Autor Tópico: Marte, um mundo aquoso que secou...  (Lida 2144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Marte, um mundo aquoso que secou...
« em: Maio 16, 2006, 09:50:31 pm »


O último dos planetas internos, o 1º depois da Terra, foi um planeta mt diferente há 4500 milhões de anos. Com uma atmosfera mais densa, os processos da sua formação libertaram calor suficiente para fundir o gelo de água da superfície. Pelo grande nº de canais e desfiladeiros observados por sondas espaciais e pela análise de meteoritos marcianos, noutras épocas havia água em abundância na sua superfície Actualmente, apenas a atmosfera e os circulos polares ainda contêm água.
Marte é tb um lugar mt ventoso. Apesar da sua baixa densidade, os ventos são capazes de arrastar particulas de poeira do mm tamanho q as particulas levantadas pelos ventos de apenas 30 km/h na terra. Estes ventos por vezes  provocam tempestades de areia gigantescas, perfeitamente observáveis em pequenos telescópios, aparentando nuvens amareladas q rapidamente desaparecem. Noutras ocasiões, qd Marte se encontra no ponto mais próximo do Sol (periélio), as tempestades adquirem proporções globais q envolvem todo o planeta durante meses.
Este planeta apresenta vários acidentes geográficos espetaculares onde se destaca o Olympus Mons, talvez o maior vulcão do Sistema Solar. Encontra-se 25 km acima das planícies circundantes no hemisfério ocidental e cobre uma àrea de cerca de 550 km...
Marte é hoje um planeta na mira dos principais projectos das agências espaciais por ser um planeta mt parecido com o nosso, por um dia se julgar q era habitado e actualmente pela "febre" de se encontrar água em estado liquido.

Características:


Origem do nome: nome grego Ares), deus da guerra: a sua cor vermelha sugere a associação com sangue e com o deus da guerra.
Diâmetro: 6.794 Km
Massa: 0,11 massas terrestres
Período de rotação: 1,03 dias terrestres
Obliquidade do equador: 25,2 graus
Velocidade média orbital: 24,1 Km/s
Distância média do Sol: 228 milhões de Kms
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 19, 2006, 12:27:24 am »
Olá,

Alguém tem observado Marte ultimamente?


Adão
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 19, 2006, 12:27:24 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 19, 2006, 09:25:24 am »
Duvido :)
a meio de Junho, houve aquela conjunção entre Marte, Saturno e a M44.. E isso foi já muito perto do horizonte, muito ao início da noite, e do lado Poente! Portanto, por estas alturas, qualquer destes 3 senhores já deve estar debaixo de terra durante a noite..

No entanto, às vezes há quem tente ver estrelas e planetas durante o dia! é mais complicado porque não há nenhum ponto de referência no céu, e o céu não pode estar mais brilhante que o planeta, mas consegue-se.. Teria que ser mesmo de manhãzinha muito cedo.. Mas o problema é que o Sol ainda se levanta primeiro que Marte.. Daqui a mais uns 4 ou 5 meses ele já nasce antes do Sol, e já nos podemos levantar mais cedo para o ver :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 19, 2006, 03:38:59 pm »
Olá Fil,

Aqui no Brasil estamos numa época muito boa para observações. É inverno e os entardeceres têm sido belíssimos. Ontem Marte ainda estava a 25 graus acima do horizonte, meia hora após o por do sol e, apesar de ter apenas 3,8" de diâmetro aparente, consegui ver a calota polar e a faixa escura que a delimita. Usei um C8 e aumento de 500X.  Estou próximo de completar um ano acompanhando Marte.

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 19, 2006, 05:12:31 pm »
Boa! 8)
Eu devo confessar que é raro eu olhar para o céu antes das 21:30 :oops: (hora local) mas isso tem a ver com o jantar e outras restrições.. O estar no Hemisfério Sul, em princípio, não afecta muito a visão de Marte, já que ele está perto do equador celeste (aí só uns +10 graus em declinação) portanto eu é que realmente já não o tenho visto porque chego atrasado ;)

O link para a página de uma pessoa que eu referi que tirava fotografia de estrelas e planetas durante "o dia", se não me engano, é http://cyberplocos.multiply.com/photos/album/2 (Fábio Carvalho, também aí no Brasil!)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 19, 2006, 05:12:31 pm »