Autor Tópico: Gravidade numa nave espacial  (Lida 3186 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Gravidade numa nave espacial
« em: Outubro 03, 2006, 05:59:30 pm »
Qual a possibilidade de simular gravidade numa nave espacial? Ou por exemplo numa possivel base lunar..

Alguem tem conhecimento de formas de o fazer? Ou teorias para que possa vir a ser feito..  :roll:

Algum dia terá de se ultrapassar essa barreira, dado que longos periodos sem gravidade é bastante prejudicial para o corpo humano.  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 03, 2006, 07:06:39 pm »
A única forma que conheço que resulta para nós, seres não-metálicos :), é de nos submetermos a uma aceleração constante. A forma mais económica de fazer isso no espaço, deve ser através de rotação do "sitio" em que nós estivermos. Por exemplo uma nave espacial em forma de anel a girar. Quem estivesse lá dentro sentir-se ia atraído pela parte de fora do anel. Isto tem várias desvantagens ou diferenças em relação ao que estamos habituados, porque a nave espacial será sempre uma coisa "pequena":
- o "campo gravítico" simulado não é uniforme em altura, ou seja, um chapéu é mais pesado no chão do que na nossa cabeça (isto também acontece na realidade na Terra, só a diferença de distâncias entre as duas posições e o centro da Terra é tão pequena que não se nota)
- se estivermos a correr no mesmo sentido da rotação, ficamos mais pesados, e no sentido oposto mais leves.
- A mais curiosa de todas é que se saltarmos na vertical, a nossa tragectória não é vertical ao chão! (efeito de Curiolis) Ao saltarmos, aproximamo-nos do centro, e temos tendencia para acelerar na rotação, e o contrário quando estivermos a cair. Ou seja, se o chao esta a andar da esquerda para a direita e nós saltarmos "na vertical" para cima, nós enquanto estamos a subir vamos para a direita, e quando descemos vamos para a esquerda para o mesmo sítio em que estávamos :)
- Há também um efeito secundário indesejável, se corrermos demasiado no sentido oposto da rotação, ou se saltarmos suficientemente alto, mas não com força a mais, podemos demorar algum tempo até voltar ao chão, se não ficarmos mesmo a voar :) (até a nave espacial mudar de direcção)

A outra alternativa é termos uma nave massiça esférica muito grande, que ao longe alguém confundisse com um planeta :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 03, 2006, 07:06:39 pm »

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 03, 2006, 07:27:40 pm »
Citação de: "Fil"
A outra alternativa é termos uma nave massiça esférica muito grande, que ao longe alguém confundisse com um planeta :)


Tipo a "Estrela da Morte" na Guerra das Estrelas..  :P
« Última modificação: Outubro 03, 2006, 08:36:59 pm por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 03, 2006, 08:06:41 pm »
Eu voto na "Estrela da Morte"! Mas penso que podemos dispensar o laser gigante e a ver se lhe damos uma corzita mais alegre em vez do cinzento metálico (senão fica a parecer as nossas pontes, viadutos e construções "modernas" em que fica tudo em betão cinzento)....  :P

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 11, 2006, 04:55:30 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Eu voto na "Estrela da Morte"! Mas penso que podemos dispensar o laser gigante e a ver se lhe damos uma corzita mais alegre em vez do cinzento metálico (senão fica a parecer as nossas pontes, viadutos e construções "modernas" em que fica tudo em betão cinzento)....  :P

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA


Eu não!Eu voto mais numa estação em forma de roda!!

Acho que esta forma vai ser a 1º estação com gravidade!!

Céus Limpos
« Última modificação: Outubro 12, 2006, 06:07:04 pm por Anonymous »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 12, 2006, 12:06:19 am »
Orion,

por favor, consulta as Regras do Fórum. Verifica o ponto 3.c). Ou sou só eu, ou acho que o pessoal da lista anda a ver-se "grego" para ler a entender as tuas mensagens onde não aparece na maioria das vezes pontuação nem acentuação...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 12, 2006, 01:01:13 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Orion,

por favor, consulta as Regras do Fórum. Verifica o ponto 3.c). Ou sou só eu, ou acho que o pessoal da lista anda a ver-se "grego" para ler a entender as tuas mensagens onde não aparece na maioria das vezes pontuação nem acentuação...

Eu já já o adverti nesse sentido :?
De facto é mt complicado perceber o ponto de vista do Orion em quase todas as suas mensagens :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 12, 2006, 06:01:24 pm »
Desculpem imenso!!Vou já remendar!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 13, 2006, 09:35:32 am »
O problema da estação em forma de anel, sugerida por Von Braun, se não me engano, é que para simular 1G, necessita de 1.8km de raio. Menos do que isso, o ouvido do ser humano detecta o movimento e a pessoa fica tonta.
Em alternativa, vi à uns anos uma cama que roda rapidamente. A idéia é colocar o astronauta deitado durante a noite, com a cabeça por cima do eixo de rotação, ou seja: o corpo "sente" a gravidade mas os ouvidos não. Isto bastaria para que durante a noite certos órgãos trabalhassem normalmente, como o coração, por exemplo.
Só ainda não foi testado porque seria necessário um cilindro com o mínimo de 4m de diâmetro para pôr a cama a rodar.
E como sabem, ainda não há espaço no espaço  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 13, 2006, 05:56:26 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
O problema da estação em forma de anel, sugerida por Von Braun, se não me engano, é que para simular 1G, necessita de 1.8km de raio. Menos do que isso, o ouvido do ser humano detecta o movimento e a pessoa fica tonta.
Em alternativa, vi à uns anos uma cama que roda rapidamente. A idéia é colocar o astronauta deitado durante a noite, com a cabeça por cima do eixo de rotação, ou seja: o corpo "sente" a gravidade mas os ouvidos não. Isto bastaria para que durante a noite certos órgãos trabalhassem normalmente, como o coração, por exemplo.
Só ainda não foi testado porque seria necessário um cilindro com o mínimo de 4m de diâmetro para pôr a cama a rodar.
E como sabem, ainda não há espaço no espaço  :D


A sério!!Boa ideia!
Voltando á estação em forma de anel!1.8km :? Alguem me sabe dizer as medidas da ISS??

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 13, 2006, 06:11:39 pm »
Citação de: "Orion"
Alguem me sabe dizer as medidas da ISS??


No final vai medir cerca de 150 metros, se não me engano.

Por acaso à uns anos pensei noutro esquema que dispensava o cilindro ou donut de 1.8Km:

Se a nossa estação tivesse, por exemplo, 100 toneladas de peso, poderíamos colocar o mesmo peso a 1.8Km de distância, num grande contentor, uni-lo com um cabo à estação e colocar os 2 a rodar à volta do centro de massa. O efeito seria o mesmo. Problemas:

Qualquer pequena alteração de distribuição de pesos na estação afectaria a rotação. Qualquer vibração teria o mesmo efeito. Qualquer adição de material de um lado teria de ser feito do outro.
Para evitar isso: Um eixo fixo entre os dois. Além disso, alguns pesos poderiam andar para trás e para a frente no eixo comum, para compensar desvios. Outros pesos noutros eixos poderiam compensar falhas na rotação. Outra vantagem seria a ausência de gravidade no centro. Os astraunautas poderiam viver na orla e trabalhar no centro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 13, 2006, 06:25:35 pm »
Uau!! :o EStou supreendido!

Problemas:

O próprio peso: Era preciso gastar muito dinheiro para isso e se algum erro na rota fosse feito e apanhasse sequer um pouco na atmosfera poderia ir abaixo como um meteorito afunda na água!!

Resolver:
Se o peso fosse em liquido ou em gasoso ,poderia se pôr todo o peso numa nave atravez de bombas potentes !!

