Autor Tópico: ESA lança com sucesso o seu 1º satélite de órbita polar  (Lida 1146 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
ESA lança com sucesso o seu 1º satélite de órbita polar
« em: Outubro 19, 2006, 08:19:15 pm »
A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou hoje com sucesso o primeiro satélite europeu de órbita polar, o MetOp-A, após cinco tentativas fracassadas desde meados de Julho.

A ESA informou hoje no seu centro de controle de operações em Darmstadt (Oeste da Alemanha) que o lançamento ocorreu esta tarde com um foguete Soyuz/ST da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Estes novos satélites foram criados conjuntamente pela ESA e pela Organização Europeia para o Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat), apesar de esta última se encarregar da sua gestão e manutenção somente quando chegar a sua órbita de trabalho.

Na Terça-feira passada, a ESA interrompeu o lançamento do MetOp-A, que foi fabricado pelo consórcio EADS Astrium e tem uma vida útil de cinco anos, devido a algumas falhas no foguete Soyuz-2.

Na Quarta-feira, a decolagem foi adiada devido às condições meteorológicas desfavoráveis.

Em Julho, a ESA já tinha adiado em quatro ocasiões o lançamento do MetOp-A por irregularidades no foguete lançador. Na época, a empresa adiou a operação para Outubro. Os problemas com o foguete foram os causadores dos sucessivos atrasos no lançamento do satélite. O lançador Soyuz-2 é uma versão modernizada dos foguetes Soyuz e a sua última etapa é composta pelo bloco de aceleração Fregat, que levará o satélite da órbita de apoio para a operacional, a polar.

O MetOp-A é o primeiro aparelho da nova geração de satélites meteorológicos europeus, que darão voltas na Terra de uma órbita polar a uma distância de 837 quilómetros.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

ESA lança com sucesso o seu 1º satélite de órbita polar
« em: Outubro 19, 2006, 08:19:15 pm »