Autor Tópico: Nave não tripulada da Nasa bate em satélite.  (Lida 1827 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Nave não tripulada da Nasa bate em satélite.
« em: Maio 16, 2006, 12:01:59 pm »
Uma nave da Nasa que devia se acoplar a um satélite fora de uso se chocou contra seu objetivo devido a um problema de navegação, revelou hoje a agência espacial americana.

O comunicado da Nasa explica que a sua nave Dart (sigla de Demonstração de Tecnologia de Encontro Autônomo) não completou a missão e bateu no satélite em 15 de abril de 2005.

A nave estava executando todas as tarefas até o ponto em que o pessoal de controle na Terra detectou "anomalias em seu sistema de navegação", disse a Nasa.

Durante as operações de aproximação a nave começou a utilizar mais combustível que o previsto. Aproximadamente 11 horas após o início da missão, ela esgotou o combustível e começou uma série de manobras para se afastar. Mas "tocou no satélite e o levou a uma órbita cerca de dois quilômetros mais alta".

"A percepção imprecisa da distância e da velocidade impediu a Dart de uma ação efetiva para impedir a colisão", afirmou a Nasa num resumo da investigação sobre o incidente.

O satélite de 800 quilos não foi danificado. Assim, como a Dart, ele está numa órbita baixa, que não representa perigo para outras naves, garantiu a Nasa.

Um dos objetivos da Dart era testar a possibilidade de naves robóticas para executar tarefas que hoje dependem de astronautas.

Fonte: Agência EFE in Noticias Yahoo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 17, 2006, 01:23:06 am »
Uma nave da Nasa, a agência aeroespacial americana, projetada para se acoplar a um satélite se chocou com a sonda na órbita da Terra, revela a conclusão de uma investigação divulgada hoje. Os investigadores atribuíram a colisão a uma informação incorreta de navegação que fez com que os sistemas interpretassem que a nave espacial DART estaria se distanciando de seu objetivo quando, na realidade, caía sobre o satélite.

"A percepção incorreta de sua distância e de sua velocidade impediu que a DART desempenhasse ações efetivas para evitar a colisão", dizia o informe. Esperava-se que a nave espacial de 360 quilos se encontrasse com um satélite antigo do Pentágono durante um período de 24 horas no ano passado.

A nave localizou com êxito o satélite a 759 quilômetros da superfície da Terra e chegou a aproximadamente 90 metros de distância do objeto. Os problemas começaram quando a DART tentou circundar o satélite. Os investigadores concluíram que a espaçonave gastou combustível demais para chegar ao satélite, problema causado pelos dados erroneamente digitados. Ao determinar que não tinha combustível suficiente para concluir sua tarefa, a DART deu por encerrada sua missão 11 horas depois de tê-la começado.

Fonte: Agência Estado in Noticias Yahoo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 17, 2006, 01:23:06 am »