Autor Tópico: Diário de Bordo  (Lida 31307 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #60 em: Junho 11, 2014, 05:05:19 pm »
Good news!

Montei o bicho na varanda ... (isto parece um bocado kinky) e, como era só para experimentar ligar a máquina ao pc e fazer exposições com o DigiCamPro (que tem opções de exposição mesmo para astrofotografia).... como foi só para experimentar, só fiz "one star align"... e não é que ficou PERFEITO??

Desde que comprei, fiz sempre "Two star align" e o resultado era andar a dar "jeitinhos".... Sem arrasto, sem nada... exposições de 60 segundos... (claro que não dão para nada que tenho uma carrada de lâmpadas daquelas cor-de-laranja mesmo viradas para a varanda), mas já deu para brincar com a máquina (e perceber que tenho de andar sempre com o carregador de baterias da Nikon atrás...)

quanto à electricidade... vi um "brinquedo" novo no olx :D vou buscá-lo Sábado ao Porto (aproveitar a viagem de fim-de-semana).... hoje devo brincar um bocado... penso que vou arriscar a M81 enquanto Andrómeda não sobe no horizonte...

É grande "guerra"? a M81? ou sugerem outro OCP para brincar enquanto não tenho Andrómeda?
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #61 em: Junho 12, 2014, 01:06:08 am »
Bom, ainda bem que as coisas estão a melhorar! Esse teu alinhamento poderá não ter a ver com o ter sido efetuado com o "one star alignment", mas sim com o alinhamento inicial, que tem a ver com o posicionar a montagem "a olho" ou com a ajuda de uma bússola, em direcção à estrela polar, assim como o nivelamento da montagem: a tua montagem tem um nível de bolha incorporado? Se tem, melhor, se não tem, arranja um. A sequência será mais ou menos assim: primeiro direccionar o melhor possível, visualmente (a olho ) , ou através do buscador polar, em direcção à estrela polar; depois nivelar a montagem em relação ao solo, seja através do nivel de bolha incorporado na montagem, seja através de um nível auxiliar; e só após tudo isto, é que se deve utilizar a parte electrônica da montagem. Se tudo correr bem, o procedimento "two star alignment" será sempre melhor que o "one star alignment". A montagem também permite adicionar ao alinhamento , estrelas de calibração? Se sim, utiliza 3 ou 4 mais, para tornar o alinhamento da montagem, o mais perfeito possível, assim como também deves utilizar oculares de alta ampliação, quando a montagem te está a pedir para centrares uma estrela no centro do campo de visão.
M81 e M82, que formam o que se chama de "Bode's Galaxies", são objectos excelentes para fotografar. Tenta que vais gostar, assim como a M106 e a M51 que estão localizadas na mesma àrea.
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Diário de Bordo
« Responder #61 em: Junho 12, 2014, 01:06:08 am »

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #62 em: Junho 12, 2014, 02:25:52 am »
Hoje, apesar da lua gigante, vim testar o bicho... (ainda hei-de fazer um apanhado dos nomes que já usei para o material aqui no fórum)... estou neste memento em casa de pessoal (no campo) que já se foi deitar... estou a fazer exposições da M31... estou a fazer exposições de 60segundos e não tenho arrastamento (até ver)... fiz 10 a 1600 de iso e comecei agora 10 a 3200... depois faço mais umas 10 a 1600 (é a curiosidade de ir vendo as diferenças)... ainda brinquei com a M3 que está "mesmo a jeito"... mas foram só 10 exposições... para além da claridade da lua, há uma neblina parva...
Fui "ver" a nebulosa do véu e a nebulosa tromba de elefante... não consigo perceber se "estou no sítio certo", apesar de a mini tower já estar a apontar bem para todo o lado... facilita imenso que já nem tiro a máquina do telescópio e com o digi cam tenho um live view altamente...

Espero postar fotos entretanto... sinal que a noite correu bem :)
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #63 em: Junho 12, 2014, 05:42:45 am »
Isto de trocar de computador causou aqui um precalço.... então não tenho Photoshop instalado... bah!
M3 parece ter ficado bem... (M31 ainda a processar...) mas falta os retoques do PS... (a sacar)
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #64 em: Junho 12, 2014, 06:03:12 am »
Point and shoot:



não meto aqui que fiz pré-visualizar e ocupava o ecrã quase todo...  :P
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:16:26 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #65 em: Junho 12, 2014, 07:21:35 am »
M3 só quer ser verde...........
desisti e meti a preto e branco... vou deixar a M31 a stackar outra vez... não sei que aconteceu há pouco....



