Autor Tópico: Locais de observação na região de Leiria?  (Lida 6341 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Tempero

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Locais de observação na região de Leiria?
« em: Agosto 04, 2012, 11:42:09 am »
Viva,

Sou de Leiria, e à cerca de um ano adquiri um Telescópio refletor de 8", em montagem Dobson. Como moro mesmo no centro de Leiria, até à data, tenho feito apenas visual de planetas e alguma astrofotografia dos mesmos, após ter motorizado a minha montagem Dobson, "Home made" :).
Gostaria agora de evoluir e começar a explorar o céu profundo. Alguem da zona sabe se existem locais sem grande poluição luminosa onde o pessoal da região se encontre? Onde me aconcelham ir para me iniciar no céu profundo, com bom céu e em segurança?

Obrigado pelas dicas!  ;)

Nelson Tempero
« Última modificação: Agosto 04, 2012, 11:45:18 am por Nelson Tempero »

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #1 em: Agosto 04, 2012, 01:11:28 pm »
Eu gostava de saber o mesmo mas na área do Algarve....haverá aqui malta do sul???? A malta podia-se se juntar se é que não se juntam já....

Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #1 em: Agosto 04, 2012, 01:11:28 pm »

Offline NDG

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #2 em: Agosto 04, 2012, 01:47:56 pm »
Boas Nelson!

Olha também procuro o mesmo, mas ainda não adquiri nenhum equipamento, mas estará para breve! :) Eu sou de Tomar, logo é relativamente perto, e gostava de encontrar um grupo de malta curiosa em olhar para o céus, e ver tais maravilhas :)
Está a decorrer no Centro de Ciência Viva em Constância observações de Astronomia, vou deixar aqui o site: http://www.constancia.cienciaviva.pt/home/
Muito provavelmente irei dar lá uma saltada :)

Cumprimentos   

Offline joaovieira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 34
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #3 em: Agosto 04, 2012, 04:24:03 pm »
Olá,
noutras zonas não sei. Aqui no Ribatejo, o mais escuro que conheço é na zona do Semideiro (Chamusca). Embora numa espécie de zona industrial a seguir à Carregueira tenham plantado imensas luzes a iluminar pouco mais que o campo, seguindo mais para o lado do Semideiro, é despovoado e já se encontra um céu bastante bom. Eu como tenho o observatório saio pouco mas fui lá há 2 semanas experimentar a Vixen Polarie e ainda gostei do sítio.
Na margem sul de Castelo do Bode ali para os lados da Aldeia do Mato há algum terreno despovoado, mas parece-me que sofrerá um pouco com as luzes de Tomar e Abrantes.
NDG, que tal uma visita ao Semideiro próximamente? Nelson, de Leiria também não é muito longe... ;)
Abraço

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #4 em: Agosto 04, 2012, 07:24:49 pm »
Olá pessoal, tudo bem?
Aki vai uma página muito ùtil e que devem consultar.
Um abraço  ;)

http://www.ccvalg.pt/astronomia/nucleo/associacoes_links.htm
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Nelson Tempero

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #5 em: Agosto 06, 2012, 12:41:50 am »
Boa noite,

....que tal uma visita ao Semideiro próximamente? Nelson, de Leiria também não é muito longe... ;)

João Vieira, agradeço desde já o seu convite :), quem sabe um dia...
Acabei tambem por ir visitar a sua página web e deixe-me dar-lhe os parabens, apresenta um trabalho fantástico, continue!! ;)


Boas Nelson!

