Autor Tópico: Binoculos Octra 7x50 com fungos  (Lida 6337 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bruno Rebelo

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Binoculos Octra 7x50 com fungos
« em: Novembro 18, 2011, 06:10:58 pm »
Olá pessoal, sou novo aqui, finalmente um fórum onde posso tirar muitas dúvidas!

Estou na fase iniciante da astronomia e pretendo explorar certas coisas com precaução.

Tenho um velho binóculos que era do meu avó e é o Octra 7x50 Coated Lens, sei que não é um grande binóculos mas sim o ideal para a fase iniciante.

A minha duvida é desmontar algumas partes para poder limpar as lentes onde estão fungadas mas não sei bem por onde começar e também saber os cuidados que não sei.  :-\

Agradecia ajuda!

Muito obrigado!

Cumprimentos.   ;)

 

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Binoculos Octra 7x50 com fungos
« Responder #1 em: Novembro 18, 2011, 08:42:02 pm »
Olá Bruno! Antes de tentar responder, sugiro a que passes por este tópico (http://forum.galactica.pt/index.php/topic,10.msg25406.html#msg25406) para nos falares de ti!

Sobre os binóculos, são a melhor maneira de começar. 7*50 significa que "aumentam" sete vezes e que têm 50mm de abertura. Multi coated também é bom sinal. Refere-se às camadas várias (multi) com que as lentes são revestidas para garantirem uma melhor observação, evitando os reflexos desnecessários dos corpos a ser observados. O mesmo acontece com os óculos graduados. Para quem vê TV ou usa PC - quase todos - sugerem que tenham anti-reflexos. Isso nota-se no tom esverdeado ou roxo que se vê nas lentes quando se vêem de perfil.

Sobre a limpeza, tenho uns binóculos provavelmente mais velhos que os do teu avô. De certeza que são fungos nas lentes? São mesmo muitos? Eu pessoalmente preferia não mexer (limpar) os binóculos. A menos que não consigas ver nada com eles ;) O Pó ainda me atrevo a tirar! Os fungos...  :o
A melhor maneira de "limpar" e manter o material num local controlado sem grandes variações de temperatura ou humidade e... montes de saquinhos de silica gel ::)

Um abraço. Espero ter ajudado.
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Re: Binoculos Octra 7x50 com fungos
« Responder #1 em: Novembro 18, 2011, 08:42:02 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Binoculos Octra 7x50 com fungos
« Responder #2 em: Novembro 19, 2011, 04:18:27 pm »
Olá Bruno, tudo bem?
E' como diz o Cristóvão , limpar o pó de lentes e' fácil, mas quando se trata de fungos, as coisas são mais complicadas!
No entanto, se tiveres coragem e um pouco de paciência, tambem se pode resolver o problema: 1-tens que desmontar as lentes dos binóculos, e ao fazê-lo tentar anotar a sequência de desmontagem para depois ser fácil colocar tudo como estava; 2- utilizar produtos apropriados para limpeza de lentes, ou então por exemplo álcool isopropilico embebido num cotonete e limpar com cuidado;
Obviamente que os podes mandar limpar a um nível profissional, mas o serviço pode te ficar caro!
Para te tentar ajudar um pouco mais , vê este vídeo , esta em Ingles, espero que entendas:

http://vimeo.com/12498439

Um abraço  :)

Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Binoculos Octra 7x50 com fungos
« Responder #3 em: Novembro 21, 2011, 10:39:00 am »
Olá Bruno,

Muitos binóculos não são facéis de desmontar, e, se for o caso desse, podes então optar por uma solução de compromisso: Expõe as lentes à luz directa solar por umas largas horas para ver se "matas" o fungo. A radiação ultravioleta tratará disso. Certifica-te e vai sempre monitorizando que a luz solar não incide na lente de tal forma que possa concentrá-la levando a derreter parte do binóculo ou pior ainda começar um incêndio!
Isto poderá evitar que o fungo se propague, mas não fará desaparecer o seu "esqueleto". Se o que restar notar-se na imagem, então terás que tentar limpá-lo como indicaram os colegas; Caso contrário, aproveita e usa-os!

P.S.: Após uma utilização em ambiente mais húmido, NUNCA os guardes no estojo ou coloques as tampas nas lentes. Deixa-o secar bem, ao ar, primeiro. Guardá-los com muito cuidado, mesmo que aparentemente secos, no seu estojo (especialmente feitos de material que não deixe respirar) e depois numa gaveta ou armário por um longo periodo de tempo, é meio caminho andado para a formação de fungos e bolores. Guarda-os com humidade e é garantido que em coisa de poucas semanas tens fungos nas lentes. Isto também é válido para telescópios, oculares, filtros, etc, etc... Claro que isto não quer dizer que tu após uma sessão de observação no exterior não arrumes tudo nas caixinhas e faças o transporte de tudo bem acondicionado para casa. Tens é que destapar tudo e deixar secar depois, já no conforto do lar.  :)
Esporos de fungos e afins estão em TODO o lado. Normalmente não chateiam porque as condições de humidade, temperatura, luminosidade, etc. que necessitam para crescer não se encontram reunidas.
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Binoculos Octra 7x50 com fungos
« Responder #3 em: Novembro 21, 2011, 10:39:00 am »