Autor Tópico: Atlantis prepara regresso à Terra com missão cumprida.  (Lida 993 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Atlantis prepara regresso à Terra com missão cumprida.
« em: Setembro 19, 2006, 02:07:27 pm »
O vaivém espacial Atlantis desacoplou-se neste Domingo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle da Nasa, em Houston (Texas, sul), e agora prepara o seu regresso à Terra, depois de uma bem sucedida missão em que os seus tripulantes equiparam a estação orbital com novos painéis solares que aumentarão a sua capacidade de geração de energia.

O procedimento ocorreu às 12h50 GMT e os preparativos para a viagem de volta já começaram. A aterrissagem da nave no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste) está prevista para as 09h57 GMT de quarta-feira.

A escotilha entre o Atlantis e a ISS foi fechada às 10h27 GMT, depois que os seis astronautas do vaivém espacial se despediram dos três ocupantes da estação espacial.

Sorridentes, os astronautas apertaram as mãos calorosamente, enquanto alguns tiraram as últimas fotografias.

"A tripulação deixa a Estação", disse ao Centro de Controle o americano Jeff Williams, um dos tripulantes da ISS.

"Houve muitos sorrisos esta manhã na sala de controle", comentou Phil Engelauf, um dos directores de vôo do vaivém espacial, durante a entrevista coletiva. "A missão do Atlantis, embora ainda não tenha acabado, cumpriu com sucesso todos os objectivos fixados", acrescentou.

A manobra de desacoplamento foi realizada pelo co-piloto do vaivém espacial, Chris Ferguson. Em seguida, a nave fez um vôo em volta da ISS para filmar e fotografar a estação e afastou o Atlantis a uns 74 km do laboratório orbital para uma inspeção final no seu escudo térmico. A Nasa já tinha declarado esta semana que a nave está livre de danos que poderiam ter sido causados por destroços durante o lançamento.

Uma câmera de alta definição instalada no extremo do braço mecânico da nave será usada na segunda-feira para fazer uma revisão exaustiva da nave com a finalidade de detectar qualquer dano que a estrutura possa ter sofrido com o eventual impacto de micrometeoritos, antes de iniciar a viagem de volta.

A nave manter-se-á a uma distância segura da ISS caso precise voltar para a estação devido a danos no seu escudo protector.

O procedimento faz parte das novas medidas de segurança adoptadas depois do acidente com o vaivém espacial Columbia, em Fevereiro de 2003, provocado por uma rachadura no escudo térmico da nave que levou à sua desintegração durante a reentrada na atmosfera terrestre e a morte dos seus sete tripulantes.

No Sábado, a tripulação do Atlantis, de cinco homens e uma mulher, entre eles um canadiano, teve folga, durante a qual pôde observar a Terra das janelas do vaivém espacial.

"Pudemos visitar a ISS, ver a cápsula Soyuz e tudo foi muito interessante", disse em teleconferência conjunta entre os astronautas do Atlantis e da estação a americana Heidemarie Stefanyshyn-Piper, única mulher a bordo do vaivém espacial e que participou de duas das três caminhadas espaciais da missão.

O dia de descanso se seguiu a uma semana de muito trabalho para os tripulantes do vaivém espacial, que instalaram dois painéis solares que duplicarão a capacidade de geração de energia da ISS. No entanto, o novo sistema só será activado durante a missão do Discovery, prevista para Dezembro. A missão de 11 dias marcou a retomada da construção da ISS, suspensa depois da tragédia com o Columbia, enquanto a Nasa planeia realizar outras 15 para concluir a estação orbital, que está pela metade, até 2010, quando a frota de três vaivéns espaciais será aposentada.

O comandante do Atlantis, Brent Jett, disse à imprensa que esta missão foi um bom ponto de partida para as próximas viagens que visam a completar a ISS, cuja construção está pela metade.

"Todas as outras missões de montagem representam um desafio", disse Jett, acrescentando: "Tivemos um bom começo na montagem, penso que podemos transmitir muitas lições para as tripulações futuras".

O módulo japonês para experiências Kibo e o laboratório Columbus, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) deverão ser levados nas próximas missões.

A missão do Atlantis foi a terceira desde o acidente com o Columbia. As duas missões que se seguiram, em 2005 e Julho passado, se concentraram em melhorar a segurança dos vaivéns espaciais.

Fonte: Terra Noticias
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Atlantis prepara regresso à Terra com missão cumprida.
« em: Setembro 19, 2006, 02:07:27 pm »