Olha também procuro o mesmo, mas ainda não adquiri nenhum equipamento, mas estará para breve! :) Eu sou de Tomar, logo é relativamente perto, e gostava de encontrar um grupo de malta curiosa em olhar para o céus, e ver tais maravilhas :)
Está a decorrer no Centro de Ciência Viva em Constância observações de Astronomia, vou deixar aqui o site: http://www.constancia.cienciaviva.pt/home/
Muito provavelmente irei dar lá uma saltada :)
 

Olá NDG, Adquire o telescópio e quem sabe se não combinamos um encontro para explorarmos o céu e trocar-mos experiências. È isso mesmo que procuro, pessoal da zona com vontade de aprender e partilhar conhecimento, como eu.
A ida a Constância é uma excelente sugestão, vou tentar aparecer tambem.  ;)


Cumprimentos e obrigado pela colaboração de todos,

Nelson Tempero
« Última modificação: Agosto 06, 2012, 12:43:42 am por Nelson Tempero »

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #6 em: Agosto 07, 2012, 12:24:23 am »
Eu sou de Pombal e estou sempre apto a uma saída para observações astronómicas
Aqui os céus também estão longe do ideal
Também ando sempre a ver quando encontro alguém aqui pela zona para partilhar umas noites, então se encontrarem um bom sitio e quiserem formar um pequeno grupo é só dizer.

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #7 em: Agosto 09, 2012, 11:19:47 pm »
Para Leiria recomendo este local, Senhora do Monte, nas Cortes. Convém levar roupa quente, mesmo no verão.
http://maps.google.pt/maps?q=cortes+leiria&hl=pt-PT&ll=39.681933,-8.755417&spn=0.005078,0.011362&sll=39.243094,-0.940722&sspn=0.327048,0.727158&hnear=Cortes,+Leiria&t=h&z=17

GPS 39.681999,-8.75529

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #8 em: Agosto 10, 2012, 01:44:11 am »
Seja bem aparecido amigo Paulo! Há quanto tempo ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Nelson Tempero

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #9 em: Agosto 10, 2012, 01:33:12 pm »
Também ando sempre a ver quando encontro alguém aqui pela zona para partilhar umas noites, então se encontrarem um bom sitio e quiserem formar um pequeno grupo é só dizer.

Boas,

Durante a próxima semana estarei de férias e estou a pensar seguir o concelho do Paulo e ir até à Shª. do Monte ;). Já tinha ouvido falar desse local e parece-me que deve valer a pena.

Anders, sendo assim, se tiveres disponíbilidade durante a próxima semana diz.

Cumprimentos e obrigado a todos.

Nelson


Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #10 em: Agosto 12, 2012, 03:23:27 am »
Calhou mal. Não vai dar para mim
Daqui até ao final do mês, não vou ter disponibilidade...
Talvez para o próximo mês de para marcar alguma coisa

Offline NDG

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #11 em: Agosto 16, 2012, 01:44:41 pm »
Olá,
noutras zonas não sei. Aqui no Ribatejo, o mais escuro que conheço é na zona do Semideiro (Chamusca). Embora numa espécie de zona industrial a seguir à Carregueira tenham plantado imensas luzes a iluminar pouco mais que o campo, seguindo mais para o lado do Semideiro, é despovoado e já se encontra um céu bastante bom. Eu como tenho o observatório saio pouco mas fui lá há 2 semanas experimentar a Vixen Polarie e ainda gostei do sítio.
Na margem sul de Castelo do Bode ali para os lados da Aldeia do Mato há algum terreno despovoado, mas parece-me que sofrerá um pouco com as luzes de Tomar e Abrantes.
NDG, que tal uma visita ao Semideiro próximamente? Nelson, de Leiria também não é muito longe... ;)
Abraço

Olá!

Eu conheço a Chamusca, é aqui relativamente perto de onde vivo assim como Leiria :) por isso era porreiro combinarmos algo, és de onde? :)

Abraço

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #12 em: Agosto 24, 2012, 11:46:08 am »
Tenho andado por fora e pelo que sei, as noites não têm sido muito limpas mas como esta semana vou estar por cá, estou disponível para uma ida à senhora do monte  ;)

Re: Locais de observação na região de Leiria?
« Responder #12 em: Agosto 24, 2012, 11:46:08 am »