Ideia que eu tive para uma oficina espacial!E que vai dar para essa nave:

Um "balão" de paredes muito grossas mas expandiveis!!Assim quando estava a põr o peso, aquilo enchia-se ao mesmo tempo!!

Espero que tenham precebido!!


Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 14, 2006, 03:17:02 pm »
Citação de: "Orion"
Uau!! :o EStou supreendido!

Problemas:

O próprio peso: Era preciso gastar muito dinheiro para isso e se algum erro na rota fosse feito e apanhasse sequer um pouco na atmosfera poderia ir abaixo como um meteorito afunda na água!!
Foram propostos 5 pontos estáveis entre a terra e a lua, em que a gravidade dos dois se anula. Nesses pontos não existe atmosfera. A idéia é usar restos de minério extraídos da lua. A futura base lunar deverá produzir oxigénio, hidrogénio e hélio 3. Como subprodutos temos rocha pulverizada que poderia ser enviada para órbita lunar. A velocidade de escape é abaixo dos 2.000km/h, portanto seria mais simples do que mandar da terra. Claro que estamos a falar muito no futuro.

Citação de: "Orion"
Resolver:
Se o peso fosse em liquido ou em gasoso ,poderia se pôr todo o peso numa nave atravez de bombas potentes !!
humm, a ideia do liquido ou gasoso é mt boa, poderia ser mais eficiente do que manobrar pesos de um lado para o outro. O único senão: teriam de ser mantidos sobre pressão, o que poderia aumentar o custo.
Citação de: "Orion"
Ideia que eu tive para uma oficina espacial!E que vai dar para essa nave:

Um "balão" de paredes muito grossas mas expandiveis!!Assim quando estava a põr o peso, aquilo enchia-se ao mesmo tempo!!

Estes abaixo já pegaram nesse conceito :D

http://www.space.com/news/businessmonday_040524.html
http://www.bigelowaerospace.com/multiverse/news.php
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 15, 2006, 01:27:01 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Citação de: "Orion"
Uau!! :o EStou supreendido!

Problemas:

O próprio peso: Era preciso gastar muito dinheiro para isso e se algum erro na rota fosse feito e apanhasse sequer um pouco na atmosfera poderia ir abaixo como um meteorito afunda na água!!
Foram propostos 5 pontos estáveis entre a terra e a lua, em que a gravidade dos dois se anula. Nesses pontos não existe atmosfera. A idéia é usar restos de minério extraídos da lua. A futura base lunar deverá produzir oxigénio, hidrogénio e hélio 3. Como subprodutos temos rocha pulverizada que poderia ser enviada para órbita lunar. A velocidade de escape é abaixo dos 2.000km/h, portanto seria mais simples do que mandar da terra. Claro que estamos a falar muito no futuro.

De facto resolveria esse problema!!

Citação de: "Orion"
Resolver:
Se o peso fosse em liquido ou em gasoso ,poderia se pôr todo o peso numa nave atravez de bombas potentes !!

humm, a ideia do liquido ou gasoso é mt boa, poderia ser mais eficiente do que manobrar pesos de um lado para o outro. O único senão: teriam de ser mantidos sobre pressão, o que poderia aumentar o custo.


A ISS pensa-se precisar de 100 biliões de dólares no principio era só 10!!
Por isso a questão do problema estava resolvida


Citar
Ideia que eu tive para uma oficina espacial!E que vai dar para essa nave:

Um "balão" de paredes muito grossas mas expandiveis!!Assim quando estava a põr o peso, aquilo enchia-se ao mesmo tempo!!
Citar
Estes abaixo já pegaram nesse conceito :D

http://www.space.com/news/businessmonday_040524.html
http://www.bigelowaerospace.com/multiverse/news.php


Essa não sabia :( !!Afinal não fui o primeiro a pensar nisso! :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 15, 2006, 01:27:01 pm »