Autor Tópico: Material para astrofotografia  (Lida 4050 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Material para astrofotografia
« em: Dezembro 10, 2006, 12:03:16 pm »
Boas pessoal  :D . Tenho andando um pouco ausente do forum e espero participar mais agora nas ferias de natal, mas tenho uma duvida que gostava que me tirassem. Eu tenho um telescópio reflector 114mm da skywatcher e costumo fazer fotografia afocal com uma máquina digital normal, mas agora estava a pensar em adquirir equipamento específico para astrofotgrafia. Aqui no site da galactica ja vi uma webcam da philips bastante em conta e inclino-me a comprá-la...
1 - Acham que vale a pena?
2 -  De que acessórios preciso?

Obrigado  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 10, 2006, 03:35:28 pm »
Viva,
Bom, precisas "mesmo" de uma adaptação da câmara ao telescópio (a forma mais simples é ter o adaptador para barril de 1,25". Se comprares o pack completa da webcam (se for a que estou a pensar) por mais 5 euros ficas com a webcam, a adaptação e um filtro IR.

Depois pode haver outros "luxos".. O sensor da webcam é minúsculo, e centrar lá qualquer Urano ou Neptuno ;) no céu preto pode ser uma chatice. Para isso pode ajudar um esquema de flip-mirror, que te permite ver mais ou menos a mesma coisa que a webcam vê, com uma ocular com campo real maior, sem teres que trocar da ocular para a câmara (ou seja, sem o telescópio mudar de sítio com trocas violentas).
Mas é preciso ver se há "espaço" para meteres o dito entre a webcam e o telescópio sem perderes o foco. O teste mais simples para ver isto é apontar o telescópio para a Lua à noite (ou algum candeeiro longe muito brilhante), e meteres uma folha de papel (ou palma da mão) no sítio da ocular. Medes a que distância aparece a imagem focada no papel. Nesse sítio é onde vai ficar o sensor da webcam, e a distância até ao focador é o espaço que podes ocupar com acessórios.

Quando estiveres pro nisto das webcams, podes pensar em redutores focais ou barlows para apanhares mais ou menos coisas, com mais ou menos luz.. :)

..Quando à pergunta 1, se vale a pena.. Bom, isso acho que cada um pode ter as suas preferências.. webcams são boas para apanhar coisas brilhantes. Tipicamente planetas. São boas também para apanhar muitas imagens por segundo, que podem ser processadas em conjunto para tentar eliminar ruído e efeitos atmosféricos.. Dado que têm pixeis diminutos, também são boas para grandes fotografar coisas muito pequenas, sem ter uma grande amplificação óptica.. Se se tirar fotografias de dia, até se tem uma profundidade de campo maior (para o mesmo tamanho de imagem em pixeis) do que se fosse com uma câmara de pixeis maiores.. Claro que pixeis mais pequenos sugerem que o telescópio esteja melhor colimado :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 10, 2006, 03:35:28 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 10, 2006, 09:07:29 pm »
Citação de: "Fil"
Para isso pode ajudar um esquema de flip-mirror, que te permite ver mais ou menos a mesma coisa que a webcam vê, com uma ocular com campo real maior, sem teres que trocar da ocular para a câmara (ou seja, sem o telescópio mudar de sítio com trocas violentas)

Resta saber se a montagem aguenta com tudo (webcam + ocular + flip mirror). Qt pesa um flip mirror?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 10, 2006, 09:39:08 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Resta saber se a montagem aguenta com tudo (webcam + ocular + flip mirror). Qt pesa um flip mirror?
Muito bem lembrado! :idea: (O flip mirror deve ser levezinho, não teve ser um problema em si! Mas atenção que o que quer que esteja "pendurado" a seguir ao flip-mirror fica a uma distância maior do centro óptico (centro onde está apoiado o telescópio) ou seja, o mesmo peso no porta oculares fica mais afastado. ..Bom, quer dizer, atendendo a que o flip-mirror não tem óptica interna, não altera em nada a distância focal e como tal acaba por ficar tudo pendurado à mesma distância.. :oops: hmm..)
Mas de qualquer maneira a questão do peso importa, pois se o reflector é um Newton, peso "esquisito" pendurado de um lado do telescópio pode complicar o balancear do dito na montagem. Uma sugestão é rodar o tubo, de modo a que toda a tralha que fica no focador fique paralela ao eixo de Declinação. Isso pode ser pouco prático para observar visualmente, mas normaliza todas as influências que o peso tenha no eixo de Ascenção Recta. O eixo de Declinação é que pode ficar mais prejudicado, mas como não é suposto ser constantemente usado não tem problema. Contudo, em algumas posições o focador vai ter que aguentar com o peso de tuo o que lá estiver preso! Convém que o focador tenha um travão.
Penso que o flip-mirror pese entre 200 a 400 gramas.. e que a seguir pode levar uma ocular em cima, portanto a coisa completa com flip-mirror, barlow, webcam, ocular, não deve passar os 1000 gramas de peso, penso.
O Fio da webcam, pode dar jeito ficar preso no telescópio (com um cordel), para não ficar a fazer um peso variável com a posição do telescópio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 11, 2006, 12:25:55 am »
Esqueci-me de referir que tenho uma dessas philips e aquilo é excelente. Se tiveres unhas para electrónica, existem na net uns projectos para convertê-la para longa exposição.
http://www.geocities.com/bm98astro/gimages/20030915.htm

Um link porreiro:
http://www.weasner.com/etx//astrophotography/webcam.html

nova versão da câmara:
http://www.consumer.philips.com/consumer/catalog/tree/PC_PRODUCTS_GR_PT_CONSUMER/PC_CAMERAS_CA_PT_CONSUMER/product/SPC900NC_00_PT_CONSUMER/catalog.jsp?activeTab=specifications&language=pt&country=PT&catalogType=CONSUMER&proxybuster=CXEO5ECPOZU4VJ0RMRESHP3HKFSEKI5P

