Autor Tópico: Atlantis decola em missão de 11 dias  (Lida 920 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Atlantis decola em missão de 11 dias
« em: Setembro 09, 2006, 07:09:37 pm »
O vaivém espacial Atlantis partiu hoje do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), para a Estação Espacial Internacional (ISS), em missão que deve durar 11 dias.

Poucos minutos antes do lançamento, um dos técnicos na mesa de controle da missão informou à tripulação que a sua "longa espera havia terminado".

"Foram quase quatro anos e uma quantidade enorme de trabalho de milhares de pessoas", respondeu da nave o comandante da tripulação, Brent Jett.

"Estamos confiantes nas próximas semanas. A Nasa vai mostrar à nação e aos nossos amigos que valeu a pena esperar (para retomar a construção da ISS) e estamos preparados para trabalhar", acrescentou.

8 minutos depois do lançamento, o tanque externo de combustível separou-se do Atlantis e a nave, segundo informou a Nasa, já se encontra em órbita.

O céu na região do centro espacial estava limpo e as condições meteorológicas não impediram a decolagem, como em ocasiões anteriores.

Após três tentativas, a nave partiu em direção à ISS com a previsão de realizar três caminhadas espaciais.

A queda de um raio na zona de lançamento em consequência da tempestade tropical "Ernesto" forçou, na semana passada, o adiamento da decolagem.

Na quarta-feira, a Nasa detectou o primeiro dos problemas técnicos numa das três células geradoras de eletricidade, e ontem, durante a contagem regressiva para a decolagem, foi descoberta uma falha nos sensores de combustível do tanque externo.

A missão STS-115 do Atlantis é dirigida pelo comandante Brent Jett, seguido pelo piloto Christopher Ferguson e pelos especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank e Steven G. MacLean, da Agência Espacial do Canadá.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Atlantis decola em missão de 11 dias
« em: Setembro 09, 2006, 07:09:37 pm »