Astronomia > Binóculos

Ajuda com Binóculos

(1/4) > >>

pipiland:
Boa tarde a todos,

O meu nome è Filipe, tenho 30 anos e moro na Amadora, e tenho uma dúvida que muitas vezes é aqui colocada.

Tendo em conta que sou um perfeito leigo na observação astronomica, mas um profundo apaixonado pelo espaço, gostaria que me indicassem neste momento qual os binoculos mais indicados para inicar a observação do "céu", e que por sua vez já me permitam ir um pouco mais além, aquando do adquirir de alguma experiência.

Obrigado pela vossa ajuda.

waldju:
Olá Filipe e sê bem vindo ao fórum.

O mundo das observações noturnas não são meras "olhadelas" pró céu, mas ler e interpretar o que estamos a observar. É quase como olhar para um mapa e saber onde ficam os países e cidades...

Para isso aconselho-te a comprar o livro "Roteiro do Céu" de Guilherme de Almeida e uns binóculos. Dependesdo que pretende, acho que deverá optar por uns 7X50 ou uns 10X50. O 1º número indica a ampliação (nos exemplos que indiquei, um amplia 7 e o outro 10 vezes), o 2º número indica o diâmetro de cada objetiva (ambos têm"abertura" de 50mm).

Tanto um como o outro são leves o suficiente para se conseguir aguentar na mão algum tempo a observar sem tremores e cansaço. E como não têm grandes ampliações, temos um campo de visão mais alargado e sente-se menos os tremores.

Uma coisa que também é importante é o sistema que usam. Os mais aconsehados devem ter sistema de porro e Bak4 (para uma maior nitidez).

Eu tenho uns binóculos 10X50 (porro e Bak4) e é fantástico observar por eles, pois a visão binocular é mais confortável que a de um telescópio e o "wide field" que vemos por eles é muito bom!!!

pipiland:
Muito obrigado pela ajuda.

Dentro das carateristica dos binóculos que indicastes, consegues me indicar alguns em concreto? Relativamente ao livro, também ja tinha dado conta que para poder observar melhor o "céu" não basta olhar para cima, temos que o conhecer.

O meu objetivo é ganhar conhecimento, para mais tarde poder comprar um telescópio, e ir por ai fora.

waldju:
Como sou adepto de ter alguma ampliação, pendo mais para uns 10X50.
O ideal seriam uns dest tipo:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1406_TS-10x50-WP-Porro-binoculars---wide-angle---Nitrogen---Outdoor.html

Mas existe algo mais em conta (claro que a qualidade também baixa):

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1408_10x50-Porro-Binoculars---LE-Series---Wide-Angle---All-Purpose.html

Mais uma coisa, se o objetivo é observação noturna, não escolha binóculos com zoom. Dão imagens mais escuras, são mais pesados e têm um campo de visão mais estreito. Eu tenho uns e tive que comprar os 10X50, pois não gostei!

pipiland:
obrigado pela ajuda, vou investigar o que existe no mercado.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa