Autor Tópico: Pólo Magnético  (Lida 925 vezes)

Offline xumaxer

• Astro-Avançado
    • Ver Perfil
Pólo Magnético
« em: Dezembro 07, 2006, 10:44:02 pm »
Pergunta de algibeira:

para onde aponta a agulha de uma bússola, no pólo norte magnético?
Será que anda à roda, ou de um lado para o outro?

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 07, 2006, 11:52:17 pm »
Fica quieta  :wink:
Já agora é uma boa questão: o pólo norte magnético não é pontual, imagino. Qual é o seu diâmetro à superfície? E não sendo pontual, quais os factores que determinam o diâmetro?
Se o campo magnético é gerado pelo núcleo ferroso em rotação, imagino que até a influência gravítica da lua interfira.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

• Moderador Global
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 08, 2006, 09:39:46 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Fica quieta  :wink:
Já agora é uma boa questão: o pólo norte magnético não é pontual, imagino. Qual é o seu diâmetro à superfície? E não sendo pontual, quais os factores que determinam o diâmetro?
Se o campo magnético é gerado pelo núcleo ferroso em rotação, imagino que até a influência gravítica da lua interfira.

Não sei responder a tudo, mas a parte do "diâmetro" é que acho que não deve ser bem assim.. Acho que só fará sentido falar em diâmetro se se atribuir um valor mínimo abaixo do qual atribuamos um valor "nulo" ao dito campo. Ou seja, apartir de quando um dado instrumento deixa de ser sensível a ele.
Já agora, uma bússola "mede" (ou pronto, indica) a direcção local do campo, projectada no plano de rotação da agulha. Portanto, se a agulha da bússola fosse muito sensível, ficaria na vertical junto ao pólo :) Ela diria ainda, no pólo Norte, que o "Norte" ficava debaixo de nós :)

De qualquer maneira, e voltando ao caso da agulha paralela ao chão, o mais provável é o campo não se portar tão bem como uma """superfície""" perfeita e talvez possa ser visto mais como um queijo suíço no estado líquido (viscoso). Ou seja, há flutuações ligeiras no campo, de certeza, e que num sítio em que o valor ande perto de 0 poderá ter essas variações mais notórias.

Em relação à "gravidade" da Lua influenciar.. não faço ideia. Em relação ao Campo Magnético da Lua influenciar, ai isso com certeza que sim, mas não sei se será notório à superfície da Terra.

Uma coisa que influencia e de que maneira, é o Sol! Que nos bombardeia com o Vento Solar. Talvez uma boa analogia para como será a variação da forma de uma coisa qualquer relacionada com o campo magnético seja olhar para uma aurora boreal.. :)
Se a bússola por realmente sensível, é bem provável que também se ponha maluca.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 08, 2006, 12:09:18 pm »
Citação de: "Fil"
Já agora, uma bússola "mede" (ou pronto, indica) a direcção local do campo, projectada no plano de rotação da agulha. Portanto, se a agulha da bússola fosse muito sensível, ficaria na vertical junto ao pólo :) Ela diria ainda, no pólo Norte, que o "Norte" ficava debaixo de nós :)

Exactamente por isso é que disse que a bússula fica quieta.

Imagino que o campo magnético da terra tenha a forma de um donut, com um certo diâmetro do "buraco" central do donut à superfície dos pólos. Esta é a forma sem interferências exteriores. Depois temos que adicionar as exteriores, como o vento solar que achata o campo do lado virado para o sol e nos pólos e estica do outo lado. Acho que a lua não tem campo magnético, pois não tem centro líquido ferroso, mas posso estar enganado  :?:
A gravidade da lua não influencia directamente, mas sim faz variar a distribuição da densidade do centro da terra. Provavelmente é desprezável, senão tínhamos flutuações do pólo magnético assinaláveis com períodos de 24h.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Anonymous

• Visitante
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 08, 2006, 09:33:23 pm »
E outra pergunta relacionada:

E se estivesse do lado oposto?

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »