Autor Tópico: Várias astrofotografias  (Lida 2728 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Várias astrofotografias
« em: Março 06, 2012, 11:30:42 pm »
Boa noite pessoal!

Decidi partilhar com vocês algumas fotos que fiz nos últimos tempos.

Foram todas "apanhadas" com um Meade LXD 55 SN 8'' e processadas no Registax e Photoshop.

Espero que gostem  ;)

--------------------------------------
Júpiter. A primeira vez que consegui apanhar a mancha vermelha! Phillips SPC900 com barlow 2X.



Júpiter e as suas luas. Esta imagem resulta da sobreposição de duas fotos (obtidas a partir de 2 vídeos). Da esquerda para a direita temos : Gamymedes, Europa, Jupiter e Callisto. IO estava escondida atrás do gigante gasoso. SPC900 em foco primário.



Vénus. Esta foi tirada há um ano e tal. SPC 900 e Barlow 2x.



Vénus. Esta, bem mais recente, foi conseguida também com a SPC900 e barlow 2X.



SOL.  Filtro baader e Canon 1000D. Adicionei-lhe a cor no Photoshop. São visíveis 3 manchas solares, uma à esquerda e duas à direita.



 Um crop das duas manchas solares mais à direita.



LUA. As Luas que se seguem foram fotografadas a semana passada.

 Canon 550D em foco primário.



Canon 550D com barlow 2x




Debaixo para cima temos: Ptolemaeus, Alphonsus e Arzachel.  SPC 900 com barlow 3x




Ao centro Eristothenes, com os montes Apenninus. SPC900 com barlow 2x




Pavimento em mau estado  ;D  .  SPC 900 com barlow 2x



M 42. e M 45. Resultado de uma só foto (em cada uma) com Canon 1000D, sem flats nem darks etc. Foram feitas no meio da cidade de Viseu com bastante poluição luminosa. Sairam cor de laranja, mas andei a ler uns tutoriais de Photoshop em como reduzir a poluição luminosa e deu isto. Perdem-se muitos detalhes mas é melhor que nada  :P  Foram também as minhas primeiras fotos de céu profundo!




Gostava de ter feito mais tempo de exposição, mas a PL da zona não permitiu!




E é isto!!  Espero voltar com mais "fotões recolhidos" (principalmente de céu profundo), como diz o meu amigo Cristóvão Cunha, que me ajudou nestas conquistas  ;)


Cumprimentos a todos e boas observações  :D





David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Várias astrofotografias
« Responder #1 em: Março 07, 2012, 10:22:17 am »
Boas David!

Está um belo conjunto de fotografias! É pra continuar mesmo, apesar das limitações! Nas de ceú profundo, tenta fazer mais fotos para usares a técnica do "stack" que vai permitir puxares mais um pouco por elas.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Várias astrofotografias
« Responder #1 em: Março 07, 2012, 10:22:17 am »

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Várias astrofotografias
« Responder #2 em: Março 07, 2012, 03:15:10 pm »
Que espetáculo. Um gajo distrai-se um pouco e já ninguém o pára. Muitos parabens. Estão brutais. E estás a "começar".
Ele falou de mim mas não tive mérito nenhum. :)

Continua a partilhar.
Well done...

Cristóvão
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Várias astrofotografias
« Responder #3 em: Março 07, 2012, 04:02:41 pm »
Ena, tanta coisa boa e variada! Gosto em especial do primeiro Júpiter, dos Montes Apenninus, e das estradas portuguesas em mau estado ;)
Para o céu profundo, é o que o Nelson diz.. Com mais fotografias pode-se tentar ir buscar mais detalhes à zona que está sempre "quase preta". Até certo ponto, claro, enquanto as exposições da câmara deixarem.. A M45 fica a perder de só se estar a ver as zonas mais brilhantes..
Mas isso, com mais tempo de exposição (Sem sobre-expor a M42), juntando imagens em cima umas das outras, e "puxando" pelas zonas escuras, começa a ficar interessante :) Depois aí é que se começa a descobrir a necessidade dos tais Flats e Darks. Até lá, é ir "puxando" por elas ;)
Fil.
GOAAA

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Várias astrofotografias
« Responder #4 em: Março 08, 2012, 12:30:52 am »
Muito bom David!!!
Uma boa coleção com excelentes captações.

Keep going  8)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Várias astrofotografias
« Responder #5 em: Março 08, 2012, 12:21:24 pm »
Obrigado a todos  ;)  Quero ver se me dedico aos céu profundo, mas o facto de estar por LX aos dias de semana (sem o telescópio) e aos fim de semana estar em Viseu no meio da cidade cheia de luz, não me dá muito tempo para me dedicar a isso. Mas prometo que vou tentar e deixar aqui os resultados.

Cumps
David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Re: Várias astrofotografias
« Responder #5 em: Março 08, 2012, 12:21:24 pm »