Autor Tópico: Diário de Bordo  (Lida 31323 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #15 em: Novembro 12, 2013, 06:12:09 am »
Boa João, esqueci-me da máscara de Bahtinov, muito ùtil e muito fácil de utilizar.
O DSS reconhece as imagens, mesmo que não estejam todas no mesmo sítio, ou seja, depois de selecionar para que ele detecte o número de estrelas visíveis na imagem, ele alinha todas as frames; obviamente que não deverá haver desvios exagerados de imagem em imagem; o resto do trabalho, ele faz, não é necessário fazer crop ou outra coisa qualquer.

O problema da RAM, se não estou em erro, no DSS tem a haver com uma opção que se chama 2X Drizzle, que necessita de muita ram do pc, se a não selecionares, deixas de ter esse problema;

A nebulosa do coração e da alma, não se vêm como a de Orion, só mesmo com exposições fotográficas é que se detecta bem. Vê-se qualquer coisa...

Se a D60 não tem live view, então utiliza a máscara de Bahtinov, é fácil. A 3 dúvida é em relação à mascara? Se sim, quando tiveres o telescópio apontado para uma estrela brilhante, colocas a máscara em frente da objectiva, e a idéia é centrares as três linhas decompostas da luz da estrela; se estiverem centradas, de certeza absoluta que está bem focado.

O problema da montagem? Pois, eu não tenho experiência com a mini tower pro, mas sendo uma alt-az vais sempre ter alguns problemas, o ideal seria uma equatorial; o que podes tentar é experimentar a guiagem através do software PhD, talvez ajude.
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #16 em: Novembro 12, 2013, 10:26:33 am »
Estive no site do phdguiding... ando a ver o que é que o software faz e como o ligo à nikon e/ou mini tower...

Isto vai implicar arranjar uma fonte de alimentação para o pc... (ou comprar uma casa num monte alentejano...  :P)

ontem já arranjei um software para ligar a D60 ao pc (espero que o live view funcione)... hoje, da parte da tarde vou testar...

Não sei se vale a pena tentar alguma coisa esta semana com a lua tão foe...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Re: Diário de Bordo
« Responder #16 em: Novembro 12, 2013, 10:26:33 am »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Diário de Bordo
« Responder #17 em: Novembro 12, 2013, 10:46:57 am »
Uma questão,
A mini tower não dará para inclinar o eixo do azimute?
Fiz um google, e apareceram-me algumas imagens com o eixo dela inclinado. Assim esta, poderia funcionar como montagem equatorial!

Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #18 em: Novembro 12, 2013, 08:03:15 pm »
Bem, o PHD é mesmo como significa: push here dummy, ou , carrega aqui tonto. ;D
É muito fácil de usar, só tens que ligar um telescópio guia, que pode ser o buscador, modificado para aceitar uma cãmara, tipo isto :

http://www.telescope.com/Astrophotography/Autoguiding-Solutions/Orion-Magnificent-Mini-AutoGuider-Package/pc/-1/c/4/sc/60/p/99631.uts

Depois de teres o tubo guia alinhado com o telescópio principal, só tens que conectar a cãmara ao PC e a uma porta específica da montagem, que se chama autoguider port; com o PHD selecionas o tipo de cãmara que estás a utilizar( e para isso vais ter que provavelmente instalar os drivers dessa cãmara para que o PHD a reconheça), selecionar uma estrela guia quando estiveres em modo preview ( vê na net, é fácil) e depois deixar o PHD se autocalibrar com a montagem; a partir daí, se tudo correr bem, mesmo que a montagem não consiga manter por muito tempo uma imagem, sem que a mesma saia arrastada ( em fotografia, obviamente), o software não deixa que haja desvios, pois vai estar a monitorizar constantemente a imagem e corrigir sempre que necessário.

A Nikon funciona de modo independente, nesta opção; para Canon, existe um software específico, para controlar a cãmara no PC, que se chama BackyardEOS, para a Nikon é difícil arranjar um software que funcione; no entanto, estes programas são só para controlar a cãmara através do PC,sem tocar nela, e não para guiar o telescópio.

Agora, um problema que poderás ter, é o facto de a mini tower pro ser uma montagem alt-az; não sei se pode ser controlada pelo PHD; as equatoriais sim, porque têm o terceiro eixo , o equatorial , que simula a curvatura terrestre; se calhar a opção seria o eixo equatorial, que algumas mini tower têm ( existe realmente esta opção).

O problema da Lua e a sua luminosidade é algo problemático, faz com que se tenha que esperar por noites sem Lua, para conseguir fotos decentes; existe outra alternativa....comprar filtros específicos, que filtram toda a luminosidade da Lua, e de qualquer outra fonte de luz; o problema é que estes filtros são muito caros; a vantagem? Pode estar Lua cheia, fotografar do meio da cidade, que pouco importa, esses filtros eliminam esses problemas.


