Autor Tópico: pequeno ponto estático a piscar  (Lida 5948 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline davidsilvabvl

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
pequeno ponto estático a piscar
« em: Junho 19, 2012, 12:37:57 pm »
Boas, no passado dia 16 estava observando o ceu estrelado em Lagoa - Algarve. numa observação generica do ceu, deparei-me com um objecto estranho na minha ocular. o telescopio estava apontado um pouco à esquerda de saturno por volta das 22h, quando de repente pareceu-me ver um pequeno ponto a piscar apenas uma vez, fiquei um pouco na duvida, teria sido os meus olhos ou será que vi mesmo??
sai da posição e voltei a ela para confirmar se não era algum erro! mas não! 30 segundos depois voltou a piscar. e assim sucessivamente durante mais de 2h, estático no ceu, umas vezes piscava com mais intensidade, ou por mais tempo.. achei mt estranho.. que poderá ser? existem satelites estaticos no ceu que não estão em orbita terreste?? e porque pisca?? de certo que estava fora da orbita terreste.. mas piscar, tão sincrono, luz intensa e praticamente sem se mover nas coordenadas?? alguém sabe o que é???

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: pequeno ponto estático a piscar
« Responder #1 em: Junho 19, 2012, 04:09:47 pm »
Boas! Provavelmente seria um satélite em órbita geoestacionária, ou seja, que se move à mesmo velocidade angular que o planeta e dá a sensação que se encontra parado no céu. O efeito de piscar poderá ser devido à rotação que alguns satélites têm, e que devido a essa rotação, por vezes os painéis solares ou antenas são colocadas em certos ângulos que provocam reflexão da luz solar. A variação da intensidade do brilho provavelmente deve-se ás condições atmosféricas, já que a luz que vem do espaço é perturbada quando esta atravessa o ar.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: pequeno ponto estático a piscar
« Responder #1 em: Junho 19, 2012, 04:09:47 pm »

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: pequeno ponto estático a piscar
« Responder #2 em: Junho 20, 2012, 11:21:03 pm »
À umas semanas vi algo muito semelhante
um ponto brilhante que piscava e parecia brilhar em várias cores (verde azul e vermelho)
Pelo brilho, achei que fosse um Satélite, mas achei estranho, porque não se mexia (ou parecia mexer-se muito lentamente)
Mais tarde fui pesquisar e não era uma estrela ou pelo menos não havia nada mapeado naquela zona.
Não cheguei a confirmar o que era
O objecto que vi estava a Este entre Vega e Altair e era pelo menos tão brilhante como estas duas.

Offline A.P.C.

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: pequeno ponto estático a piscar
« Responder #3 em: Junho 21, 2012, 05:15:56 pm »
Boas!

Para se saber se o que avistamos é um satélite artificial terrestre, ou a ISS, pode-se procurar informação neste site, colocando as coordenadas do local de observação, e assim conseguimos identificar todos os objectos que o Homem tem lá em cima:

http://www.heavens-above.com/

Mas claro, para outros objectos, os que não são terrestres e que não tenho dúvidas que andam por aí, este site não dará óbviamente respostas.
Para se tentar saber mais acerca desses outros objectos sem identificação (por isso se chamam OVNIs, ou seja a sigla para Objectos Voadores Não Identificados) será preciso consultar outros sites, outros Forums, e aí sim, tentar saber se mais alguém também os viu/detectou/observou. Ou deixar apenas o relato do avistamento (mais um entre muitos relatados diáriamente pelo mundo fora).


Cmpts,

A.P.C.



Re: pequeno ponto estático a piscar
« Responder #3 em: Junho 21, 2012, 05:15:56 pm »