Autor Tópico: Objectos(?) celestes não(?) identificados  (Lida 2238 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous

  • Visitante
Objectos(?) celestes não(?) identificados
« em: Setembro 18, 2006, 10:06:13 pm »
Olá a todos. Não sou astrónomo amador, não faço portanto qualquer tipo de observação ou registo de imagens do céu. Aliás, confesso que pesquisei um "local" que me parecesse o mais apropriado para colocar esta dúvida, pelo que me registei propositadamente neste fórum na esperança de encontrar alguém que já tenha presenciado ou compreenda o fenómeno que passo a descrever:
Desde o ano passado que tenho reparado, de uma maneira perfeitamente fortuita, que quando olho para o céu nocturno posso vislumbrar, com alguma frequência, como que "estrelas" (pelo menos têm o aspecto das estrelas normais), mas com a particularidade de se movimentarem a uma velocidade considerável. Óbvio que já equacionei a hipótese de serem aeronaves ou coisa parecida, mas estas caracterizam-se por se movimentarem mais lentamente, além de emitirem outro tipo de luminosidade. Também pensei poderem ser satélites, ou balões meteorológicos, ou coisa parecida...porém, aquilo que observo tem, reitero, o mesmo aspecto que estrelas que se deslocam. Também não podem ser meteoritos ou poeiras incadescentes, pois a luminosidade mantém-se constante, apenas se desvanecendo quando o objecto está a uma distância acentuada do observador. Se por acaso alguém já observou algo semelhante, ou tiver alguma explicação científica, agradeço que me ajudem. Se quiserem mais pormenores descritivos, também estão à vontade. Infelizmente não consigo registar quaisquer imagens, pois não disponho de equipamento para isso...Fiquem bem, obrigado :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 18, 2006, 10:46:05 pm »
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 18, 2006, 10:46:05 pm »

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 19, 2006, 12:14:12 am »
Se se parecem com estrelas, só que se movem em relação às de fundo, e o objecto não pisca, então é um satélite. É normal verem-se uns quantos por noite, e por isso não é nada assim "do outro mundo"...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por mmontes »

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 19, 2006, 12:40:48 am »
Exactamente o que me ocorreu.. Satélites.... 8)
« Última modificação: Setembro 19, 2006, 12:04:12 pm por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 19, 2006, 08:46:12 am »
Pode ser satélite, pode ser a estação espacial internacional (ISS)..
Neste Sábado numa observação no Algarve, vimos até uma coisa dessas que "acendia e apagava" lentamente. Mesmo estas coisas são satélites.

Os satélites são vistos como pontinhos de luz, ou seja, como estrelas.. São demasiado pequenos para qualquer telescópio que seja apontado à mão para lá, para ser vistos maior que um mero "ponto". Seria necessário um telescópio com uma distância focal enorme para ver mais alguma coisa, e mesmo assim, duvido a julgar pelas imagens que se vêm por aí da estação espacial ISS, que é muito maior e ocupa poucos pixeis..  Enfim, um telescópio desses não se aponta à mão para o céu, precisa de um sistema compoturizado para seguir o satélite...

Ora no caso destes que vão acendendo e apagando são satélites que giram em torno de si próprios, e refletem mais a luz em algumas posições. isso faz com que à medida que vão andando no céu, o seu brilho vá variando ao longo do percurso.
Um destes numa fotografia, em vez de um risco a direito, seria um risco meio tracejado :) numa apanhei nenhum destes em filme, mas já apanhei um dos normais que vai com brilho constante :) Tenho uma foto da M101 com um risco branco a passar +/- 1º ao lado :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 19, 2006, 10:46:18 am »
Observar satélites hoje em dia já é uma coisa quase q formal... basta estarmos a olhar p o céu. Este Verão observei 4 em menos de 1h... 8)
Interessante era apontar a hora e a posição no céu sempre q observássemos estes satélites p os identificar posteriormente (coisa q eu não fiz) :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 19, 2006, 03:26:25 pm »
Tiago Dias, de facto corresponde em parte ao vídeo que me mandaste, pois a trajectória é a mesma, exceptuando aquela mudança brusca de direcção, a qual nunca testemunhei naquilo que vi. Mas o mais provável é que seja, como todos aqueles que responderam referiram, um satélite. De qq modo obrigado  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 11, 2006, 04:59:27 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Observar satélites hoje em dia já é uma coisa quase q formal... basta estarmos a olhar p o céu. Este Verão observei 4 em menos de 1h... 8)
Interessante era apontar a hora e a posição no céu sempre q observássemos estes satélites p os identificar posteriormente (coisa q eu não fiz) :)
Cumps


Neste inverno nas férias de Natal quando não estarei mega ocupado de exames e se tiver tempo vo despensar umas noites para pensar nisso!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 11, 2006, 04:59:27 pm »