Autor Tópico: Esse telescopio é ruim?  (Lida 3925 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LeandroN

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Esse telescopio é ruim?
« em: Julho 23, 2013, 01:48:08 am »
Comprei um telescopio Toya e percebi que todos falam mal dessa marca pelo fato de não prezar pela qualidade dos equipamentos mas este é um telescopio que irá me proporcionar alegrias? sei que a qualidade pode não ser a melhor.

Tipo do Telescópio: Refletor Equatorial
Tipo de Construção Newtoniano
Diâmetro da Objetiva (mm): 150
Ampliação Máxima Teórica: 562x
Ampliação Máxima Recomendada: 345x
Abertura: f/5
Distância Focal: 750 mm (imagens superiores dos astros mais escuros)
Tipo de Montagem: Equatorial Germânica HQ
Tipo de Tripé: Alumínio Pro T10
Peso (Kg): 19,5
Altura (mm): 1550
Comprimento do Tubo Focal (mm):
Diâmetro das Oculares: 1,25" ( 31,7mm)
Tipo das Oculares Super Plossl

Acessórios Inclusos:

Ocular Super Plossl 25mm (1,25")
Ocular Super Plossl 10mm (1,25")
Lente Barlow 2X
Montagem EQ3/5 Germanica
Luneta Buscadora 6x30
Espelho Principal de 150mm(6")
Espelho Secundário de 2,3mm
Tripé de Alumínio T10 c/ altura regulável
Tampa de Proteção do Espelho
Tubo Principal em Alumínio Preto
Manual de Instruções em Inglês e Português
Cap de Redução de Luz para Observação Solar

Quero saber se posso ver muitos astros com ele.

Obrigado :D

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Esse telescopio é ruim?
« Responder #1 em: Julho 23, 2013, 10:41:24 pm »
ôi Leandro, bem vindo ao fórum!! :)

Olha, realmente é mesmo assim, a marca Toya não é muito popular, pelas razões que se fala;
Normalmente, uma marca de qualidade baixa, se reconhece quando anuncia que o seu telescópio aumenta não sei quanto; esse tipo de estratégia se utiliza para pegar as pessoas mais distraídas; você me desculpa eu falar assim, mas a realidade é mesmo esta;

A Toya, é mais uma marca, em que os seus telescópios são fabricados pelos Chineses da Synta, que é o maior construtor de telescópios em massa do mundo; o problema, é que a Toya não deve ter um departamento de qualidade, ou se tem, é muito fraco; :P
O resultado é que você pode ter sorte, e até ter um telescópio aceitável, mas a maioria das vezes isso não acontece.... ???

Mas passemos a coisas práticas: um newton de 150mm, ou 6" ( polegadas ), vai te mostrar muitos objetos, no entanto, algo que você deve ter em mente, é que ele não te vai mostrar o que você vê em fotos, ok? Nenhum telescópio, por muito bom que seja, o vai fazer; uma exposição fotográfica, mostrará uma série enorme de detalhes, que o olho humano não consegue vêr,ok? ::)

Deste telescópio, a montagem que o segura é muito fraca, uma equatorial do tipo 3, não é o ideal para um telescópio de 150mm, deveria ser uma montagem, pelo menos de tipo 5, com mais capacidade de carga; ::) o problema é que se você adicionar acessórios mais pesados, tipo máquina fotográfica, quando você observa ou fotografa, a imagem vai demorar muito tempo a parar de tremer, cada vez que você toca no telescópio; normalmente, uma boa maneira de perceber se a montagem é adequada ou não para o nosso telescópio ( a parte òtica ou OTA- do Inglês Optical Tube Assembly ), é tocar nela, enquanto se observa, e vêr quanto tempo demora a imagem a parar de tremer: se fôr mais de 4 segundos não é boa não...

As oculares são boas, são do tipo Plossl, que é o mínimo que deve acompanhar um telescópio, e neste caso até são super Plossl, o que significa que têm mais campo de visão; :)

A lente buscadora não é grande coisa, 6X30mm, é muito pequeno para procurar objetos, deveria ser pelo menos 7X50mm, mas... ???

Uma coisa que também vefifiquei, é que incluído vem também um cap redutor de luz solar: não sei que tipo de cap é esse, mas a meu vêr, é outro mau indício da qualidade do produto; :(
 para observação solar, só existe verdadeiramente uma forma segura, que é observar por projeção, ou seja projetar a imagem do sol numa parede ou papel branco, e observar; outra forma segura, é utilizar um telescópio solar, que é integralmente construído para esse efeito, ou então utilizar um filtro solar, que também foi especificamente construído para esse efeito; tenha atenção, basta um erro, para você ficar com danos permanentes, quando observa o Sol, não brinca não, viu? :o
Bom, no geral, e sem querer ser muito duro, o Toya é um pouco fraco, mas a boa notícia, é que tudo pode ser mudado, tanto a montagem, como a parte òtica, como os acessórios. :)
Já que você comprou, tenta aproveitar, e se com o tempo você achar que merece a pena melhorar o telescópio, então pode trocar o que quiser, por algo melhor.
Um abraço :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Esse telescopio é ruim?
« Responder #1 em: Julho 23, 2013, 10:41:24 pm »