Autor Tópico: O Fim do Universo  (Lida 16445 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #45 em: Junho 03, 2010, 11:40:41 am »
Primeiro o big crunch não é a expansão, mas sim a contracção posterior à expansão. E não é certo que venha a acontecer.

Em relação ao balão, eu nem gosto muito de discutir essas teorias porque elas provavelmente nunca serão comprováveis. Provavelmente nunca será possível "ir" para a sala "fora" do balão para ver o balão de fora, porque a nossa própria existência só faz sentido dentro do balão.
Se existir algo, o mais provável é que as leis da física sejam diferentes aí. Basta alterar ligeiramente uma constante cosmológica qualquer, como a carga do electrão para que a vida não seja possivel. Ou mesmo a formação das estrelas e matéria. Portanto se pudéssemos conceber uma nave que viajasse para fora do balão, ela era provavelmente desintegrada mal saísse.

Em relação à expansão do universo, o universo é que criou o seu espaço pela distenção de 3 dimensões espaciais. Portanto antes do big bang simplesmente não havia lá espaço. E a cada segundo o universo é maior, mas porque as dimensões se esticam cada vez mais.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #46 em: Junho 03, 2010, 11:57:15 am »
sim tens razao... big crunch é contracçao. Neste caso a expansao como referi seria o "bigrip" que por sua vez originaria o bigfreeze ( assim que ta certo, erro meu).

Pois é verdade que nao podemos falar do desconhecido, mas por mais teorias que possam existir , sao mesmo so teorias/ficçao. tudo isto é tao complexo que duvido k alguma ve seja possivel desvendar o que havia antes do bigbang e nao acredito tb que seja possivel desvendar o proprio bigbang.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Re: O Fim do Universo
« Responder #46 em: Junho 03, 2010, 11:57:15 am »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #47 em: Junho 04, 2010, 09:16:52 am »
Imaginemos que o nosso universo está na superficie interna de um balão... Imaginem que se dá o que designamos de Big Bang, e tudo se começa a afastar (permanecendo sempre na superfície)... Tudo vai acabar mais cedo ou mais tarde por se reencontrar, originando um novo choque de partículas, criando uma nova explosão de energia, e volta a afastar-se...
Isso se considerarmos que tudo acontece nesse plano esférico...
Mas também sou da opinião, que por muito que a humanidade consiga sobreviver, isto é dos mistérios que nunca iremos solucionar...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #48 em: Junho 04, 2010, 10:44:22 am »
Eu, sinceramente nunca consegui entender essa explicação do "balão".
Talvez o meu cérebro não tenha essa percepção, mas eu não consigo chegar a essa visão do universo na superfície de uma forma balonesca.
A minha visão do universo é algo intemporal, sem fim, perpétuo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #49 em: Junho 04, 2010, 11:19:00 am »
jaclerigo, tratando-se do universo e suas origens, creio que qualquer teoria que possa ser apresentada acerca das suas origens e funcionamento, é sempre muito complexa, e nunca a chegamos a compreender completamente... :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ec03210

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #50 em: Julho 10, 2010, 10:26:58 pm »
Olá,

Se me permitem dar uma ajudinha... Acho que estão a fazer uma grande confusão com os balões. A analogia ao balão só serve para "dar uma ideia" de uma coisa: a expansão do Universo devido à criação de espaço. Peguem num balão vazio e com um marcador marquem 2 pontos. Meçam essa distância. Bufem e meçam novamente. A distancia dos dois pontos aumentou.
Outra analogia, a meu ver bem mais conseguida, é a do bolo (com fermento). Façam um bolo (do sabor que quiserem desde que tenha fermento  :geek: ) numa forma e no topo ponham por ex. dois botões espaçados e meçam essa distância (d). Levem ao forno durante uma hora. Tiram o bolo e meçam a nova distancia que vai ser maior (nao sejam forretas com o fermento pf). A nova distancia dos botões vai ser d+vt onde t=1hora e v é a velocidade de expansão dos botões. Esta velocidade é análoga à conhecida velocidade de recessão Vrec=H.d onde H é a constante de Hubble.
Estas analogias servem apenas para dar uma ideia de como se cria espaço no Universo. Nada mais. Foge um pouco aos parâmetros da nossa"realidade", mas é uma propriedade do Universo. Paciência. Também se vivessemos num mundo microscópico (leia-se na escala de Planck) seria muito difícil jogar ao apanha com alguém: mal eu começasse a correr atrás de uma pessoa (por ex o JDias), essa pessoa estaria em infinitos sítios. A Quântica, mesmo que muito esquisita aos nossos olhos, funciona mesmo muito bem.
Em relação às fronteiras do Universo, bem, não faz muito sentido falar nestes termos. O Universo é tudo e não faz sentido falar em paredes e fronteiras do universo que o separem de outra coisa. Pela melhor teoria o espaço criou-se com o Big Bang.
Também reparei que há aqui defensores de teorias como universos paralelos e outras. Eu também gostei muito do Odisseia no Espaço 2001. Mas quer dizer, estas teorias não existem só porque se quer ou porque é "cool & nice".
A teoria do Big Bang certamente vai ser ultrapassada, à boa maneira de Popper, mas até lá é a melhor que temos, com ou sem Big Crush. A verdade é que do que se fala é que não vai haver Crush nenhum, por muito que se queria. Verdade seja dita, eu a querer quereria uma coisa bem melhor: um bom prato de carne à alentejana de porco preto  :lol:

Espero ter ajudado sinceramente :)
Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O Fim do Universo
« Responder #50 em: Julho 10, 2010, 10:26:58 pm »