Autor Tópico: Palestra "Conhecer o Céu da PRIMAVERA", por Guilherme de Almeida  (Lida 2434 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Como conhecer o céu nocturno — O Céu da Primavera"
NOVA PALESTRA DE GUILHERME DE ALMEIDA 

 
No próximo dia 30 de MARÇO (uma sexta-feira), pelas 21:30, Guilherme de Almeida fará uma palestra especialmente dedicada ao reconhecimento do céu da Primavera, no Planetário Gulbenkian (Lisboa).
É totalmente diferente das sessões habituais do Planetário. Não é uma repetição da palestra anterior, que foi referente ao céu de Inverno. A entrada é livre (grátis) e estão desde já todos(as) convidados(as) a comparecer. Se lhe interessar, anote na sua agenda.
 
Admiram a beleza e imponência de um céu estrelado?
Gostariam de aprender a reconhecer estrelas e constelações?
Pensam que é muito difícil fazer essa aprendizagem?
 
A palestra começa mesmo às 21:30 e é feita a convite da Direcção do Planetário Gulbenkian, contando com a presença de membros da Associação Nacional de Cruzeiros  (ANC). O conteúdo da palestra vai indicado seguidamente.
 
TÍTULO E RESUMO DA PALESTRA
 
Título: "Como conhecer o céu nocturno — O Céu da Primavera".
 
Resumo:
Quem é que nunca desejou saber identificar uma estrela, ou reconhecer uma constelação no céu? Ou localizar a constelação cujo nome está associado ao seu signo pessoal, por exemplo: Virgem, Leão, Caranguejo, Gémeos? Contrariamente ao que possa parecer, estas identificações são simples e acessíveis desde que seja seguida a técnica própria, fácil de aprender. A curva de progressão desta aprendizagem é rápida.
 
A palestra é constituída por duas partes:
1. Abordagem breve das técnicas e procedimentos, recomendações e métodos de identificação.
2. Aplicação prática ao céu de Inverno, com exemplificação, dos métodos e procedimentos referidos, utilizando o magnífico céu que o Planetário permite reproduzir.
 
Na  palestra serão abordadas algumas lendas sobre constelações, assim como a sistematização do céu ao longo dos tempos e  algumas vantagens práticas associadas a esse conhecimento.
 
As técnicas acima referidas serão mostradas e aplicadas relativamente ao céu desta estação do ano. A palestra incluirá ainda diferentes métodos de orientação, assim como alguns conceitos úteis sobre o céu nocturno e a sua observação.  Haverá oportunidade para que todos os interessados possam colocar perguntas ou esclarecer dúvidas.
 
Destinatários: todas as pessoas que sempre sonharam conhecer o céu nocturno e identificar estrelas e constelações com eficácia e segurança. Ou que desejam ampliar esses conhecimentos.
 
Duração aproximada: 45-55 min.
 
Identificação do local: o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva fica em Belém, em frente do Centro Cultural de Belém.
 
Há lugar para 330 pessoas confortavelmente sentadas.
Anote na sua agenda. Aguardamos a sua presença e dos seus amigos, seja por curiosidade pessoal ou por interesse profissional.
 
Guilherme de Almeida
Guilherme de Almeida