Astronomia > Diversos

Camera LPI Meade astrofotografia

(1/1)

Antonio Carlos Tavares:
Prezados

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Por favor,
Preciso de vossa ajuda para saber como tirar fotos (obter imagens) em uma câmera LPI Meade :(.

Se for possível, Agradeço.

Antonio Carlos Tavares

Emanuel:
Olá António, tudo bem?
Bem vindo ao fórum!
Olha, esta cãmara é basicamente uma cãmara para uso planetário, ou então para uso como cãmara guia! Longas exposições também são possíveis, mas de objetos brilhantes!
Neste caso, a idéia é conectar a cãmara, no porta oculares, como se fosse uma ocular normal, e ligar a mesma ao computador!
Assumindo que tens os drivers da cãmara e programa que a acompanham, instalados,o próximo passo será ligar tudo, o programa no pc, e a cãmara conectada ao telescópio e apontada a um objecto brilhante, por exemplo um planeta ( Júpiter está neste momento em muito boa posição ); a seguir, tens que jogar com os settings da cãmara, para conseguir a melhor imagem possível, seja o ganho, frames por segundo, contraste,exposição, etc. Normalmente 5FPS ou 10 FPS funcionam bem; se tudo estiver bem, a idéia é gravar um vídeo em formato AVI, com bastantes frames, tipo 1000/2000 frames; esse mesmo video será posteriormente tratado com programas específicos, tal como o Registax, que básicamente faz uma seleção das melhores frames e junta essas mesmas frames para formar uma imagem final;nesse mesmo programa ou noutro,ainda se pode fazer retoques,para obtermos uma boa imagem.
Cuidados a ter, é por exemplo, que a nossa montagem possa manter o objecto que queremos capturar, no campo de visão, por algum tempo, o suficiente para podermos gravar o video; não gravar demasiadas frames de cada vez, porque se corre o risco de, por exemplo nos planetas, gravar a rotação do próprio planeta, e o resultado quando se trata esse video no Registax, ou outro programa similar, é que a imagem final sairá borrada.
Espero que consigas entender, não sei se me exprimo bem, ou não, mas se tiveres dúvidas, pergunta, ok?
Deixo-te o link da cãmara , do fabricante Americano Meade, talvez seja uma boa ajuda!
Um abraço  ;)

http://www.meade.com/autostar/lpi.html

Antonio Carlos Tavares:
Prezado

Emanuel
Astro-Avançado

Agradeço as informações.
Vou fazer vários testes com minha câmera.

Ótimas Observações e
Céu Aberto.

Emanuel:
Ora essa, ora essa, é um prazer poder ajudar!
Um abraço :D

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa