Autor Tópico: Astro master 130 Eq  (Lida 2491 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astro master 130 Eq
« em: Julho 03, 2012, 12:21:55 pm »
Boas, estou agora a começar os meus primeiros passos na astronomia amadora e comecei com um telescópio Celestron astromaster 130eq-MD. Já o montei  uma vez e voltei a desmontar. Montar -lo não foi dificil, o meu problema está em o Calibrar e equilibrar. Fartei-me já de ver o video na net de como o fazer mas não dou com aquilo e o livro é um stresse como todos os livros de instruções o são. Alguma dica de como fazer isso de forma fácil? Este telescópio trás um motor para se deslocar á velocidade dos objectos, mas acho que veio avariado, pois não se mexe. Tive azar... e quando o quero rodar ele parece meio perro....não sei se terei de desapertar alguma coisa...mais uma vez o livro não ajuda nada.....no video de montagem da net aquilo gira que se farta e eu não dou com aquilo.....Tirando isso ( que hei-de resolver...) estou desejando ir olhar para o ar a ver se vejo alguma coisa....vou começar pela lua....

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Astro master 130 Eq
« Responder #1 em: Julho 04, 2012, 02:25:52 am »
Boas,
Ao que parece, o teu telescópio vem com a monyagem CG-3 da Celestron. Não deve ser muito diferente da EQ3 da SkyWatcher.
Deves ter 2 "travões" perto do encaixe da dovetail (onde encaixa os aneis que prendem o telescópio à montagem), um que prende o telescópio e outro os contrapesos (não é assim mas quando é a 1ª vez que olhamos para isso é asim que parece - no entanto um solta ou prende a parte AR e o outro a parte DEC). O que deves fazer para "calibrar/equilibrar" é colocar o telescópio e os contrapesos horizontalmente (ter os contrapesos ao mesmo nível do telescópio) e prendes os 2 travões.
De seguida soltas o travão "que prende o telescópio" (quando digo telescópio refiro-me à OTA - tubo óptico) e tentas equilibrá-lo. Para isso tens que "soltar" a OTA levemente para poder puxá-lo para a frente ou para trás nos aneis. Quando estiver equilibrado soltas o outro travão (o que "prende os contrapesos") e tentas equilibrar os contrapesos com a OTA, soltando os contrapesos e andando para a frente e para trás até de equilibrarem sem ser preciso estar a segurar.

Sei que é "meio confuso" mas não é difícil. Posso é não conseguir exprimir bem o que quero dizer e ainda te confundir mais...  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Astro master 130 Eq
« Responder #1 em: Julho 04, 2012, 02:25:52 am »

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astro master 130 Eq
« Responder #2 em: Julho 08, 2012, 01:36:11 am »
É mais ou menos isso...Fiquei um pouco confuso....Quando dizes colocá-los na horizontal...é tipo...no chão deitados ou na horizontal na montagem? Isto é complicado....mandei vir da ebay um filtro para poluição luminosa pois nos Algarves é dificil não ter poluição luminosa sem ter de me deslocar uns bons 50kms.... e isso é longe...com esse filtro diz pelo que li, que melhora a coisa....a ver vamos.... Obrigado por toda a ajuda.

Re: Astro master 130 Eq
« Responder #2 em: Julho 08, 2012, 01:36:11 am »