Autor Tópico: Maquina fotográfica digital  (Lida 5856 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Maquina fotográfica digital
« em: Fevereiro 06, 2012, 04:54:48 pm »
Boas! :)
Tenho que comprar uma maquina fotográfica para o meu dia a dia, mas queria saber se também posso aprovei-tala para a astronomia, o que queria perguntar era se a maquina da para por em exposição? ???
Esta e a maquina :
 http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04745881&oid=&c=
vza

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2012, 05:33:38 pm »
Olá João,

Se o tamanho da máquina não for um impedimento, opta antes por uma DSLR... Falando das DSLR's mais comuns no mercado, Nikon e Canon, escolheria uma Canon. Não tenho nada contra a Nikon e sei que é uma máquina superior em alguns tipos de fotografia (pelo menos é o que o pessoal das Nikons diz ;D), mas visto que queres usá-la também para astrofotografia e sabendo que a quantidade de software que existe para controlar uma Canon é muito superior, penso que a Canon seria uma melhor escolha. Também existem outras escolhas em DSLR's, tais como Samsung, Sony, Olympus, etc, mas penso que nestas o software ainda é em menor quantidade (se é que existe).
Haverão vozes que se vão levantar a dizer que não é preciso software nenhum para se fazer astrofotografia, ou o software existente de processamento das imagens provenientes de qualquer uma delas existe, e lê ficheiros Canon/Nikon/etc... Totalmente verdade!... Mas, quando digo controlar é mesmo controlar, isto é, ligares-a ao PC via USB e controlares tempo de exposição, ISO, mandar disparar, fazer planos de captura, etc, etc, tudo isto sem sequer tocar na máquina (excepto para ligá-la, desligá-la e pouco mais). Máquinas mais antigas têm controlo parcial através do PC, mas a partir da 350D já quase todas elas funcionam muito bem e com integração quase total.
Por exemplo... se tivesse um focador electrico, nem precisava de mexer no telescópio (isto dito de uma maneira muito simplista), porque consigo fazer tudo através do PC. Como a focagem ainda é "à lá páta", tudo o q tenho q fazer é activar o "liveview" directamente no PC e ir focando até que fique como quero. ;)
As DSLR's também têm a vantagem de utilizarem objectivas intermutáveis, que se podem trocar, e assim ajustas a objectiva ao teu objectivo de trabalho também.

Boa escolhas! :)
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2012, 05:33:38 pm »

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #2 em: Fevereiro 06, 2012, 10:15:04 pm »
Sim a minha ideia e fazer fotografia com este adapator:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p755_Microstage---fixes-cameras-easily---solid-to-eyepieces.html
Estou a fazer um em aluminio :)
Ja agora que software dizes que da para controlar a maquina atrves do pc ? por exemplo para a Nikon ou e universal .
Quanto a escolha vou continuar com a minha escolha nao so por ter as caractristicas que quero como tambem pelo baixo orçamento que tenho  :-\
vza

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2012, 02:23:59 am »
Fazer fotografia afocal é bem mais difícil do que parece...
Um simples tremor (por exemplo, ao carregar no butão para disparar a camera) e a foto vai à vida  >:(
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2012, 08:12:22 am »
Sim por isso queria saber como e que trabalha esse tal software para controlar a camara :)
vza

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #5 em: Fevereiro 07, 2012, 09:55:21 am »
Fazer fotografia afocal é bem mais difícil do que parece...
Um simples tremor (por exemplo, ao carregar no butão para disparar a camera) e a foto vai à vida  >:(
Isso evita-se usando o temporizador da máquina.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2012, 09:57:00 am »
Sim por isso queria saber como e que trabalha esse tal software para controlar a camara :)
Existem vários, só pra Canon basicamente. O APT (http://www.ideiki.com/astro/) é um bom exemplo e é o que eu uso actualmente, mas existem outros.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #7 em: Fevereiro 07, 2012, 11:32:50 am »
Fazer fotografia afocal é bem mais difícil do que parece...
Um simples tremor (por exemplo, ao carregar no butão para disparar a camera) e a foto vai à vida  >:(
Isso evita-se usando o temporizador da máquina.

Sim, mas por vezes faz-se força excessiva e descentra o que desejamos fotografar.
Como na fotografia afocal, o centro de gravidade altera-se (acopulamos um "objecto extra" que vai fazer com que ganhe peso na expremidade do OTA) e com as DSLR não acontece tanto, pois está mais próximo do centro de gravidade da montagem.
Se repararmos bem, o peso de diagonal, ocular, adaptador e digital não deve ser muito diferente do de uma DSLR e o conjunto fica bem longe do centro de gravidade, quando alinhamos o peso antes de fazermos a observação.

Eu tenho um adaptador para afocal e 2 digitais diferentes (nenhuma DSLR) e ainda não consegui fazer fotos em condições.  ???
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #8 em: Fevereiro 07, 2012, 07:42:22 pm »
Bom mas concluindo eu consigo por este tipo de maquina em exposiçao? ???
vza

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #9 em: Fevereiro 08, 2012, 09:59:39 am »
Concluindo: Esse modelo em particular não tem possibilidade de regulares o tempo de exposição e fica dependente do tipo de fotografia que queres tirar seleccionando para isso um dos vários modos disponíveis. No modo de fotografia "fireworks" conseguirás no máximo 4 segundos de exposição.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #10 em: Fevereiro 08, 2012, 01:44:32 pm »
Pois tou a ver :( obrigado
vza

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #11 em: Fevereiro 08, 2012, 07:19:21 pm »
Soube hoje que há uma espécie de controlo remoto, que da para controlar o tempo de exposição numa maquina DSLR.
Aquilo era tipo um comando com uma ficha que ligava á maquina será que também poderá haver para este tipo de maquinas?  ??? se for da mesma marca deve dar :)
vza

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #12 em: Fevereiro 09, 2012, 09:53:40 am »
Podes procurar, mas duvido muito. Conheço esses controladores de que falas, mas nunca vi nenhum que não fosse para DSLR. O fabricante não dá essa possibilidade em máquinas compactas geralmente de preço mais acessível para não encarecer o produto, porque as pessoas iriam questionar-se pra que é que serviria, e, longa exposição nesse tipo de máquina costuma ter uma qualidade de imagem pouco aceitável - Simplesmente não foram desenhadas com isso em mente.
Porém, e como exemplo, deixo-te uma pequena foto que fiz à muito tempo com a minha compacta Nikon Coolpix 3100. Foram somadas 27 imagens cada uma de 4 segundos de duração.
http://www.astrosurf.com/nviegas/images/cometas/c2004q2_07012005-2243_fullres.jpg

Boa sorte...
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Joao Correia

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +2/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #13 em: Fevereiro 09, 2012, 02:10:01 pm »
Sim isso era capaz de resolver o problema como fazes para juntar as images? ???
vza

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #14 em: Fevereiro 10, 2012, 10:42:18 am »
Neste caso em particular e como eu era muito verde no assunto, fiz o alinhamento à mão num qualquer programa de edição de imagens (Photoshop, Paintshop, etc) - Desde que tenha a funcionalidade de layers com transparência (para que possas comparar a última foto com a seguinte) faz-se... Actualmente tens muitos softwares que fazem isso automaticamente. Um exemplo disso é o DeepSky Stacker, IRIS, Nebulosity, etc, etc...
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Maquina fotográfica digital
« Responder #14 em: Fevereiro 10, 2012, 10:42:18 am »