Autor Tópico: Diário de Bordo  (Lida 31165 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Diário de Bordo
« em: Novembro 03, 2013, 04:52:48 pm »
Uma vez que o tópico "Dúvidas do Costume" era mais para saber que material comprar... e agora que tenho o equipamento para me ir iniciando, achei porreiro ir fazendo um "Diário de Bordo"...

Tenho tirado algumas fotos em "injecção directa"... (é o que chamo ao foco directo...)... e descobri que se encaixar a ocular x10, consigo adaptar a nikon à mesma, porque tem espaço :) bora inventar!

Muito do que tenho lido de astrofotografia passa pela adaptação de webcams para este fim...

Ora, então... tinha cá em casa uma webcam velhinha (uns 5 anos?)... mas com boa qualidade de imagem e, para experimentar, nem tem de ser nada xpto...

Toca de "inventar" um adaptador (para experimentar!!), uma vez que ainda não consigo uma focagem porreira com a nikon e o telescópio... mesmo com a x10, júpiter aparece completamente desfocado... e quando olho pela lente, tenho uma imagem super nítida... regulo no telescópio e, mesmo assim, sai desfocado...
testing, testing, testing... com nuvens e um prédio à frente tem sido um desespero...

Então, lá inventei :)

caixa de colgate e um apoio da telepizza...
tesoura e super cola...


e perfurar o apoio da telepizza... para ficar assim...


resultado final...



toca de ligar ao pc... reconhece... não reconhece driver...

sacar drivers... instalar... voltar a ligar... reiniciar pc...

hum... vai dar luta...

passados 2 dias... dr google diz que a webcam é tão velhinha que não é aceite no windows 7...

PORQUÊ? ??? ??? (fico lixada é comigo... devia ter visto este "pequeno pormenor" primeiro... dah!)

ok... testing, testing...

comprar webcam da caca... diz 10Mp na caixa... por 10€?  :o aldrabões de certeza....  8)

já não tenho caixa da colgate... é que é mesmo o encaixe perfeito para a ocular...

Voltaren... é a largura da webcam... Bora lá inventar!!!

Mas preciso de qualquer coisa para depois encaixar na ocular... e já não tenho caixa da colgate... hum..... estas velinhas......





E foi cortar o interior da velinha para encaixar:


Testar no pc no wxastro capture... fixe, não aparece nenhum bocado nem de cartão nem do alumínio da vela...

Nuvens e chuva... grrrrr.....

Se funcionar, leva um revestimento daquela fita grossa isoladora... que parece pano...

Pessoal, isto é só para usar aqui em casa... para ir testando software, etc... Não pensem nisto como coisas definitivas...
Estou a iniciar-me... espero ir metendo coisas interessantes no fórum...

Não me condenem....  :P estou a aprender...
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:09:23 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #1 em: Novembro 03, 2013, 05:27:56 pm »
Júpiter 01NOV13

Testes - Tirei RAW e Jpeg... ainda tenho de indagar melhor a pós produção em RAW

Qualidade de imagem = caca
ISO = 800
Exp = 1/8 seg.
Mak127 com ocular x10 e nikon D60






28OUT13
ISO = 800
Exp = 0,77 seg.
Foco directo
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:10:24 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Re: Diário de Bordo
« Responder #1 em: Novembro 03, 2013, 05:27:56 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #2 em: Novembro 03, 2013, 08:32:57 pm »
Bem, tás uma verdadeira "carolas", hein? Isso é que é usar a cabeça!
No entanto vou-te dar umas dicas: por incrível que pareça, uma webcam modificada funciona melhor em planetas do que uma DSLR. Já tive a experiência, e uma webcam barata, com uma simples modificação, conectada ao Mak, consegues fazer uns videos em Avi, com muito boa qualidade, além de que a webcam é muuuuuito mais barata do que a DSLR.
 :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Diário de Bordo
« Responder #3 em: Novembro 03, 2013, 08:51:25 pm »
Wow...
Temos Dr.Caixas  :P
Estão muito porreiras as imagens!
Já agora, porque não experimentas retirar a parte óptica da webcam de forma a ficares só com o ccd à mostra?
Eu na minha velhinha usei o método do rolo fotográfico!
Já agora, não sei se estás a par, mas normalmente para fotografia planetária com webcam, convém fazer videos com alto débito de FPS (frames por segundo), para depois alinhar e escolher os melhores frames num programa tipo (Registax). Isto faz-se de forma a combater a turbulência atmosférica, e ter uma webcam que consiga tirar o máximo de frames num segundo é o ideal!

