Autor Tópico: Observação da chuva de estrelas LEONIDAS  (Lida 3488 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Observação da chuva de estrelas LEONIDAS
« em: Outubro 08, 2006, 03:08:44 pm »
Tudo bem pessoal?
Espero que sim.

È o seguinte: como é de conhecimento geral, (Astronómico claro) dia 18 de Novembro ocorre a chuva de estrelas Leonidas. Não temos a Lua a iluminar o céu e por isso pode prometer um bom espectáculo. Claro que o essencial é termos nessa dita noite um céu bem limpinho. Também temos outra coisa a favor: é ser fim-de-semana (sábado para Domingo). Calha tudo bem, vamos lá ver como as condições atmosféricas colaboram.

Então aqui para os meus lados (Mira de Aire) já tenho um pequeno grupo de familiares, amigos e curiosos que (se não faltarem) querem ir observar este evento.
O caso é o seguinte: eu de certeza que vou, a não ser que algo de azar me impeça, tal como más condições atmosféricas. Até que se falhar a chuvada de Meteoros, com o céu sem Lua há muito para ser observado.
Então venho aqui convidar o pessoal que estiver interessado, que possa, que tenha vagar e disposição, etc. Se quiser aparecer por cá podíamos fazer uma coisita engraçada.
Também podíamo-nos juntar um pouco mais cedo e fazer um jantar convívio e depois íamos para o local de observação.
Que dizem?
Bom, isto é uma ideia, tudo se pode fazer, também espero as vossas opiniões e ideias.

Sem mais por agora, cumprimentos.

António Lopes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 18, 2006, 12:36:54 am »
Olá pessoal. :D
Será que está alguém ai desse lado? :?
Até seria bom que pelo menos me mandassem dar uma volta, mas é igual. :idea:
Realmente cada vez entendo mais de "Astronomia"! :shock:
Mas nada acontece por acaso e enquanto se vive aprende-se.
 :D De qualquer forma, resta-me agradecer aos 60 leitores deste tópico, pena é que não tenham comentado nada, pelo menos para saber que estavam por ai. :D
Ah, talvez um dia quando eu comprar um carro novo, já consiga mais atenção, mas por agora tenho de ter paciência. :D
Realmente é pena, porque pensava que eram só os outros. É que quando entrei nesta coisa de Astronomia comecei a ouvir umas coisas menos bonitas de quem "faz" a Astronomia em Portugal, mas diziam que era só os outros, facto que tenho durante os ultimos tempos verivificado quem são esses outros. :wink:
Sei que a alguns isto vai cair um bocado mal, não vão gostar, mas as provas estão lamentavelmente à vista.
Boas observações das Leonidas.

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 18, 2006, 12:36:54 am »

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 18, 2006, 12:48:36 am »
Eu nem sabia que este tópico existia!!Para a proxima rembrebra várias vezes fazndo posts!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 18, 2006, 12:52:37 am »
Olá António.

A "discussão" sobre as Leónidas está a ser feita aqui

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=547

Compreendo a "decepção", mas já estávamos a tentar combinar uma observação. Como o tempo não está a ajudar...
Eu por mim, mandava passear mas era as nuvens  :twisted:  mas elas não me ligam....

