Autor Tópico: Atlantis se desprende da ISS para retornar à Terra  (Lida 1131 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Atlantis se desprende da ISS para retornar à Terra
« em: Setembro 17, 2006, 08:27:09 pm »
Atlantis se desprende da ISS para retornar à Terra

O ônibus espacial Atlantis se desprendeu hoje às 9h45 de Brasília da Estação Espacial Internacional (ISS) para retornar à Terra, após uma missão de uma semana na qual se retomou a construção da base. A aterrissagem da nave no Centro Espacial Kennedy da Flórida (EUA) está prevista para as 5h57 (6h57 de Brasília) de quarta-feira.
As escotilhas nos compartimentos que separam a estação da nave foram fechadas às 7h27 de Brasília, e desde então tanto os seis astronautas do Atlantis como os dois da ISS se dedicaram a comprovar que não havia vazamentos.

Após o desprendimento da nave, o piloto Chris Ferguson conduziu um sobrevôo de 360 graus ao redor da estação espacial, para permitir que a tripulação fotografe a ISS com os módulos acrescentados nos últimos dias.

O núcleo central desta missão foi o posicionamento, realizado na quinta-feira, de dois painéis solares na ISS, que ajudarão a duplicar a potência da base. Os painéis, que custam US$ 372 milhões, não gerarão eletricidade até a próxima missão da Nasa, prevista para dezembro.

Os painéis solares medem 73 metros e estão presos por duas vigas de quase 14 metros de comprimento. Seu conjunto tem um peso de 17,5 toneladas. As tarefas de construção são as primeiras após a suspensão de qualquer tipo de obra na ISS por causa do desastre do ônibus espacial Columbia em 2003.

A missão "STS-115" do "Atlantis" é integrada pelo comandante Brent Jett, pelo piloto Christopher Ferguson e pelos especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank, e Steven G. Maclean, da Agência Espacial do Canadá.


O ônibus espacial Atlantis se desprendeu hoje às 9h45 de Brasília da Estação Espacial Internacional (ISS) para retornar à Terra
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Atlantis se desprende da ISS para retornar à Terra
« em: Setembro 17, 2006, 08:27:09 pm »