Autor Tópico: Estará a Lua ainda viva?  (Lida 1962 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Estará a Lua ainda viva?
« em: Novembro 13, 2006, 03:27:54 pm »
Na revista Nature publicada hoje, uma equipa de cientistas coordenada pelo Prof. Peter Schultz da Universidade de Brown anunciou evidências de actividade geológica recente na Lua. Embora o vulcanismo lunar seja suposto estar extinto há milhares de milhões de anos, existe pelo menos um local na Lua onde as erupções poderão ter ocorrido até mais recentemente e poderão mesmo ainda estar a ocorrer.(Schultz, Staid and Pieters, Nature, 444, 184).

O local é uma estrutura geológica estranha chamada Ina que fica situada no Lacus Felicitatis, um lago antigo de lava endurecida nas coordenadas lunares19o N, 5o E. "Ina foi notada pela primeira vez pelos astrónomos das missões Apollo," diz Schultz. Nas fotografias, "parece uma estrutura com a forma da letra "D" com cerca de dois quilómetros de diâmetro."


Ina em cores falsas. A azul estão marcadas os basaltos ricos em titânio, enquanto a verde claro estão as regiões que estão praticamente inalteradas por colisões.
Crédito: NASA


Existem três aspectos de Ina que apontam para uma actividade recente:

1º - Ina tem bordos extremamente bem definidos. Segundo Schultz, "uma coisa tão bem definida não duraria tanto tempo. Seria destruida em cerca de 50 milhões de anos". A destruição dos bordos definidos da cratera lunares é o bombardeamento constante da superfície por meteoritos.

2º - Ina quase não tem crateras. Enquanto pequenos meteoróides vão cravejando a superfície lunar ocorrem ocasionalmente meteoritos maiores que formam crateras. Quanto mais antiga for maior será o número de crateras numa dada região. "Ina é quase desprovida de crateras," nota Schultz. "Apenas encontramos duas crateras de impacto superiores a 30 metros no chão da estrutura".

3º - Ina é brilhante possui cores estranhas. As rochas e poeiras da superfície da Lua ficam cada vez mais escuras à medida que o tempo passa. O agentes responsáveis pelo obscurecimento são uma chuva contínua de raios cósmicos, a radiação solar e os meteoróides que atingem a Lua. Ina não regista este obscurecimento apresentando o brilho típico de uma cratera de impacto jovem. No entanto, é practicamente certo que Ina não é uma cratera de impacto.

Parecem haver novos motivos para continuar a observar a Lua. Schultz acredita que poderá ainda haver emissões de gases interessantes (água e dióxido de carbono) nesta estrutura e em quatro outras estruturas semelhantes.

"A Lua poderá afinal não estar morta", afirma Schultz.

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 13, 2006, 06:07:32 pm »
Até era bom termos actividade vulcanica na lua!!Existia mais probabilidade de colonização e tudo mas 1º tinha que saber certas coisas:

Confirmar a actividade vulcânica

Saber que materiais expele

Saber se expele com frequencia

e muitas outras coisas claro!!


Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 13, 2006, 06:07:32 pm »

Offline galatico

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Estará a Lua ainda viva?
« Responder #2 em: Março 07, 2010, 04:20:33 pm »
E u gostaria de saber sobre OS MOVIMENTOS TRANSITóRIOS DA LUA , alguem do forum já os observou?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
GALATICO


OBSERVE AS ESTRELAS, E APRENDA COM ELAS.
                                              (Albert Einstein)

Re: Estará a Lua ainda viva?
« Responder #2 em: Março 07, 2010, 04:20:33 pm »