Autor Tópico: Informações sobre confecção de lentes  (Lida 1602 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline chico

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Informações sobre confecção de lentes
« em: Fevereiro 16, 2008, 02:31:44 pm »
Construí um laboratótio optico completo para fabricação de telescópio refletores ou refratores ou seja, máquinas e ferramentas para fabricação de espelhos e lentes de diversificado tipo de instrumento de pesquisas astronómicas e ja estou tentando confeccionar lentes.

No entanto, apesar de ter conhecimento teórico de como produzir uma lente, na prática não estou sendo tão bem sucedido assim.

Minhas máquinas são simples, mas tenho certeza que poderão executar a confeccção com bom desempenho, pois muitas óticas ainda utilizam menanismo bem mais simples que os meus e fabricam lentes com notória qualidade.

O sistema é composto de uma mesa atravessada por um eixo giratório (500 rpm) de baixo para cima onde os moldes das lentes são fixados e um braço móvel que executa um movimento de vai e vem para fazer mover um disco de vidro preso a um pino levado por este braço sobre o molde.

Tenho também outras máquinas do mesmo formato que se diferem das primeira somente pelas velocidades do eixo central ( 1  1/2 rpm para mais)e do movimento do braço (9 rpm para mais) que serão utilizadas para fabricação de espelhos para telescópios

Ja consegui finalizar algumas lentes simples (plano-convexa) com relativa qualidade, mas longe da qualidade realmente necessária para a objetiva de um bom refrator ou qualquer outro instrumento de precisão.

Estou a procura de ajuda para entender de forma simples e clara o processo (passo a passo) da fabricação de lentes.

Por favor, preciso que alguém me indique esse processo e também algum link que possa me trazer melhores informações.

Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: Informações sobre confecção de lentes
« Responder #1 em: Abril 12, 2008, 08:40:34 pm »
para quem enteresa a um livro que pode ser descargado em pdf de  jean texereau  "la construction du telescope d amateur "
a construçao  do telescopio amadore.tem muinta dicas sobre confeçoaes de lentes e espelhos primarios  ext....
autro livro e o de karine et jean-marc lecleire "realisez votre telescope" realise o seu telescopio,que tanto e par astronomes amadore como comfirmados eu da mina parte acho que e uma bibla sobre o thema
comprei eses dois livros na "astrotelescope "ir ver o site.
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Informações sobre confecção de lentes
« Responder #1 em: Abril 12, 2008, 08:40:34 pm »

Anonymous

  • Visitante
Re: Informações sobre confecção de lentes
« Responder #2 em: Abril 12, 2008, 08:44:16 pm »
ps chico se por aventuras vistes estas linas gosteria de ter informaçao sobre o abrasivos que tu utilisas e onde os compras
muinto obrigado carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Informações sobre confecção de lentes
« Responder #2 em: Abril 12, 2008, 08:44:16 pm »