Autor Tópico: Estrela anã branca explode perto da Terra  (Lida 2735 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline kouto Higis

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Estrela anã branca explode perto da Terra
« em: Agosto 29, 2011, 07:05:30 pm »
Dentro de uma semana será possível observar o brilho da supernova apenas com binóculos

Supernova encontra-se na M101, conhecida como Galáxia do Catavento (Créditos: BJ Fulton, LCOGT; Peter Nugent; Palomar Transient Factory)O telescópio do Observatório do Monte Palomar, em San Diego (Califórnia), captou o início da transformação de uma estrela em supernova. O brilho desta supernova, de tipo Ia, está a aumentar a cada minuto. Devido à sua proximidade com a Terra,  a supernova poderá ser vista através de uns bons binóculos daqui a  uma semana ou dez dias, estimam os investigadores.

Os computadores que analisam os dados do telescópio identificaram o fenómeno no dia 24 de Agosto e difundiram-no pela rede mundial de observatórios. O primeiro cientista a observar a PTF 11kly foi Peter Nugent, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. A supernova encontra-se na M101, conhecida como Galáxia do Catavento, que se encontra “apenas” a 25 milhões de anos-luz de distância.

Estas explosões ocorrem quando uma estrela muito massiva queimou todo o hidrogénio (combustível) e o seu forno de fusão nuclear interno já não consegue conter a pressão da gravidade da própria estrela. O corpo entra em colapso desencadeando a explosão que chega a adquirir um brilho superior a toda a galáxia onde se encontra.
O investigador Mark Sullivan, da Universidade de Oxford, lidera uma das primeiras equipas que começou a seguir a evolução da supernova. Explica que estas supernovas tipo Ia são utilizadas para medir a expansão do Universo. Observar uma tão perto permite estudá-la detalhadamente como nunca foi feito.

Captar esta supernova nas suas primeiras horas é importante para os astrónomos pois permite não só ficar a conhecer a sua evolução como observar fragmentos da estrela que explodiu. Isto pode dar pistas para resolver o mistério da origem destas supernovas que têm intrigado os cientistas há várias décadas.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/

Offline el-viriato

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Estrela anã branca explode perto da Terra
« Responder #1 em: Agosto 30, 2011, 09:38:35 pm »
será que com um 7x50, dá para ver isso? Já ando a uns tempos para comprar um melhor, mas fica sempre para amanha  :(

Re: Estrela anã branca explode perto da Terra
« Responder #1 em: Agosto 30, 2011, 09:38:35 pm »