Se quiseres passa pela minha página e vai tirando ideias!
http://joaorrpinto.dx.am/?attachment_id=68

Um abraço

Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #4 em: Novembro 03, 2013, 10:27:31 pm »

Temos Dr.Caixas  :P
Estão muito porreiras as imagens!
Já agora, porque não experimentas retirar a parte óptica da webcam de forma a ficares só com o ccd à mostra?


Drª. ;) lol

Obrigada pelo elogio... não sei se te referes às imagens das invenções se de Júpiter, mas, numa fase inicial, todos os elogios motivam... seja para fazer caixas ou tirar fotos com o telescópio... :p

Amanhã já volto ao trabalho e tenho mais tempo para me dedicar a essas coisas... se tudo correr bem, amanhã desmonto esta webcam  e vejo se consigo deixar só o ccd... vou indagar DIY aqui no fórum...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Diário de Bordo
« Responder #5 em: Novembro 09, 2013, 12:14:36 pm »
LOL...Peço desculpa.  :-\
Sim, referia-me às de Júpiter! Não estão nada mal para primeiras!

E então há novidades?
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #6 em: Novembro 09, 2013, 03:09:00 pm »

E então há novidades?

Bora lá às novidades... queria fazer um post maiorzinho com mais informação... mas já andava com saudades de vir aqui escrever qualquer coisa...

Passo evolutivo: desmontei uma webcam "oriental" (CMOS) para inventar e aprender...


[img width=750http://imageshack.us/a/img801/4171/00nd.jpg[/img]http://


Correu bem a invenção... mas o sensor não deve ter ficado centrado e com a "tralha toda" não apanha nada... se eu desmontar aquilo tudo e ficar só com o sensor na mão já consigo... tenho é de ficar armada em parva a segurar aquilo no micron certo... esta semana já vou fazer novas invenções...


Semana toda céu coberto...

Sexta-feira, céu brutal... júpiter super nítido e a nebulosa de orion altamente! e a nikon sem bateria...  :'( e já só vou a casa na próxima sexta-feira...
« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:11:05 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Diário de Bordo
« Responder #7 em: Novembro 09, 2013, 05:07:00 pm »
Tá fixe e com bom aspecto!
É esse mesmo o conceito de fotografia planetária!
Colocar a tua webcam, como se fosse a ocular do teu telescópio! Sim, para centrar o tubo de 1,25" tem que se ter alguma paciência, por isso eu na minha apenas fiz o buraco concêntrico à base da embalagem do rolo de modo a poder encaixar no encaixe da rosca onde as ópticas saíam! Acho que deverias tentar o mesmo.
Não sei que material usaste para fazeres o encaixe da tua webcam, mas tens que te certificar que tem mais ao menos o diâmetro do encaixe de uma ocular para não teres grandes folgas.
Há que ter paciência com o S.Pedro!
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #8 em: Novembro 09, 2013, 06:47:48 pm »
Não sei que material usaste para fazeres o encaixe da tua webcam, mas tens que te certificar que tem mais ao menos o diâmetro do encaixe de uma ocular para não teres grandes folgas.
Há que ter paciência com o S.Pedro!

Ainda não encontrei nenhuma embalagem vazia de rolo ... tenho uma loja de fotografia mesmo no prédio onde moro, mas só vou a casa sexta-feira que vem... enquanto isso, é com o que está à mão... aquilo foi a tampa de um tubo de cola... a questão é que o sensor (digo eu) não ficou bem centrado e só aparecia preto... depois tirei a "armação toda" e só com o sensor encostado ao tubo para as oculares já dava... mas como o que quero é mais com a máquina fotográfica, a parte da webcam é mais carolice...
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #9 em: Novembro 11, 2013, 01:00:02 am »
Sem qualquer edição:
Nebulosa de Orion
10NOV13

« Última modificação: Julho 24, 2014, 11:11:35 pm por João Clérigo »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #10 em: Novembro 11, 2013, 06:03:56 am »
Ahhh, boa! Já começa a dar frutos! Agora só tens de ir aumentando o tempo de exposições! Já agora, qual foi os settings que utilizaste?  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #11 em: Novembro 11, 2013, 10:52:55 am »
30 segundos de exposição
ISO 800

A minha dificuldade é ver pelo retículo da máquina... (às vezes em posições algo dúbias...) e conseguir um bom foco sem que as estrelas fiquem enormes...

