Autor Tópico: O Fim do Universo  (Lida 16462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Julho 19, 2006, 05:39:48 pm »
A ideia...se considerarmos que o Universo nasceu da "ideia" de alguém ou alguma coisa, teremos que considerar que esse alguém ou alguma coisa também foi criado anteriormente por algo

Logo é um ciclo sem fim...tal e qual como a questão da galinha e do ovo...quem é que nasceu primeiro ?  :wink:  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 19, 2006, 05:42:15 pm »
LOL bem visto. Mas há grande possibilidade de ser mesmo assim. E se futuramente nós deixarmos de existir para existir outro universo....vamos parar ao mesmo...nunca ninguém irá saber o que havia antes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 19, 2006, 05:42:15 pm »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 19, 2006, 05:44:57 pm »
Curiosamente saiu um artigo na Science et Vie sobre se o nosso universo seria o reflexo de outro que já tivesse existido...mais uma teoria interessante  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Julho 19, 2006, 05:55:45 pm »
não me dás descanso....lol isso vai parar à teoria do espelho basicamente. e quem nos diz que os universos não são como as próprias estrelas, que depois de morrerem se continuam a ver.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #19 em: Maio 22, 2007, 04:43:33 pm »
Achei isto, que parece ser interessante para reavivar a discussão:
http://www.astro.ucla.edu/~wright/cosmo ... q.html#XIN
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline NMS

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #20 em: Maio 23, 2007, 10:05:58 am »
Cerca de um ano atrás tive de fazer um trabalho sobre universos paralelos, não muito extenso... A minha opinião sobre este assunto mudou nessa altura. Actualmente sou dos adeptos da teoria "Ekpyrotic" (epirótica, se é que existe tradução  :? ). Segundo esta teoria, existem diversos Universos lado a lado como se vê na animação:



Estes universos são as chamadas membranas que viajam ao longo do espaço. Uma membrana pode "colidir" com outra membrana, esta "colisão" originará perturbações, que por sua vez originarão estructuras. No caso do nosso Universo, esta colisão denominou-se de Big Bang.
Este teoria foi inspirada na teoria M ( M de membrana).

Sugestão de leitura: Mundos Paralelos de Michio Kaku

Saudações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Flávio Silva

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #21 em: Junho 12, 2007, 07:35:05 pm »
Olá a todos sou novo aqui,
Também interesso.me no inicio do universo, tenho uma teoria.
Se tudo anda em volta de tudo, então porque é que o universo, todas as galáxias não orbitam algo?
A Lua anda em redor da terra, a terra anda em redor do Sol, o Sistema Solar mais outras Estrelas andam em conjunto a volta do núcleo galáctico, e os enxames galácticos andam em redor de si. E esses enxames de galáxias não poderiam orbitar algo?

Flávio Silva.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #22 em: Agosto 18, 2007, 11:09:03 am »
Bm para mim o que há para lá da fronteira do nosso Universo é outros seres, pois era ser muito egoísta dizer-mos que éramos os únicos seres vivos do espaço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #23 em: Agosto 19, 2007, 08:49:17 pm »
Citação de: "Tiago Dias"
Bm para mim o que há para lá da fronteira do nosso Universo é outros seres, pois era ser muito egoísta dizer-mos que éramos os únicos seres vivos do espaço.

Com esta, agora deixaste-me meio confuso. O que há para lá da fronteira do nosso Universo é outros seres? Como assim? Sinceramente não percebi.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #24 em: Agosto 19, 2007, 08:52:25 pm »
:D  Tipo, quis dizer que para lá da nossa fronteira acredite que acha vida em outros planetas que nos são completamente desconhecidos.

Abraço amigo ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #25 em: Agosto 19, 2007, 09:23:21 pm »
Citação de: "Tiago Dias"
:D  Tipo, quis dizer que para lá da nossa fronteira acredite que acha vida em outros planetas que nos são completamente desconhecidos.

Abraço amigo ;-)

Mas para isso não precisas de "ir" para além da fronteira do universo... basta passares a fronteira do nosso Sistema Solar ... não estarás a fazer aqui alguma confusão?  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #26 em: Agosto 19, 2007, 11:17:37 pm »
Tens razão, quis dizer para lá da fronteira do nosso Sistema Solar.
Às vezes fico confuso. ;-)
Peço-te desculpas pela trapalhada. :-(

Abraço amigo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline mafioso

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • autêntico noob...
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #27 em: Janeiro 16, 2010, 12:51:13 pm »
costumo acompanhar o programa "O Universo" do canal História, que dá uma ou duas vezes por semana senão me engano...falam com varios cientistas, e houve um episódio que foi sobre o fim do universo. pois bem, falaram de grande parte das teorias que vocês falaram aqui, mas houve duas que destacaram mais: a teoria do Big Crunsh (tudo se volta a comprimir até ao ponto inicial) e a segunda ( e esta sim a teoria mais aceite entre a comunidade cientifica) a teoria do infinito e do caos, que afirma o seguinte:

. se a "vida" do universo se comparasse á vida do ser humano estaria na sua infância
. o ritmo de crescimento do Universo tem sido mais acelerado do que os cientistas suponham ser, algo que não conseguem explicar
. o crescimento do Universo tenderá para o infinito, altura em que os corpos celestes estarão tão afastados uns dos outros que ao olharmos para o ceu veremos apenas um vazio, sem nenhum ponto luminoso
. no infinito e com os corpos muito afastados uns dos outros, as estrelas acabarão por morrer, darão lugar sucessivamente a anãs vermelhas e depois a anãs brancas, numa era em que os buracos negros dominarão o Universo
. se a espécie humana sobreviver até essa altura, será uma época de caos e de trevas em que vamos colonizar um planeta muito próximo de uma anã vermelha e mais tarde anã branca para retirar a energia que precisamos...depois disso não se saberá o que acontece ao universo, mas o cenário é claramente de uma imensa escuridão


foi  a teoria mais consensual entre os cientistas, mas não deixa de ser isso, uma teoria :)

cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #28 em: Janeiro 16, 2010, 02:31:05 pm »
mafioso, as teorias do big crunch, expansão infinita ou até do equilíbrio estático são conhecidas há quase 100 anos. Ainda ninguém conseguiu definir os parâmetros de constante de expansão, repulsão a longa distância (se é que existe), fronteiras do universo, etc.
De momento são todas válidas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline mafioso

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • autêntico noob...
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #29 em: Janeiro 16, 2010, 03:03:38 pm »
só quis dar o meu testemunho no forum do que tinha visto, como muitos o fizeram...já agora tu estudas ou trabalhas em algo relacionado com ciências ou astronomiia?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O Fim do Universo
« Responder #29 em: Janeiro 16, 2010, 03:03:38 pm »