Autor Tópico: Astro-gato  (Lida 2867 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Astro-gato
« em: Setembro 14, 2012, 03:11:40 pm »
Olá,
Venho aqui ao caffe contar-vos uma curiosidade que me acontceu ontem por volta das 20 horas.
Acabava de chegar a casa e estava a "cumprimentar" o meu gato Tico quando reparo que ele faz aquele gesto felino de mover rapidamente a cabeça para olhar muito fixamente numa direção. Nestas alturas costuma ser um pássaro a passar perto, um gafanhoto ou qualquer outro bicho que ele goste de perseguir. Claro que imediatamente a minha reação foi olhar na mesma direção para ver o que era. Levei uma surpresa tremenda, pois ele não estava a ver nada dessas coisas do costume. Ele estava a ver... um meteoro! :o
Felizmente olhei a tempo, pois era um daqueles bem brilhantes, que podemos passar muitos anos sem conseguir ver.  Imaginem o que seria para, tendo um céu ainda muito claro, ter chamado assim a atenção ao gato. Eram 8h 07m e mesmo assim o brilho do objecto era notável, talvez magnitude -6 ou -8? Apesar de ter um passado de alguns anos a observar estrelas variáveis visualmente, tenho dificuldade em atribuir-lhe um valor. Tinha cor amarelo-avermelhado, não era muito rápido e deixou um ligeiro rasto de desintegração. Não me consigo lembrar se alguma vez tinha visto outro assim tão brilhante, mas acho que não.
Resumindo, foi espetacular e tenho que agradecer esta observação ao Tico.
Abraço

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astro-gato
« Responder #1 em: Setembro 14, 2012, 09:57:24 pm »
Deve ter sido um belo momento... na minha primeira saida há noite para tirar umas fotos dos céus num local escuro (mais de 60kms de casa e mesmo assim ainda havia alguma poluição) vi 3 estrelas cadentes....não via nenhuma há anos e não estou a exagerar...não via mesmo.... Esse momento  caro João, deve ter sido daqueles que não se esquecem com facilidade.

Re: Astro-gato
« Responder #1 em: Setembro 14, 2012, 09:57:24 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Astro-gato
« Responder #2 em: Setembro 15, 2012, 09:02:02 am »
O bichano já mereces umas whiskas, se não fosse ele não terias esse belo momento.... ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Astro-gato
« Responder #2 em: Setembro 15, 2012, 09:02:02 am »