Autor Tópico: Montagem 76700  (Lida 5903 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedroricardo

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Montagem 76700
« em: Abril 26, 2012, 05:57:42 pm »
olá , antes de tudo , gostaria de avisar que eu sou completamente iniciante quanto ao assunto telescopios. Eu comprei um telescopio http://www.paraquedas.net/ecommerce_site/produto_638_5931_Telescopio-refletor-76mm-Silstar-Yarus-DL-7670 nesse site , exatamente esse telescopio , e estou com uma duvida na montagem.

Bom , eu montei ele todo certo , como esta escrito no manual , mas o problema é o 'barlow' , eu não sei oque é isso e não consigo encontra-lo dentro da caixa , bom , no manual diz que tem que juntar o 'barlow' com a 'otica' , mas não sei como fazer , pois não sei oque é o barlow , a otica eu ja identifiquei , mas o barlow não.

Desde ja , agradeço.
« Última modificação: Abril 26, 2012, 06:48:20 pm por pedroricardo »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem 76700
« Responder #1 em: Abril 26, 2012, 08:11:15 pm »
Olá Pedro, bem vindo ao fórum.
Olha, estive a ver a página aonde compraste o telescópio , e realmente a Barlow não vem incluída no equipamento.
Ora bem, uma Barlow, não é nada mais que um conjunto de lentes, um pouco parecida com as oculares, e tem a função de aumentar a distancia focal do telescópio. Por exemplo, se o teu telescópio tiver a DF ( distancia focal ) de 1000mm, com uma Barlow de 2X terás 2000mm de distancia focal.
Em termos práticos , uma Barlow faz com que tenhas o dobro de oculares, ou seja, se tiveres duas oculares , por exemplo de 20mm e 30mm, com a adição da Barlow vais ter também ( se for de 2 X ) mais duas, de 10mm e de 15mm, percebes? Em vez de teres duas ampliações, vais ter 4. E quanto mais oculares tiveres, mais diferentes ampliações terás.O truque é não comprar oculares que com a Barlow se fique com as mesmas ampliações, por exemplo, ter uma de 20 mm e uma Barlow de 2X, não se compra uma de 10mm, porque é exatamente o resultado da de 20+ a Barlow, entendes?
Agora vamos à parte de que não se gosta: um telescópio tem limites práticos , não teóricos, porque na teoria, podem ampliar infinitamente; na pratica não, e este que compraste tem um limite pratico de   180/200x    , que podes calcular com esta formula: se o telescópio tiver a medida do diâmetro em milímetros, então multiplicas por 2,5X , no máximo; se o telescópio tiver a media da lente ou espelho em polegadas ( " ) então multiplicas por 50 ou 60 X , no máximo também. O que convém saber é que ultrapassando estes valores, a observação de qualquer objecto fica tão escura, que não se consegue ver nada de jeito.
A Barlow coloca-se entre o porta-oculares e a própria ocular, mas eu não te aconselhava comprares uma para o teu telescópio , porque o tamanho das oculares que utiliza, 0,965", é bastante pequeno, e vai te tornar a observação mais difícil, porque o campo de visão vai se tornar demasiado pequeno.
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só dizer,
Um abraço ;)

Ps: fica um link de uma Barlow, para teres uma idéia de como são:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p923_Tele-Vue-PMT2513---2-5x-Powermate-Barlow-1-25-.html
« Última modificação: Abril 29, 2012, 03:48:05 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Montagem 76700
« Responder #1 em: Abril 26, 2012, 08:11:15 pm »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Montagem 76700
« Responder #2 em: Abril 27, 2012, 01:22:38 am »
O que o nosso amigo Emanuel disse é verdade e está tudo bem explicadinho. Mas tenho que fazer este reparo. Foi de certeza um lapso do Emanuel, pois trocou os resultados da barlow:

Em termos práticos , uma Barlow faz com que tenhas o dobro de oculares, ou seja, se tiveres duas oculares , por exemplo de 10 mm e 15 mm, com a adição da Barlow vais ter também ( se for de 2 X ) mais duas, de 20 mm e de 30 mm, percebes?


Com 2 oculares de 20 e 30mm, mais a adição da barlow, é que ficas com "mais duas" de 10 e de 15mm. Do resto, 5 estrelas!!!!  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem 76700
« Responder #3 em: Abril 27, 2012, 09:09:17 pm »
Ah ah ah ah ,mas que ganda maçarico que eu sou!  ;D
Claro que é ao contrário, com a Barlow de 2X, se tiveres uma de 20mm e  outra de 30mm, ficas com mais duas de 10mm e 15mm.
Obrigado pelo reparo Waldju, vou já corrigir antes que mais alguém veja..... ;D
Um abraço  8)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Montagem 76700
« Responder #3 em: Abril 27, 2012, 09:09:17 pm »