fiquei lixada de ter de meter a preto e branco... amanhã (daqui a pouco) perco mais tempo a tentar mexer nos RGB no PhotoShop... agora vou dormir que já é hora....  :P
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:16:42 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #66 em: Junho 12, 2014, 10:34:37 am »
Xpectáculo! Já começa a dar frutos, hein?
Sabes, é engraçado ver a Lua com tonalidades diferentes, mas na verdade, a Lua é mesmo para ser vista com as típicas tonalidades cinza.
Agora para as galáxias e outros objectos do céu profundo, espera por noites sem Lua, vais notar uma diferença brutal, ou então compra um filtro H-alpha, que filtra toda a luminosidade indesejada. O senão é que só efetua fotos em mono, mas com muito mais resolução; a parte da côr tem de ser feita com outros filtros LRGB e depois combinar tudo.
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #67 em: Junho 12, 2014, 11:34:21 am »
Já se começa a notar os trabalhos de casa feitos  ;)
Belo M3!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #68 em: Junho 12, 2014, 02:26:03 pm »
Obrigada...

O M3 podia estar bem melhor... Ao trabalhar o ficheiro, há uma altura que "é mesmo como queria"... mas tudo o que era suposto estar escuro está verde alface...

Acordei agora... "out of memory"... tinha o 2x drizzle ligado e não dei conta... re-stacking
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #69 em: Junho 12, 2014, 03:46:01 pm »
A imagem final do stack parece boa..... mas basta um toquezinho nos levels e fica tudo verde...............

O que é que estou a fazer mal?
Isto é no DSS: http://prntscr.com/3s53iq

gravo... quando abro no PS tenho isto: [url width=750]http://prntscr.com/3s57fz[/url]



---------------------------
paralelamente (e como já estou por tudo), usei a opção de "copiar imagem para clipboard" do DSS e colei no PS... ironicamente, parece ter melhor aspecto... mas continuo a tentar perceber porque é que vejo uma coisa e gravo outra...
http://prntscr.com/3s58ug
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:17:47 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #70 em: Junho 12, 2014, 06:24:04 pm »
Pouco trabalhei com o DSS, não te posso ajudar  :-[
O Emanuel de certeza que te dará boas dicas  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #71 em: Junho 12, 2014, 07:42:27 pm »
Usas qual?
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #72 em: Junho 12, 2014, 10:25:27 pm »
Bem, daquilo que me lembro, o ter a imagem diferente, tem a ver com o tipo de ficheiro que é gravado no DSS e que posteriormente se vai utilizar no Photoshop.
Normalmente o DSS grava em ficheiro TIFF de 32 bit; por isso, tens que verificar se a versão do photoshop que tens, suporta ficheiros TIFF 32 bit; caso não suporte 32 bit, e só seja possível utilizar 16 bit no photoshop, podes sempre tentar gravar o ficheiro em 16 bit no DSS .
Durante o processamento do stacking, no DSS, há uma altura em que aparece uma mensagem "save picture to file" , e é nessa altura que gravas no formato desejado para posterior processamento no photoshop.
Podes também efectuar processamentos no DSS, e gravar esses ajustes na imagem e posteriormente gravá-la dessa forma, para depois usar no photoshop, usando a opção"apply settings to saved picture"; no entanto, o próprio criador do programa DSS diz que, o processamento no DSS serve mais como um "preview" do que poderemos ter na imagem; ele aconselha a utilizar sempre o pós processamento da imagem com outro programa, seja o photoshop, seja qualquer outro.
 ;)
« Última modificação: Junho 13, 2014, 01:06:29 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #73 em: Junho 13, 2014, 01:08:36 am »
De facto, estava a gravar em 16... agora vou gravar em 32 e ver se vejo diferenças...

Edit: ps não abre em 32...

vou voltar a insistir... o DSS só aproveitou 12 fotogramas, por isso só tenho 12 minutos... se calhar o problema está todo aqui...  :-[
« Última modificação: Junho 13, 2014, 01:41:53 am por AlphaMike »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #74 em: Junho 13, 2014, 05:34:55 am »
Vou ter de fazer mais exposições... Muitas mais...

Dos 50min de exposição só me foi buscar alguns fotogramas...

bah...

Vou deitar-me... isto de passar o dia em frente ao photoshop sem ver frutos é... chato...

Amanhã meto aqui a borrada que para aqui vai... a frustração é notar-se e sentir que estou a fazer algo mal... voltei a stackar a M42 e a ir ao photoshop e também não estou a conseguir nada de jeito....
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Re: Diário de Bordo
« Responder #74 em: Junho 13, 2014, 05:34:55 am »