenas uma mancha difusa, porque aquilo saltava constantemente de posição. Eu estava a monitorizar a gravação dos AVIs no KCCD em tempo real e sobrepus uma grelha que dividia a imagem em 4 e por vezes entre frames consecutivas o planeta saltava entre quadrículas!

Em relação aos filtros, já tenho um broadband e pensei num UHC para uso estritamente visual, mas depois vi umas comparações na net muito porreiras de tipos que tinham tido o Ultrablock, o UHC, o UHC-S e o OIII nas mesmas sessões e compararam-nos para cerca de 40 nebulosas. Conclusão: o UHC era o melhor, mas se quisessemos sacrificar um pouco o contraste e aumentar o brilho das estrelas, o UHC-S era mt bem recomendado. Principalmente para telescópios de aberturas pequenas/médias, onde os mais radicais cortavam muito a luminosidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 15, 2006, 02:45:47 pm »