Autor Tópico: Lançamento do satélite europeu de órbita polar adiado.  (Lida 669 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Lançamento do satélite europeu de órbita polar adiado.
« em: Outubro 02, 2006, 05:04:20 pm »
O lançamento do satélite de órbita polar MetOp-A, que estava previsto para 7 de Outubro, foi adiado depois que a parte superior do lançador sofreu um pequeno impacto mecânico.

A Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat) informou hoje que "neste Sábado, dia 30 de Setembro, o componente superior do lançador sofreu um impacto mecânico", razão pela qual o processo de lançamento foi interrompido e deverá ser feita uma nova inspecção.

O incidente aconteceu durante a colocação final da parte superior do foguete no trem que o transportaria ao lançador. Segundo a Eumetsat, uma manobra errada fez com que o componente caísse alguns centímetros.

Uma audiência preliminar não encontrou problemas aparentes, mas será feita uma inspecção completa do satélite e da parte superior do foguete (Fregat).

A parte superior do lançador é composta pelo satélite, a parte superior do foguete e a combustão do Soyuz-2, encarregado de colocá-lo em órbita polar.

O MetOp-A é o primeiro satélite europeu meteorológico de órbita polar e o seu objetivo é aperfeiçoar as previsões sobre o clima. O lançamento estava previsto para o início de Outubro.

Os novos satélites foram criados em conjunto pela Eumetsat e a Agência Espacial Europeia (ESA). Depois que estiverem em órbita, a gestão e a manutenção dos satélites ficará a cargo da Eumetsat, que informou que fará uma análise mecânica e uma avaliação para saber se houve impacto no hardware de vôo.

Os resultados deverão ser divulgados na terça-feira e serão decisivos para determinar se o processo de lançamento continuará ou não.

Se as conclusões das análises forem positivas e se o fabricante do foguete, a Starsem, der a sua confirmação, a Eumetsat considera que na quarta-feira poderá anunciar uma nova data para o lançamento.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m