Autor Tópico: Telescópio exibindo uma deformação no centro da imagem  (Lida 1611 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Daniel PO

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Telescópio exibindo uma deformação no centro da imagem
« em: Abril 07, 2020, 02:09:18 pm »
Olá pessoal!!!

Estou tendo um problema com meu telescópio, efetuei várias pesquisas na internet e não encontrei nada a respeito. Tenho um Skywatcher 70mm Refrator, e ultimamente estou percebendo que as imagens estão com uma deformação, uma espécie de mancha no centro da ocular. Em uma observação de Júpiter por exemplo, enquanto o planeta está localizado entre as bordas e o centro da ocular, a imagem é boa com definição, mas quando vai passando pelo centro, começa a borrar, perder definição e não adianta tentar focar novamente. Isso acontece para qualquer observação, até mesmo em objetos no horizonte.

Achei que era a ocular, então tentei outra, mesmo assim não resolveu...
Aí depois achei que poderia ser o espelho da diagonal, limpei, mas também não resolveu...
Restou então a objetiva, não encontrei nada aparente nela, então resolvi limpar todas as lentes do telescópio conforme indicado no manual, mesmo assim não resolveu, após todas essas tentativas o telescópio continua na mesma, não melhorou nem piorou.

Alguém já passou por esse problema?

Obrigado!
« Última modificação: Abril 07, 2020, 02:16:01 pm por Daniel PO »

Offline Paulo Gordinho

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 57
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio exibindo uma deformação no centro da imagem
« Responder #1 em: Junho 07, 2020, 10:54:23 pm »
Olá Daniel.

Muito estranho mesmo.
Já tentou usar apenas a ocular com o telescópio sem a diagonal?

Paulo
Gor
GOAAA

Re: Telescópio exibindo uma deformação no centro da imagem
« Responder #1 em: Junho 07, 2020, 10:54:23 pm »