 :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #19 em: Novembro 13, 2013, 12:45:49 am »
O meu problema com a lua, ontem (segunda-feira), foi mesmo os reflexos que entravam no retículo da máquina fotográfica... a nikon d60 não tem "preview" no lcd... ou seja, para fotografar, tem de ser mesmo no retículo (minúsculo)... com a lua a incidir de lado, estava a dar tiros no escuro (quase literalmente) e depois ia tentando compensar o foco foto a foto...

investi recentemente na mini tower pro (ainda nem há 1 mês)... agora, no máximo, posso comprar mais uma ocular (adoro a 26mm ploss que comprei no mesmo dia!)...
Ando a pensar comprar uns filtros mas, para já, não vejo urgência... o maior investimento está feito... agora é tudo só "de vez em quando" e aos bocadinhos... o Mak comprei-o há uns dez anos... depois, logo a seguir comprei uma EQ2... depois de andar a "dar à manivela" durante uns tempos, arranjei um motor que, sinceramente, acho que não dá jeito nenhum...

agora, passado este tempo todo, estou decidida a fazer qualquer coisa de jeito... e as primeiras fotos (nebulosa de orion) deixaram-me motivada... se bem que ainda não tive mesmo tempo para ter uma conversa com o DSS...

Eh pá! O Orion Magnificent Mini AutoGuider mete o meu EZFinder a um canto.... hehe! já vou indagar mais sobre este "bichinho"...
:)

Bem, ando a aprender... e vocês têm sido impecáveis! :) E, graças a vocês, tenho aprendido muito!
(Queria era que a lua fosse dormir cedinho!)
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #20 em: Novembro 13, 2013, 05:56:23 am »
Ora bem, isso é que interessa, é seguir motivada, e ir aos bocadinhos! O problema dos euros, todos temos, ou quase todos!
E nós estamos aqui para ajudar, e ser ajudado!
 ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Diário de Bordo
« Responder #21 em: Novembro 13, 2013, 06:41:23 pm »
Ora essa! É como o Emanuel diz...
Nestas alturas com Lua cheia, pessoalmente gosto mais de virar os objectivos para fotografia planetária. Já que até dá menos trabalho que Deep Sky! eheh  ;D
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #22 em: Novembro 18, 2013, 11:54:49 am »
Parece que já há ISON...

Bora lá ver se o apanho... :)

Basta a máquina e o tubo?
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #23 em: Novembro 18, 2013, 07:45:44 pm »
Sim, básicamente! No entanto, para que a montagem saiba para onde apontar, convém colocar as coordenadas do cometa, ou então, se não fôr possível, o objecto estelar mais próximo dele, como por exemplo uma estrela.
Neste link, dá para perceber onde ele está, muito próximo da estrela gama da constelação do carangueijo, que também tem por perto o famoso enxame aberto M44.

http://www.universetoday.com/104458/ready-set-observe-how-to-see-comet-ison-in-the-early-morning-sky/

 :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #24 em: Novembro 21, 2013, 09:40:03 am »
....... está frio.......  :-\

se, de sexta para sábado, estiver céu limpo, vou arriscar essa noite.... como sábado não trabalho, posso sabotar as horas de sono...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #25 em: Dezembro 08, 2013, 03:52:27 pm »
:)

ontem estava entretida quando fiquei sem bateria na D60...

como tenho ido para casa de uma amiga minha que mora fora de Leiria e tem um terraço brutal, pedi a nikon dela emprestada...

fiquei rendida...

vou vender a minha e comprar uma mais xpto!

Já meto um link "pós DSS"
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #26 em: Dezembro 08, 2013, 04:27:41 pm »
O resultado "intermédio" do DSS (aquela coisa tipo creme/branca antes de ajustar o RGB) parece ter "melhor aspecto" que este resultado final... vou ter de brincar mais ainda com o PS... não trabalhei as cores/níveis no DSS, apenas no PS

http://imageshack.us/photo/my-images/30/2osz.jpg/
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #27 em: Dezembro 09, 2013, 12:43:24 am »
Ahhh, viste? os bons resultados já começam a aparecer! Continua que vais muito bem! :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #28 em: Dezembro 09, 2013, 04:56:08 pm »
Já mandei vir uma D5200

 8)
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #29 em: Dezembro 09, 2013, 08:43:28 pm »
Boa, bela máquina! ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Diário de Bordo
« Responder #29 em: Dezembro 09, 2013, 08:43:28 pm »