Autor Tópico: Apresentação  (Lida 3657 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline corvo26

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Apresentação
« em: Outubro 27, 2011, 08:31:59 pm »
Antes de mais,perdoem-me se me estou a apresentar no local errado.
Chamo-me Pedro Valente,tenho 34 anos e vivo em Matosinhos.
Desde muito novo que sou um fascinado pela astronomia,penso que o meu primeiro contacto foi graças ao saudoso Carl Sagan,pois devorei o " Cosmos " de fio a pavio tinha talvez os meus 15 ou 16 anos.
O meu interesse sempre foi conseguir saber mais e poder olhar " lá para fora ",e por isso pretendo iniciar-me neste para mim,novo mundo.
Devo acrescentar que sou um nabo no que toca a telescópios,pois nunca tive nenhum,mas pretendo a muito curto prazo adquirir um que me permita iniciar-me neste meio.
Para além da observação,gostaria de aprender a fazer fotografia,e talvez a ligar o telescópio ao portátil para observação e captura de imagem.
Já ando a ver alguns telescópios para me iniciar,mas espero contar com a vossa colaboração para me guiarem nesta oddiseia.estive a ver um Seben Star-Sheriff 1000-114 Reflector,e um NIPON 300x70 Rich Field Refractor,mas como não percebo nada,vou tentar informar-me melhor.
Desculpem este longo testamento,mas é a minha primeira vez......
Um abraço,

Pedro Valente

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: Apresentação
« Responder #1 em: Outubro 27, 2011, 11:24:02 pm »
Olá Pedro! Bem-vindo ao fórum! Se precisas aprender, este é o lugar certo! Ninguém é novo demais que não tenha a ensinar, nem ninguém é velho demais que não tenha a aprender.
Quanto ao "perceber" de telescópios, é algo que se adquire com o tempo! Sem pressas! Sobre o telescópio a comprar, posso sugerir as três lojas portuguesas: http://www.galactica.pt/ http://www.bs-astro.com/ e http://astrofoto.com.pt/
As marcas
Seben Star-Sheriff 1000-114 Reflector,e um NIPON 300x70 Rich Field Refractor
a mim não me dizem nada!
Desaconselha-se de todo a compra de telescópios em grandes superfícies tipo jumbo! Não têm qualidade os telescópios e serão, seguramente uma desilusão, e pouco depois teremos que gastar mais dinheiro em telescópios de qualidade.
Sobre o telescópio a comprar, normalmente, diz quem sabe, o melhor telescópio que se pode comprar para começar são uns binóculos :) São leves, pequenos, portáteis, baratos (normalmente) e conseguimos ver muitíssimas coisas com eles. Para começar, sabendo-se pouco, não aconselho um telescópio dobsoniano como costumam sugerir. Não é por serem caros ou maus. Não são nem uma coisa nem outra, mas ampliam bastante os objectos e acabamos por não saber bem onde ficam, ou passam despercebidos objectos do céu profundo ali ao lado. Além do mais para usar um convém saber para onde apontar e convém ainda estar familiarizado com a colimação, sobretudo se se mexe muito com ele. Muito pessoalmente sugiro uns binóculos 7*50 e um livro com mapas do céu, um roteiro. Depois de começar a conhecer bem o céu com essas duas ferramentas, tendo em conta a conta bancária e os motivos de interesse, poder-se-á ir às compras "a sério" :) Algo a não pôr de parte é participar num encontro de astrónomos por aí e uma vez lá, experimentar os tipos de telescópio, montagens, oculares, e depois decidir! O tempo sempre foi bom conselheiro by the way.

Querendo ir já às compras, algo que é preciso saber: como acontece nos carros, há as grandes máquinas e as outras! Todas nos levam ao mesmo sítio, mas umas são mais rápidas, outras mais lentas, umas mais giras, outras mais toscas!
Na astronomia e material astro também!Isso reflecte-se na qualidade do material, acabamento, prestações e no preço.

Marcas boas de material astro equivalente à VW, Renault, Citroën - Skywatcher, Orion, Bresser, Celestron, Meade...
Marcas tipo Mercedes, BMW, etc: William Optics, Astrotech, Vixen, ...
E depois os Ferraris e Bugatti ;) Takahashi, Pentax, Televue!

Claro que todas as marcas têm melhor e pior, sendo da mesma marca, mas grosso modo, e de uma maneira pobre, as coisas poderiam dividir-se assim! Claro que há muito mais marcas, mas falei apenas das mais vulgares!

Alguma duvida é só perguntar :)

Um abraço! Cristóvão
« Última modificação: Outubro 28, 2011, 01:44:29 am por cscunha1984 »
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Re: Apresentação
« Responder #1 em: Outubro 27, 2011, 11:24:02 pm »

Offline corvo26

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #2 em: Outubro 28, 2011, 05:40:31 pm »
Cristóvão,antes de mais,obrigado pela explicação.Na verdade,antes de mais nada,vou tentar ler o mais possível,tanto aqui no fórum,como noutrs fontes.
Quanto aos telescópios que referi anteriormente,pois tambem não conheço,mas posso deixar aqui as especificações de cada um e assim se calhar já será mais fácil dar uma opinião.

