Autor Tópico: Astronomia nas escolas  (Lida 1128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astronomia nas escolas
« em: Novembro 30, 2006, 01:46:46 pm »
Esta informação já saiu há 2 semanas mas mm assim achei por bem colocá-la aqui:

"Para construir uma estrada daqui à Lua são necessárias 30 terras e se uma pessoa quisesse ir à Lua a correr, demoraria 30 anos para lá chegar". As palavras tiveram como destino uma plateia com 60 crianças do Colégio de Albergaria, alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo. Foram proferidas, ontem, pelo astrónomo José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), durante uma sessão do programa "Oficina de Astronomia".

O Sol, a Lua, Mercúrio, Vénus, Terra, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno foram os temas centrais desta sessão, que decorreu de uma forma lúdica e educativa. As crianças ficaram a saber que a Lua se encontra a 380 mil quilómetros da Terra, que Saturno é o planeta dos anéis e a temperatura dos planetas, entre outras curiosidades.

A tradicional lenda da Lua encantou a pequenada "Era uma vez um homem que se encontrava a cortar silvas no campo, ao domingo, na hora da missa. Foi apanhado por Deus e, como castigo, foi enviado para a Lua onde permanece até hoje", contou José Matos.

O projecto nasceu da candidatura ao Programa Ciência Viva, em Novembro do ano passado. "Na teoria, o programa deveria ter a duração de dois anos mas, devido a inúmeros atrasos, só conseguimos desenvolver o projecto ao longo do ano lectivo 2006/7 ", lamentou o astrónomo. A iniciativa contempla 500 crianças e prevê o apetrechamento das 26 escolas do primeiro ciclo com um kit de material didáctico. A divulgação e realização da actividade, desenvolvida por José Matos, encontra-se a cargo da Câmara. "É a única autarquia no distrito de Aveiro com este projecto e estamos no bom caminho para a inovação", realçou o astrónomo. O principal objectivo do projecto é sensibilizar e motivar as crianças para o estudo da Astronomia.

Material didáctico

Até ao Verão, será oferecido mais material proveniente do Programa Ciência Viva, pelo que durante os três períodos escolares serão abordados temas diferentes com material diverso. "Contamos receber uma mini-estação meteorológica, bem como um telescópio para observar o Sol". Outra das vantagens deste projecto é o facto das 26 escolas ficarem equipadas com material de astronomia. "Após a actividade terminar, as escolas ficam com os equipamentos, pelo que se traduz num apoio para o futuro", sublinhou José Matos.

Fonte: Jornal de Noticias
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Astronomia nas escolas
« em: Novembro 30, 2006, 01:46:46 pm »