Autor Tópico: Observação Domingo, Atalaia  (Lida 5149 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Observação Domingo, Atalaia
« em: Junho 07, 2012, 03:59:08 pm »
Boas Astronomos!

Eu e o Adolfo (A.P.C.) estamos a combinar uma ida á Atalaia no Domingo (se as condições meteorologicas o permitirem claro).
Pensamos chegar la por volta das 19:30, mas quem queira ir mais cedo esteja á vontade.
Sei que Domingo nao é possivel para muitos, mas para alguem como eu e o Adolfo que so temos disponibilidade a esse dia, fica aqui o convite.

Vamos ter sensivelmente meia-lua a surgir no céu só por volta das 3:30 da manhã.
Agradecemos a presença de quem estiver interessado.
Ficam aqui as coordenadas do local:
38º 44’ 24.5” N 8º 48’ 53.6” W

O local é o mesmo onde se encontra o Grupo da Atalaia aos Sábados. Fica aqui o site que da indicações de como chegar lá:
http://www.atalaia.org/local.php

Qualquer dúvida postem, responderei assim que possivel.
Abraços!

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #1 em: Junho 07, 2012, 07:13:32 pm »
João,

Estive então a ver a meteorologia para domingo.

Nestes 2 sites (como hás-de reparar as previsões diferem! um até dá hipótese de aguaceiros, o outro não!) :

http://www.viamichelin.pt/web/Meteorologia/Previsao_tempo-Montijo-2870-Setubal-Portugal?strLocid=31NDF4Z3kxMGNNemd1TnpBMU5qTT1jTFRndU9UYzBOdz09

http://meteorologia.pt.msn.com/tenday.aspx?wealocations=wc:poxx0018

Não sei a qual deles dar mais crédito!  ???

É capaz de haver sites mais fiáveis/mais credíveis, mas desconheço. Se alguém souber...

Pelo sim pelo não talvez convenha levar impermeável  :D

As temperaturas parecem razoáveis, mas se aquilo é um descampado, e se houver algum vento, talvez seja também aconselhável levar alguma roupa quente, caso seja necessário.

E para já, para além do que disse na MP é o que me ocorre.


Cmpts,

A.P.C.

PS: Oups, entretanto lembrei-me de consultar o site do Instituto de Meteorologia (claro, quem haveria de ser mais indicado?  ::)) neste caso o tempo para o Montijo, que é a cidade lá mais próxima.
Aqui:

http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp?localID=15&cidadeID=253

E estes não prevêem chuva, e dão vento moderado de Noroeste.

« Última modificação: Junho 07, 2012, 07:22:43 pm por A.P.C. »

Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #1 em: Junho 07, 2012, 07:13:32 pm »

Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #2 em: Junho 07, 2012, 07:32:12 pm »
Adolfo

Tambem ja tinha visto no site meteo.pt, e chuva nao preveem...preveem ceu pouco nublado. De todas as formas o ideal será visitarmos o site no sabado, ou Domingo durante o dia vermos com os nossos proprios olhos.

Roupa quente aconselho sempre!
Impermeavel...nem vamos por essa hipotese se nao fico ja triste :(

Ja te enviei MP com resposta á anterior.

Cumprimentos
Joao Costa

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #3 em: Junho 09, 2012, 11:03:15 pm »
Eu sou de Pombal e gostava muito de poder ir a um encontro de Astrónomos Amadores, mas este ainda fica um pouco longe para mim
Em todo o caso, se um dia destes pensarem em vir mais a Norte, anunciem e provavelmente vão contar com mais um.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #4 em: Junho 10, 2012, 03:50:52 pm »
Eu sou de Pombal e gostava muito de poder ir a um encontro de Astrónomos Amadores, mas este ainda fica um pouco longe para mim
Em todo o caso, se um dia destes pensarem em vir mais a Norte, anunciem e provavelmente vão contar com mais um.
Olá Anders, mais perto do Pombal haverá no final da próxima semana, dia 23 em Arouca. E todas as semanas em Vila Chã de Sá, a associação Ofiuco. Apareça :)

À Atalaia há muito que quero ir. Só é pena estar a 300km. Quem sabe um dia não cometo uma loucura :)
Abraço e boas observações logo.
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #5 em: Junho 10, 2012, 04:10:13 pm »
Boas!

Citar
À Atalaia há muito que quero ir. Só é pena estar a 300km. Quem sabe um dia não cometo uma loucura
Abraço e boas observações logo.

Cscunha1984, 300km ida + 300km volta, é de facto muito km...  :D
E ainda dizem que isto é um país pequenino, mas a verdade é que está sempre tudo muito distante  :-[

Ainda estou à espera que o João confirme para logo. O tempo agora está bom aqui na zona, com céu relativamente limpo mas com algumas nuvens, e a meteo prevê céu com períodos de muito nublado para esta noite (domingo para 2ª-feira)  :( Vamos a ver o que isto dá :-\

Cmpts,

A.P.C.




Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #6 em: Junho 10, 2012, 10:30:48 pm »
Olá Anders, mais perto do Pombal haverá no final da próxima semana, dia 23 em Arouca.

Sim, eu sei. A não ser que alguma coisa aconteça entretanto, já tenho lá lugar marcado. :D
Já agora,  Vila Chã de Sá fica a onde?

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #7 em: Junho 10, 2012, 11:48:54 pm »
A não ser que alguma coisa aconteça entretanto, já tenho lá lugar marcado. :D

Sim, tens lá um terreninho, 3 por 3, com vista desarmada para o céu para o teu XT8 ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #8 em: Junho 11, 2012, 07:10:38 am »
Boas!

Bom, a meteo desta vez não se enganou...  >:( ::)
Céu limpo (e lindo, todo repleto de estrelas, como nunca se vê na cidade  8)) até cerca das 23:30h, e nisto, em poucos minutos, toda a abóbada celeste, de norte a sul, de leste a oeste, se cobriu de nuvens negras, e assim ficou até cerca das 3:30h da manhã, quando para piorar ainda mais as coisas, começou a querer chuviscar... Toca a desmontar, a embalar e a arrumar tudo (felizmente os chuviscos pararam) a grande velocidade. Quando já estava tudo arrumado no carro, o céu recomeçou a abrir-se um pouco...  :o
Ou seja, como "baptismo" para mim, foi (no aspecto da observação) algo desastroso!
Antes que o céu se cobrisse, ainda consegui ver Saturno e seus anéis, através do telescópio do João,  mas com o meu... nada!

Enfim, serviu de convívio, e por esse prisma foram umas horas bem passadas, deu para trocarmos ideias e para nos conhecermos melhor, enquanto comíamos umas sandes, pena foi que o mesmo não se possa dizer das observações, que era óbviamente o objectivo principal da nossa ida à Atalaia.

Mas pronto, da próxima vez será decerto mais proveitoso, há que manter a esperança e o optimismo  :P


Cmpts,

A.P.C.



Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #9 em: Junho 11, 2012, 06:19:34 pm »
Boas

Pois, parece que o Adolfo ja disse tudo...muito azar!
Mas sim, deu para conviver, nao foi uma noite perdida todo.
E curiosamente, agora vem o bom tempo!
Para a proxima será melhor com certeza ;)

Abracos

Re: Observação Domingo, Atalaia
« Responder #9 em: Junho 11, 2012, 06:19:34 pm »