Estive a ver esta nova câmara, mas parece que o ccd é exactamente o mesmo da anterior. Aliás, houve já quem experimentasse o novo firmware na antiga e com bons resultados!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2006, 07:03:03 pm »
Obrigado...só gostava de saber uma coisa...o flip mirror vale mesmo a pena? nao posso pedir muito dinheiro aos meus pais  :cry:  :?  
Mais perguntas  :D :
1- Qual a importância de um redutor focal?
2- Nao tenho motores para o telescópio, mas poderei tirar fotografias na mesma? ou só a planetas/lua?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2006, 07:45:41 pm »
Desculpem-me o offtopic...

Miguel, desconfio q não sabes ler pm's... :P
Em tempos o Guilherme de Almeida enviou-te um e eu há poucos dias tb e ainda não os leste... :?
Tratava-se de um assunto relacionado com um tópico q criaste e q era necessário editar p coriigir alguns erros detectados e bem pelo Guilherme.
PM significa Mensagem Privada e podes aceder a essa função, clicando em Mensagens Privadas (pois claro :D ) bem por baixo do banner q diz "Forum Galactica". Tive q optar por entrar em contacto contigo desta forma...

Qt às tuas questões vou deixar aos mais experts :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 14, 2006, 08:19:08 pm »
Ahh...peço desculpa. Sei ver mensagens pessoais só que não tinha reparado que tinha novas...ok..vou vê-las.  :D
Obrigado na mesma paulosantos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline Vitor AD

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 15, 2006, 01:37:52 am »
Citação de: "Miguel G"
Obrigado...só gostava de saber uma coisa...o flip mirror vale mesmo a pena? nao posso pedir muito dinheiro aos meus pais  :cry:  :?  
Mais perguntas  :D :
1- Qual a importância de um redutor focal?
2- Nao tenho motores para o telescópio, mas poderei tirar fotografias na mesma? ou só a planetas/lua?


Olá

1- Um redutor focal reduz a relação focal equivalente do tel tornando o mais rápido. Por ex, um F/10 com um redutor 0,63x vira um F/6.3 ou com um 0,5x um F/5, etc... Na pratica isto significa que a imagem abarcada pelo tamanho do chip no plano focal é maior (maior campo angular de visão), que o tempo de exposição pode ser reduzido proporcionalmente e que o aumento equivalente sobre o chip será menor.
2- Para uma mínima astrofotografia com alguma qualidade (varia com o gosto do astrofotografo é claro :P ) é imprescindível uma montagem motorizada se não estaras restrito a filmes ou fotos rápidas de planetas e lua pois no caso de estrelas mais debeis ou deep sky eh necessario maiores tempos de exposições para empilhamento o que tornará o processamento das imagens sem motorização praticamente inviáveis.

Aqui, http://www.apaa.online.pt/arquivo.htm, encontraras infos interessantes, recomendo a leitura.

abraços.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Vitor AD »
Vitor
http://vitord70.multiply.com
Dob 270 mm F/5
Orion Astroview 150 mm F/5 Newt
EQ3 convertida para guiagem
Refrator Jaegers 80 mm F/4.88  (homemade)
SPC900NC SC-1.5 + Meade LPI
Tasco: Bino 50x10 + Refrator 60mm F/13.33

Offline Vitor AD

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 15, 2006, 01:46:12 am »
Citar
nova versão da câmara:
http://www.consumer.philips.com/consumer/catalog/tree/PC_PRODUCTS_GR_PT_CONSUMER/PC_CAMERAS_CA_PT_CONSUMER/product/SPC900NC_00_PT_CONSUMER/catalog.jsp?activeTab=specifications&language=pt&country=PT&catalogType=CONSUMER&proxybuster=CXEO5ECPOZU4VJ0RMRESHP3HKFSEKI5P

Estive a ver esta nova câmara, mas parece que o ccd é exactamente o mesmo da anterior. Aliás, houve já quem experimentasse o novo firmware na antiga e com bons resultados!


Olá Miguel Lopes

E é mesmo, porém em relação a atualização do firmware na Toucam 840  eu ainda fico em dúvida se vale a pena em relação as vantagens. Eu não entendi bem mas aparentemente permitiria o controle do contraste e aumentaria a resolução para 1280 x 960 (não sei se vale em exposição...). Estarei errado? Em um dos sites que li não ficou claro. Possui alguma info?

Grande abraco.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Vitor AD »
Vitor
http://vitord70.multiply.com
Dob 270 mm F/5
Orion Astroview 150 mm F/5 Newt
EQ3 convertida para guiagem
Refrator Jaegers 80 mm F/4.88  (homemade)
SPC900NC SC-1.5 + Meade LPI
Tasco: Bino 50x10 + Refrator 60mm F/13.33

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 15, 2006, 01:54:52 am »
Citação de: "Vitor AD"
Olá Miguel Lopes

E é mesmo, porém em relação a atualização do firmware na Toucam 840  eu ainda fico em dúvida se vale a pena em relação as vantagens. Eu não entendi bem mas aparentemente permitiria o controle do contraste e aumentaria a resolução para 1280 x 960 (não sei se vale em exposição...). Estarei errado? Em um dos sites que li não ficou claro. Possui alguma info?

Grande abraco.

A resolução 1280x960 é interpolada, portanto é como se não existisse. É preferível trabalhar na resolução real e se realmente quisermos uma imagem maior, faz-se uma na stack de frames do registax. O resto não sei, não testei.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 15, 2006, 01:54:52 am »