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 18, 2006, 03:59:48 am »
O xumaxer frisou um ponto importante. De facto, sinceramente não me lembro de teres criado este tópico :)
Depois, como foi criado outro p este evento, este acabou por passar ao lado... Até pq o teu foi criado com bastante antecedência (necessária qd se trata de combinar um encontro/jantar) e certamente mt pessoal não postou por ser ainda cedo.
Eu confesso q a mim não tinha interesse, não só por ser longe por tb ser-me praticamente impossivel uma vez q vou ter concerto nestas 2 noites de fim de semana (1 foi hoje).
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 29, 2006, 02:24:38 am »
Olá a todos.
Então aqui vai um resumo das Leonidas.
Para começar o pessoal ganhou medo da chuva e poucos foram os que apareceram, ou será que foi por causa do Benfica? Então começamos por ser 10, pelas 00h e 30m, depois como o espectáculo estava fracote pouco a pouco foram indo, até que restamos 3. Destes 3 só eu sou praticante em Astronomia. Depois o tempo que até se mostrava com boas abertas começou a fechar-se em nevoeiro. Até aqui poucos Meteoros tinham sido observados, ai uns 10, pouco mais. Bom, pelas 02h já não se via nada com tanto nevoeiro. Rumamos direito a Torres-Novas, mas no caminho recebi um telefonema de um colega do Entroncamento que se queixava do nevoeiro. Demos meia volta e fomos em direcção a Fátima. Melhorou um pouco mas não o suficiente, então rumamos em direcção a Leiria. Pelas 03h já estávamos numa serra com boas abertas, e, cada vez abria mais, até que por lá ficamos até cerca das 06h. Tivemos assim bons momentos com o céu todo estrelado e uma boa temperatura.
Quanto às tão famosas Leonidas, só se for mesmo fama, porque me decepcionaram muito. No final foram contabilizadas perto de 30 Meteoros nessas horas todas, alguns poucos realmente espectaculares, de deixarem um rasto de fumo no céu mesmo depois de se apagarem. Alguns também foram observados longe de Leão e que não pareciam estar relacionados com este evento. Os Meteoros na sua maioria manifestavam-se em grupos 3, 4 ou 5 e depois seguia-se uns momentos de autêntico vazio.
Assim poucas fotos tirei, apenas fiz algumas brincadeiras e de Meteoros não consegui registo nenhum, ficam só umas fotos de lembrança desta noite de observação às famosas Leonidas, mas que este ano foram muito, muito fraquitas, pelo menos para nós, talvez os países onde por voltas das 9h do dia 18 era de noite tivessem mais sorte, já que parece que era essa hora o máximo das Leonidas.
Bom resta-nos esperar e ter esperança já no próximo dia 21 pelas Alfa-Monocerotidas que têm o seu pico marcado para as 16h, mas pode ser que depois de escurecer ainda consigamos observar alguma coisa de jeito, restamos esperar que o tempo também colabora.
Bom, “há dias que não se pode sair à rua” e para mim foi assim. Comecei mal, com problemas no PC, até que decidi formata-lo, mas mesmo assim estava teimoso, mas depois lá o convenci a ceder. Depois de tanto trabalho e na 1º- vez que reiniciei o PC, para meu espanto estava na mesma. Estou convencido que é da Placa gráfica ou da memória. Como isso não bastasse o tempo não convidava o pessoal ajuntar-se para a observação, depois o Benfica perdeu 3-1, depois as mudanças de local de observação e depois de tanto “sacrifício” as Leonidas também me decepcionaram. Mas uma boa soneca até ás 14h devolveu-me o entusiasmo.
Por agora é tudo.
Cumprimentos.

Aqui nós os 3 resistentes.


Aqui se moi mirando o ceu. Ao fundo pode-se ver as 3 estrelas bem alinhadas na horizontal do cinturão do caçador Orionte, também conhecidas pelas 3 Marias ou pelos 3 Reis Magos. Na vertical logo abaixo destas 3, podem-se ver outras 3 que marcam a espada do mesmo caçador e é ai que se encontra a famosa Nebuloda-de-Orionte. Entretanto à sua direita podem um V de estrelas que marca parte da Const. Touro, a mais brilhante marca o olho do animal. Á esquerda está a estrela Sirius, a estrela mais brilhante de todo o hemisferio Norte


A Constelação Ursa-maior.


Aqui temos a Constelação do Leão. Aquela estrela maior de cor amarela na cabeça dp Leão não é uma estrela, trata-se de Saturno.


Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Anonymous

  • Visitante
Re: Observação da chuva de estrelas LEONIDAS
« Responder #6 em: Junho 20, 2007, 04:19:20 pm »
Olá António.

Adorei as fotos, isto apesar de não saber nada de astronomia.

Tenho uma pergunta: quais as condições climatéricas necessárias para ver a chuva de perseídas de 12 de Agosto? Já agora, se as condições forem boas é possível observar de qualquer parte, desde que seja um local sem luz artificial?


Espero que me possa ajudar!
Obrigada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Observação da chuva de estrelas LEONIDAS
« Responder #7 em: Junho 20, 2007, 06:13:56 pm »
Tens de ter um ceu desimpedido na periferia do radiante e o mais escuro possivel (sem poluiçao luminosa). Quanto mais escuro for o ceu, mais meteros veras e mais espetacular sera a chuva ;-)

Sentas numa cadeira de papo para o ar a comtemplar ou entao brincas as astrofotos ;-)

Cumps,
P. André - Orion_PKFD
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Observação da chuva de estrelas LEONIDAS
« Responder #7 em: Junho 20, 2007, 06:13:56 pm »