Tirei muitas, umas 50, com várias definições, mas cerca de 85% foi com 30 segundos de exposição...

Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #12 em: Novembro 11, 2013, 06:11:04 pm »
Ah, ok! Posso te dar umas dicas?

Uma coisa que deves calcular, é quanto tempo a tua montagem consegue fazer, sem que as fotos tenham arrastamento( isto é subjectivo, depende sempre do bom ou menos bom alinhamento que efetues à montagem,ok?)

Para focar a imagem, utiliza o live view numa estrela brilhante, amplias a imagem no live view e focas o melhor possível, é mais fácil!

Outra coisa que deves fazer, é por exemplo selecionar na máquina, para que a mesma não faça preview da imagem; isto porquê? Porque como são imagens escuras, do céu noturno, o software da máquina vai sempre compensar a falta de luz, com a introdução dos chamados hotpixels; outra coisa que também deves desligar, a compensação de brancos, pela mesma razão; selecionar sempre qualidade RAW; a idéia é ter uma imagem em modo RAW, o mais pura possível, sem ter sido modificada pelo software;


Bem, então é assim: devido aos variados problemas poluentes da nossa atmosfera, o que normalmente se faz, é tirar uma série de fotos, com exposições curtas, tipo a que fizeste, de 30", e depois utilizar um programa para as empilhar umas nas outras, tipo o DSS, deep sky stacker;

O que tens de fazer é com que todas tenham os mesmos settings, tipo 30", iso 800, e à mesma temperatura ambiente; não exageres no ISO, porque o resultado sai mau, o aumento de sensibilidade vai trazer de forma inevitável, poluição luminosa;

Para eliminar, ou melhor, para calibrar estas exposições, que se chamam de "lights", efetuam-se a seguir, três tipos de exposições, que não tendo que ser a mesma quantidade das lights, têm que ter os mesmos settings ou quase;

Primeiro o que se chama de darks, que é exactamente o mesmo que as lights, neste exemplo, de 30",Iso 800 e mesma temperatura, mas com a objectiva tapada( a finalidade destas exposições é eliminar ruído provocado pelo sensor da máquina e hotpixels );

A seguir efetuar exposições chamadas de Bias, em que a ùnica diferença em relação às Dark , é que o tempo de exposição não é o mesmo, mas o mais rápido que a máquina conseguir(estas exposições são usadas para remover artefactos de leitura criados pela cãmara de frame em frame);

Finalmente efetuam-se exposições chamadas de Flats, que são efetuados com os mesmos settings das lights, mas com alguma coisa brilhante em frente da objectiva do telescópio, ou mesmo da objectiva da própria máquina, tem é que ser com os mesmos settings das lights;

Existem  acessórios específicos para efetuar flats, mas o que muita gente faz é por exemplo fazer estas exposições naquela altura do dia chamado do lusco-fusco, nem bem de dia, nem bem de noite; a idéia é ter uma àrea com luz uniforme, igual em todo o campo de visão; há quem também faça com um cartão branco em frente da objectiva e iluminá-lo com uma lanterna, ou uma camisola branca e uma lanterna( a idéia destas exposições é eliminar principalmente o que se chama de vinhetagem, que é as imagens ficarem mais brilhantes nos bordos da imagem que no centro; além disso também eliminam problemas provocados por pó no sensor, que se notam nas imagens, parecem nódulos ).

Também há muitas pessoas que apenas efetuam lights, darks e bias, e não utilizam flats, mas obviamente que quanto mais tiveres, mais problemas eliminas das imagens.

Não é sempre necessário fazer estas exposições, ok? Imagina que decides que as tuas exposições serão sempre de 30" e  ISO 800! Crias um ficheiro para cada uma delas, Darks, Bias e Flats, e as mesmas servem para outras exposições, desde que a temperatura não varie muito. Por exemplo, se as fizeres no Verão, as mesmas podem ser utilizadas, em várias exposições o Verão inteiro, porque a temperatura não vai variar assim tanto de noite para noite; se fôr no Inverno, a mesma coisa, entendes a idéia?

