Autor Tópico: Astronautas concluem caminhada espacial com sucesso.  (Lida 1090 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astronautas concluem caminhada espacial com sucesso.
« em: Dezembro 14, 2006, 11:30:32 am »
Dois astronautas instalaram na quarta-feira uma nova peça na estrutura metálica da Estação Espacial Internacional, preparando uma importante reforma no sistema eléctrico, ainda nesta semana.

Robert Curbeam, que faz a sua quarta caminhada espacial, e o novato Christer Fuglesang, primeiro sueco no espaço, concluíram o trabalho, depois de passarem seis horas e 36 minutos no espaço aberto. Há outras duas saídas previstas na actual missão, a próxima delas na quinta-feira.

A Nasa disse que a dupla substituiu uma câmera defeituosa, entre outras tarefas.

Curbeam e Fuglesang guiaram a operadora do braço mecânico, Joan Higginbotham, que fazia a manobra para colocar uma viga de 3,3 metros na sua posição. Essa viga servirá para conectar e criar espaço entre dois módulos de energia.

"Isso vai ser realmente em câmera lenta", disse Higginbotham, enquanto se preparava para mover a peça de duas toneladas. "Continua a vir, continua a vir", orientava Curbeam.


Os astronautas Christer Fuglesang (à esquerda) e Robert Curbeam deslocam-se pelo lado de fora da Estação Espacial Internacional, no dia 12 de dezembro. Foto: Nasa Tv

A manobra foi complicada, pois a peça precisava passar a apenas cinco centímetros da ponta de um painel solar. Foram necessários alguns "jeitinhos" para alinhar os quatro cantos da viga de modo que ela pudesse ser parafusada na estrutura.

Durante a operação, os controladores de vôo disseram que a protecção térmica do Discovery tinha passado por todas as inspecções e que não seriam necessárias vistorias adicionais. "Essa é uma notícia excelente", disse o comandante do vaivém, Mark Polansky. "Estamos felizes em saber que podemos prosseguir com a montagem normal (da Estação) amanhã."

A Nasa acompanha de forma meticulosa possíveis danos aos seus vaivéns desde que a colisão com destroços, durante a decolagem, provocou a explosão da nave Columbia e a morte de seus sete integrantes, em 2003.

O Discovery chegou na segunda-feira à Estação Espacial Internacional, para uma semana de permanência. A principal missão dos seus tripulantes é reformar o sistema eléctrico para a chegada de novos laboratórios ao complexo.

Fonte: Ed Stoddard para a Agência Reuters
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Astronautas concluem caminhada espacial com sucesso.
« em: Dezembro 14, 2006, 11:30:32 am »