Autor Tópico: Órbita da Lua  (Lida 2560 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Órbita da Lua
« em: Julho 11, 2012, 09:04:19 pm »
Boas!

A noite passada (10 para 11/7), enquanto fazia alguma observação astronómica a partir de casa, reparei em algo que me deixou confuso (decerto haverá uma explicação, por isso mesmo é que ponho aqui a pergunta aos mais entendidos) em relação à Lua.

É assim, eu vejo-a todas as noites nascer a Leste, subir em relação à linha do horizonte, enquanto ao mesmo tempo vai avançando para Sul, e mais ou menos a meio da noite já está a Oeste, onde antes do dia nascer se põe.

Ainda assim aconteceu há poucas noites atrás, talvez há 3 noites, não posso precisar com exactidão, mas por volta disso.

A noite passada, como fiquei até ao nascer do dia, porque queria observar Júpiter e os seus 4 satélites visíveis com o meu telescópio (Calisto, Io, Europa e Ganimedes) e também verificar a fase de Vénus (que continua em fase crescente, embora a falcada já esteja ligeiramente maior do que estava há cerca duma semana), reparei que em vez de fazer o seu percurso "normal", a Lua levantou-se a Leste como de costume, e depois subiu, mas em vez de ir para Sul e mais tarde Oeste, ficou-se (até eu ter dado por concluídas as observações, isto já pouco antes do nascer do dia), tipo a meio do caminho.
Ou seja, pareceu-me que subiu mais em relação à linha do horizonte do que é costume eu ver, e ao raiar do dia ainda continuava muito alto, e na melhor das hipóteses tipo a Este-Sudeste, não tendo ido para Oeste até essa hora!

Qual a explicação? Terá a ver com o Apogeu ou o Perigeu?!...

Obrigado desde já.

Cmpts,

A.P.C.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Órbita da Lua
« Responder #1 em: Julho 13, 2012, 01:18:33 am »
Caro amigo,

O que me conta não parece anormal. A Lua "atrasa" cerca de 1 hora por dia (não é tanto, mas é para facilitar o entendimento da coisa  ;D). Por isso é que na fase de quarto crescente, no 1º dia em que é visível, aparece como um "traço fino" e nasce logo no início da noite (ou fim de tarde, como queiras  ;D). À medida que vai crescendo (aumetande de "tamanho") vai nascendo mais tarde. Ao ponto que disseste que nasceria quase no início do nascer do Sol (já na fase de minguante).
Se num dia viste-a num determinado ponto a uma determinada hora, 3 dias depois ela nascerá mais tarde quase 3 horas (como referi anteriormente, digo 1 hora por dia para facilitar o entendimento, mas na prática não é verdade - são 13º, média de 52 minutos por dia). Logo o que me disseste tem lógica. O dia nasceu e a Lua ainda estava a percorrer o seu caminho de Este a Oeste, estando ainda alto quando o Sol apareceu  ;)

Consegui explicar ou ainda estás mais confuso?  ???
« Última modificação: Julho 13, 2012, 01:36:02 am por waldju »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Órbita da Lua
« Responder #1 em: Julho 13, 2012, 01:18:33 am »

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Órbita da Lua
« Responder #2 em: Julho 13, 2012, 02:21:34 am »
Waldju,

Muito obrigado pela tua resposta.

Citar
Ao ponto que disseste que nasceria quase no início do nascer do Sol

Não foi bem isso que quis dizer.
Eu fiquei a observar o céu até ao raiar do dia (isto porque como disse queria ver Júpiter e Vénus, que se "levantam" lá para as 5h da matina, + coisa - coisa) mas a Lua ergueu-se muito antes disso.
Embora cada noite pareça mais "preguiçosa" e se "levante" mais tarde (a "malandra"... deve andar o dia toda na farra e depois levanta-se tarde... lol...  ;D).
O que sucede (a noite passada foi a mesma coisa que o que observei há 2-3 noites atrás) é que aqui há não muito tempo, sei lá, talvez 1-2 semanas, ela levantava-se a Leste (o que continua a fazer, embora não exactamente no mesmo local) e depois, rapidamente, sem subir a pique no céu, avançava para Sul e a meio da noite já estava a Oeste (isto ainda assim foi na última Lua Cheia, sei porque até andei com o telescópio da parte da frente da casa (virada a Leste) para a parte de trás (virada a Oeste), onde ia baixando em direcção ao horizonte, e de manhãzinha já se tinha posto nessa direcção, para a poder observar.

Agora, levanta-se na mesma a Leste como digo, mas não segue de todo o mesmo percurso.
Ou seja, levanta-se muito mais tarde (ok, percebi o que me disseste sobre esse ponto) e depois sobe a pique, sobe, sobe, sobe, e não vai para Oeste! Nem sequer vai propriamente para Sul! E de manhã ainda está lá em cima, tipo muito alto no céu, ligeiramente a Este-Sudeste, como se andasse muito devagarinho, quase dá a impressão de "estacionar" ali... Claro que bem sei que não pode parar, senão era o caos cá na Terra! Mas é a impressão que dá, apenas para exemplificar. Isto às 6h da matina ainda a vejo aqui da varanda virada a Leste, se levantar os olhos muito para cima ela lá está.

E ela agora está no Quarto Minguante, não é? Se antes desta fase estava em Lua Cheia, agora está a "minguar" até chegar a Lua Nova, antes de voltar a "encher", Quarto Crescente, para depois voltar a Lua Cheia.

Citar
Logo o que me disseste tem lógica. O dia nasceu e a Lua ainda estava a percorrer o seu caminho de Este a Oeste, estando ainda alto quando o Sol apareceu

Sim, será isso, mas é como digo mais acima, não faz o mesmo percurso (relativamente baixo no céu comparado com o percurso que faz agora) Este » Sul » Oeste, faz Este, depois, sobe, sobe, sobe, e de manhã ainda está lá muito no alto, tipo a Este-Sudeste, mais ou menos.

Citar
Consegui explicar ou ainda estás mais confuso?

Sim, claro que conseguiste.
Eu é que como sabes ando há décadas com os olhos postos no céu dia e noite, mas por outras razões, não tanto para observar corpos celestes...  ;)


Abraço,

A.P.C.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Órbita da Lua
« Responder #3 em: Julho 13, 2012, 02:47:36 am »
Waldju,

Apenas para ilustrar o quanto a Lua anda "mandriona"... lol  ;D

Levantou-se (visível aqui na minha zona, ou seja, tenho prédios à frente, que embora baixos, tapam com certeza parte do horizonte) aqui há bocado, cerca das 2:30 da manhã (talvez uns minutos antes), e muito mais à esquerda do que ontem. Esta noite levantou-se mesmo a Leste, até mesmo uns poucos graus mais à esquerda. Ontem tinha-se levantado um bom bocado mais à direita do Leste.

Abraço,

A.P.C.



Re: Órbita da Lua
« Responder #3 em: Julho 13, 2012, 02:47:36 am »