Autor Tópico: Astronautas detectam vapor na cabine da ISS  (Lida 1083 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astronautas detectam vapor na cabine da ISS
« em: Setembro 18, 2006, 04:17:11 pm »
Agência EFE
 
 
Washington, 18 set (EFE).- Os três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) detectaram hoje mau cheiro na cabine que, apesar de terem pensado que era fumaça, era apenas vapor, informou a Nasa.

Uma porta-voz da Nasa disse no Centro Johnson de Houston (Texas) que inicialmente se achou que havia fumaça dentro da ISS, que está em órbita a mais de 350 quilômetros da Terra.

"As coisas se acalmaram", indicou a porta-voz do controle da missão Kelly Humphries.

Os astronautas tinham informado ao controle da missão que sentiram um cheiro que parecia fumaça em um segmento da ISS construído pela Rússia, um dos 16 países que participam do projeto de US$ 100 bilhões.

"A situação se estabilizou agora", disse o engenheiro de vôo da ISS, Jeffrey Williams. "Há um cheiro muito forte, mas nunca houve fumaça." Os três astronautas trabalhavam no gerador de oxigênio Elektron, fabricado pela Rússia - que separa a água em hidrogênio e oxigênio por meio de eletrólises, para obter oxigênio respirável -, quando o mau cheiro foi notificado, aproximadamente às 8h30 de Brasília.

A Nasa indicou que os astronautas puseram óculos de segurança e luvas, mas não foi necessário que se protegessem com máscaras de emergência.

O incidente pode estar relacionado com o escapamento de um líquido tóxico, que pode ser hidróxido de potássio, que é usado na unidade Elektron.

"Está tudo bem, já não há problemas", disse o comandante da tripulação da ISS, Pavel Vinogradov. "Já não há mais escape do líquido", acrescentou. EFE jab af
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Astronautas detectam vapor na cabine da ISS
« em: Setembro 18, 2006, 04:17:11 pm »