Autor Tópico: China lança sementes no espaço para melhorar alimentos.  (Lida 1134 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
China lança sementes no espaço para melhorar alimentos.
« em: Setembro 11, 2006, 03:36:47 pm »
A China lançou um satélite carregado com 215 quilos de sementes e fungos para expô-los a radiações cósmicas e conseguir assim colheitas de frutas e verduras mais fortes e de maior qualidade, informa hoje a agência "Xinhua".

O "Shijian-8" decolou no sábado do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na província norte de Gansu, a bordo do foguete "Long March-2C", e a sua entrada em órbita aconteceu com sucesso.

As duas mil sementes serão expostas a nove tipos diferentes de radiações cósmicas e a micro-gravidade e, quando o satélite retornar à Terra, os dados recolhidos servirão ao Ministério de Agricultura para desenvolver novos cultivos.

Distintas instituições serão as encarregadas de trabalhar com estas sementes para produzir cultivos de alta eficácia e grande qualidade, segundo o centro de Reprodução Espacial da Academia Chinesa de Ciência Agrícola.

A China espera com este tipo de experiência solucionar parte do problema da agricultura no país que, com uma população de mais de 1,3 biliões de pessoas, conta apenas com uma proporção de terra cultiváveis de menos de 14% do seu território.

Esta foi a maior carga de sementes lançada ao espaço desde 1987 e o primeiro satélite enviado para se dedicar especificamente a estes fins.

As autoridades chinesas fizeram testes com sementes desenvolvidas desta forma durante anos, e já conseguiram colheitas de trigo e arroz mais abundantes após exposições no espaço.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Setembro 25, 2006, 06:27:28 pm por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 25, 2006, 06:26:57 pm »
As verduras que começaram a brotar há 15 dias a bordo do satélite chinês "Shijian-8" retornaram hoje à Terra depois que a nave aterrou na manhã de Domingo na província sudoeste de Sichuan, informou a agência oficial "Xinhua".

O "Shijian-8" decolou em 9 de Setembro do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste chinês, com 215 quilos de sementes de hortaliças, frutas, cereais e algodão a bordo, a maior carga deste tipo desde 1987, numa missão destinada exclusivamente à pesquisa agrícola.

Após estarem expostas à radiação cósmica e gravidade zero, os cientistas esperam que estas espécies se transformem e produzam "super frutas e verduras", entre elas a tradicional couve chinesa, para serem transplantadas depois na Terra.

O satélite enviou de sua órbita imagens digitais em câmara lenta sobre a germinação destes vegetais, que foram estudadas com atenção pelo Instituto de Fisiologia Vegetal e Ecologia e o de Ciências Biológicas de Xangai, que dirigem a pesquisa.

Um funcionário do Ministério da Agricultura assinalou que foi solicitado a estes institutos que plantem as sementes em campos elevados para desenvolver estas espécies de "alta qualidade e eficiência".

Trata-se do nono satélite deste tipo que a China envia ao espaço desde 1987, e várias espécies de vegetais passaram por esta experiência desde então.

O país asiático sofre de uma enorme escassez de terras cultiváveis, que representam apenas 14% de seu território e diminuem a cada ano devido à erosão e à utilização deste solo para uso industrial e comercial.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 25, 2006, 06:26:57 pm »