Seben Star-Sheriff 1000-114 Reflector Telescope + Motor Drive M2:

    Aperture: 114mm
    Focal Length: 1000mm (catadioptric system)
    Faintest discernable stars: 12.8M! (over 2,250,00 Stars visible!!!)
    Dawes Limit: 1.21 arc-seconds
    Focal Ratio: f/9
    Eyepieces: 31.7mm (1.25“)
    Magnification normal: SR4mm/250x, H6mm/167x, H12.5mm/80x, H20mm/50x
    Magnification with Barlow-Lens: SR4mm/500x, H6mm/334x, H12.5mm/160x, H20mm/100x
    Mount: equatorial mount
    Weight: 11kg
    Extendable for astrophotography, usage of filters, etc. because of the 31.7mm (1.25“) accessory sockets


1x Eyepiece 31.7mm (1.25“) H20
1x Eyepiece 31.7mm (1.25“) H12.5
1x Eyepiece 31.7mm (1.25“) H6
1x Eyepiece 31.7mm (1.25“) SR4
1x 1.5x Erecting Eyepiece 31.7mm (1.25“)
1x Moon Filter 31.7mm (1.25“)
1x Barlow-Lens 31.7mm (1.25“)
1x Finder Scope 5x24
1x Equatorial Mount
1x Sturdy, vertically adjustable aluminium tripod
1x motor drive


NIPON 300x70 Rich-Field Refractor Scope

Optical System: Terrestrial Refractor
Fully multi-coated optics for excellent image contrast and light transmission.
Focal Length: 300mm
Objective Lens Diameter: 70mm
Eyepieces (2 eyepieces: H20mm, H6mm. 24.5mm (0.965") fitting).
Barlow Lens: 3x
Erecting eyepiece: 1.5x
Diagonal mirror: You get a terrestrially correct image as in binoculars, not an upside down image.
Magnification range:  15x - 338x (8 magnification levels in combination: 15x, 23x, 45x, 68x, 75x, 113x, 225x, 338x).
Rich/wide field of view.
Close focus distance: approx. 3m.
Finder scope: 5x24 (5x magnification, 24mm lens diameter)
Main scope body length: 31cm (excluding eyepiece)
Weight of the scope: 650g (1.43 lb.)
Colour: White.
One table tripod included in this package.
Overall size of the box: 46cm(L) x 22cm(W) x 11cm(H)
Quick to set up and easy to use.
Also includes: User Manual, lens cap.


Obrigado,e um abraço:

Pedro Valente

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #3 em: Outubro 28, 2011, 06:31:42 pm »
Olá Pedro, bem vindo ao fórum!
Faço minhas as palavras do Cristóvão , nao compres nenhum deles!
Existem boas dicas para evitar este tipo de telescópio, uma delas e' quando publicitam ampliações, um boa marca de telescópio nunca faz publicidade 'a ampliação do seu telescópio, como e' o caso do Nippon, 300X num telescópio de 70mm de diâmetro, simplesmente nao e' possível !
Depois uma boa maneira , e' através dos acessórios incluídos: as oculares, por exemplo, são do tipo H ( hyugens ) e SR ( super ramsden ); são do mais rasco e barato que existe, ou seja, acompanham os telescópios mais baratos e fracos, alem de serem construídas em plástico;
Uma outra maneira e' ver o tipo de porta-oculares incluído : se for de diâmetro 0,965", e' a medida mais pequena que só e' utilizada nos telescópios mais baratos e que fazem com que a observação de objectos, principalmente com ampliações mais altas seja muito desconfortável !
Mais uma dica, se e' uma marca de telescópio desconhecida, como esta Nippon , que eu pelo menos, desconhecia, nao se deve comprar!
Mas o melhor e' mesmo pedir informações a quem sabe, se puder, ir a um encontro de astronomia, e pesquisar em bons fóruns da especialidade.
Um abraço  :D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline corvo26

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #4 em: Outubro 28, 2011, 06:42:10 pm »
Boa tarde Emanuel,antes de mais,muito obrigado pelas boas vindas,assim como pelas dicas.
Estou a ver que ainda vou ter mesmo muito que ler.Ficar mais ou menos por dentro do tipo de telescópios,tipo de abertura,ampliação,etc.
Mas uma caminhada é assim mesmo,custa é começar.......
Já agora,e desculpem estar a ser um pouco melga neste meu início,existe alguma página on-line ou livro que me possa iniciar na leitura do céu?Ou seja ,começar a olhar para o céu e saber onde procurar determinado corpo estelar ou planeta?
Mais uma vez agradeço a paciência em me responder às mais que muitas questões.
Um abraço,

Pedro Valente.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #5 em: Outubro 28, 2011, 10:05:54 pm »
Ora essa, e' um prazer poder ajudar!
Livros tens alguns, um que eu recomendo e' "introdução 'a astronomia e 'as observações astronómicas" de Guilherme de Almeida e Máximo Ferreira.
A nível de software eu recomendo vivamente o Stellarium, que funciona em tempo real e e' muito fácil de utilizar: www.Stellarium.Org
 ;)
« Última modificação: Outubro 29, 2011, 06:11:43 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline corvo26

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #6 em: Outubro 29, 2011, 02:28:50 pm »
Muito obrigado...............

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #7 em: Outubro 29, 2011, 06:11:16 pm »
Ahhhhh, desculpa, acabo de corrigir o link do Stellarium, nao e' .com , mas . Org. ,!!!
 ;D
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Apresentação
« Responder #7 em: Outubro 29, 2011, 06:11:16 pm »