Autor Tópico: 30 anos depois, sonda faz novas fotos da Face de Marte  (Lida 2068 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
30 anos depois, sonda faz novas fotos da Face de Marte
« em: Setembro 21, 2006, 09:23:23 pm »
A sonda europeia Mars Express obteve imagens da região marciana de Cidónia, lar da famosa "Face de Marte", com um detalhe sem precedentes.


A "Face de Marte", em perspectiva

ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum), MOC Malin Space Science Systems

A Agência Espacial Europeia (ESA) informa que a camera de alta resolução que a nave Mars Express leva a bordo conseguiu fotografar esta região em 22 de julho, após várias tentativas fracassadas entre Abril de 2004 e Julho de 2006 devido à altitude, ao pó atmosférico e a nuvens.

A região de Cidónia é uma planície salpicada de montes que a nave americana Viking 1 fotografou pela primeira vez em julho de 1976 e que gerou um grande número de teorias, já que mostrava um monte onde o jogo de luz e sombra criava a ilusão de um rosto humano, além de outras estruturas semelhantes a pirâmides.

Agora, trinta anos após a Nasa publicar as primeiras imagens, a ESA fez as suas próprias fotografias durante a órbita 3.253 sobre a região de Cidónia, com uma resolução de 13,7 metros por pixel.

O chefe científico da missão Mars Express, o espanhol Agustín Chicharro, disse que "estas imagens da região de Cidónia são verdadeiramente espetaculares, já que mostram um nível de detalhe impressionante sobre uma região de grande interesse para os geólogos planetários".

A polémica da "Face"


Quando a Nasa lançou o seu comunicado à imprensa em 31 de Julho de 1976, afirmando que uma das formações fotografadas pela Viking "lembra uma cabeça humana", os cientistas já haviam interpretado a imagem como uma ilusão de óptica provocada pela iluminação do Sol e as sombras resultantes.

A despeito disso, a "Face de Marte" tornou-se objecto de intensa especulação entre o público. As estruturas próximas foram interpretadas por alguns entusiastas como pirâmides ou outras construções artificiais. Além de inspirar diversas obras de ficção científica, a "Face" e as "pirâmides" de Marte foram levadas a sério em teorias de conspiração, grupos esotéricos e especulações ufológicas.

A despeito disso tudo, a interpretação científica nunca mudou: a "Face" é uma ilusão, projetada pela imaginação humana numa superfície erodida. O entusiasmo das especulações mais fantasiosas só diminuiu após a divulgação das primeiras imagens modernas da região, feitas por outra sonda da Nasa, a Mars Global Surveyor, em 1998.

Fonte: Agência EFE in Estadao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 22, 2006, 09:41:48 am »
Com um bocado de imaginação ... continua a parecer uma cara. Mas só porque o sabia de anteriormente, se calhar, se a foto fosse mostrada pela primeira vez sem mencionar a "cara" talvez nem notasse.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 22, 2006, 09:41:48 am »