Autor Tópico: Humidade, fungos, etc...  (Lida 3388 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Humidade, fungos, etc...
« em: Dezembro 29, 2011, 12:20:22 pm »
Estou a pensar em comprar um bob nas próximas semanas... mas já estou a pensar no acondicionamento entre observações!

O que pretendo:
* guardar tubo (i.e. proteger contra pequenos acidentes);
* manter a óptica fora do alcance de pó e da humidade;
* evitar os fungos.

A minha dúvida é: faz sentido comprar o 46"x13.5"x18.5" Orion Padded Telescope Case para guardar o dob?

No entanto no tópico Humidade, é referido que "os fungos desenvolvem-se em condições de humidade permanente e falta de circulação do ar. Por isso ter o tubo destapado, evita muita coisa".


Nota: o sitio a onde habito tem problemas de humidade  :-\ .

Gostava de ouvir a vossa opinião.
Obrigado,

Alex.

--



Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Humidade, fungos, etc...
« Responder #1 em: Dezembro 29, 2011, 02:43:53 pm »
Olá alexl,

Guardar o tubo e evitar fungos não é fácil. Porque não investes num pequeno desumidificador? Há alguns modelos que podem funcionar continuamente se conseguires colocar o tubo de saída da recolha de água para algum sitio onde possa escoar. Depois ou o deixas que regule continuamente a humidade ambiente ou usa uma tomada programável para ligá-lo e desligá-lo automaticamente de vez em quando. Eu mantenho o meu tubo Schmidt-Newton ali ao "ar livre" num canto do meu quarto. Não há problemas de humidade por isso tb estou descansado. O pó é inevitável, mas pra isso serve a tampa. Se dizes que o sitio tem problemas de humidade, é melhor melhor mesmo o desumidificador.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Humidade, fungos, etc...
« Responder #1 em: Dezembro 29, 2011, 02:43:53 pm »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Humidade, fungos, etc...
« Responder #2 em: Dezembro 30, 2011, 09:16:08 am »
Olá Nelson,

Por acaso também já tinha pensado num desumidificador apenas para o dob... é a solução mais fácil mas ao mesmo tempo a mais dispendiosa (tanto em termos de dinheiro e de espaço).

Já tenho desumidificador mas uso para divisões mais problemáticas das casa.
Em adição humidade também tenho uns pequenos problemas (3 a 7 anos) que não param quietos principalmente quando existem muitos sobrinhos confinados num pequeno espaço... é como na química: aumentando o número de moléculas num espaço fechado, a pressão e o número de colisões aumenta o que aumenta a energia cinética (i.e. a temperatura). Por analogia, quantas mais crianças maior a temperatura e maior a probabilidade de colisão com o telescópio  ???

Assim, o que achas de deixar o dob a secar/arrefecer/aquecer de um dia para o outro numa divisão com o desumidificador e depois guardar no saco (com silica-gel) até a próxima observação?

Mais uma vez muito obrigado,

Alex.


--




Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Humidade, fungos, etc...
« Responder #3 em: Dezembro 30, 2011, 09:58:26 am »
 :) Se conseguires ires monitorizando a silica-gel periodicamente, provavelmente será suficiente. Mesmo assim, se vires que nao usas o telescópio por algum tempo, tira-o do saco periodicamente e deixa-o exposto ás "moléculas" e ao ar livre por um dia.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Humidade, fungos, etc...
« Responder #3 em: Dezembro 30, 2011, 09:58:26 am »