Após tudo isto, crias um ficheiro para cada tipo de exposição, Lights, Darks,Bias e Flats, se utilizares o DSS, passas tudo para o programa ( vê na net videos sobre o DSS, é fácil de utilizar) e quando o DSS tiver empilhado tudo, então verás uma diferença abismal nas tuas fotos, garantidamente!
Desculpa a quantidade de informação, espero que te possa ajudar.
 :D
« Última modificação: Novembro 11, 2013, 09:59:45 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Re: Diário de Bordo
« Responder #13 em: Novembro 11, 2013, 10:56:24 pm »
Resumindo e concluindo, o Emanuel fez um excelente guião dos passos genéricos para uma pessoa entrar em fotografia deep sky!
Obrigado, não conseguia ser assim tão sucinto.

Fica outra dica para focagem, Máscara de Bahtinov! Ajuda bastante e é fácil de fazer com este assistente:
http://astrojargon.net/maskgen.aspx?AspxAutoDetectCookieSupport=1

Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline AlphaMike

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 110
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ver Perfil
Re: Diário de Bordo
« Responder #14 em: Novembro 11, 2013, 11:29:35 pm »
Emanuel, obrigadão... João, já abri o link... está a abrir enquanto escrevo...

Já tenho o DSS, o registrax e o wxastrocapture... e é uma das dúvidas que tenho...

Exemplo da nebulosa de orion...
Tenho imensas fotos... a 30" não tive arrastamento das estrelas, mas a nebulosa lá se foi mexendo... não aparece sempre no mesmo sítio...
Dúvida 1: tenho de "cropar" as fotos para fazer o stack? Usar um ponto de referência e fazer um crop de forma a que, sobrepondo as imagens todas, o desvio seja mínimo? ou qualquer um destes softwares é capaz de perceber onde está a maior condensação de pixeis claros e faz o trabalhinho todo?

Ontem ainda peguei nas fotos que tinha e (já com dark frame) fui ao DSS (acho eu) e, após uns quantos minutos, "ah e tal não tenho RAM"... o que é estranho quando tenho 4Gb de RAM... já trabalhei fotos pesaditas (RAW com processamento) no PS e o pc não se queixou... um TIFF de 70Mb não devia ser motivo para "ah e tal não quero"...

Falta-me então fazer uma frame de BIAS e outra de flat...

Vim agora da "rua"... a lua está muito forte... não consigo ver nada pelas oculares porque é reflexos em todo o lado... se não fosse amanhã ser dia de trabalhar, esperava umas horitas para ver se a menina ia para a cama... mas ontem já me estiquei um bocado e hoje sobrevivi à base de café (e de uma sesta entre as 18h e as 19h)...

Hoje, durante o dia, andei à procura de um software qualquer para "theterar" a D60, uma vez que não tem live view... é mesmo "retículo power"... e com a lua a dar "de esguelha" não estava a correr bem e desmontei tudo para vir brincar com os softwares a ver se me oriento... Mas isso implica arranjar uma fonte de alimentação para o pc... (qualquer dia tenho de levar um gerador comigo...)

Tenho feito uns printscreens do Stellarium (que não sei porquê, entra em conflito com a pen kanguru) para me ir habituando às posições dos OCP... depois no PS faço inversão de cor e, depois de imprimir, com régua e caneta fina preta delineio as linhas das constelações para mais facilmente identificar os sítios no céu...

Por mais que faça "align" na mini tower pro, tem-me dado um erro mais ou menos grande... e como é alt/azi só posso alinhar, no máximo, com duas estrelas... deveria, à medida que faço "sync to object" ir calculando os desvios e corrigindo... duvido que o faça...

Dúvida 2:
Nebulosa do coração - vê-se como a nebulosa de orion? No telescópio, a nebulosa de orion vê-se mesmo a nebulosa... Andei à procura (dificuldades no align) da nebulosa do coração e da nebulosa da alma (para ficar quase de costas para a lua e fazer sobra sobre ocular e retículo) e só vi o que parecia ser um enxame mas sem aquela "mancha" como tem orion... estava no sítio certo?

Dúvida 3:

se o centro está preenchido, como é que alinhas ao centro? ou como é que vês o que está no centro? (sinto que isto é uma pergunta mesmo daquelas que já não devia fazer)
« Última modificação: Novembro 12, 2013, 12:06:35 am por AlphaMike »
Mak 127
iOptron Mini Tower Pro
Orion Sirius 26mm
Wide Angle Long Eye Relief 20mm
Long Eye Reflief 10mm

Re: Diário de Bordo
« Responder #14 em: Novembro 11, 2013, 11:29:35 pm »