Astronomia > Montagens

montagem equatorial - o inicio

(1/3) > >>

poiou123:
Gostaria que me explicassem como se aponta uma montagem equatorial, que na net o que há é um pouco confuso.
Uso o stellarium e no que tive a tentar procurar na net as coordenadas equatoriais têm declinação (DEC) e ascensão recta (AR/RA). Nostellarium, nas coordenadas de um astro aparecem AR/DEC (j2000) e RA/DE (data).
Gostaria também de saber quais destas: AR/DEC (j2000) e RA/DE (data), devo escolher para apontar a montagem.

Desculpem a pergunta, mas estou a começar, e as dúvidas sao muitas.

Obrigado

Astrolupa:
Olá!

Olha, não leves a mal mas acho que ninguém aqui no fórum vai estar com disposição de como fazer isso por alguns motivos que passo a enumerar:

1º - É complicado explicar por palavras e a descrição pode tornar-se extensa.
2º - Procura no fórum que este assunto já foi abordado muitas vezes e de certeza de já que há boa informação, como por exemplo neste tópico aqui: http://forum.galactica.pt/index.php/topic,1266.msg8654.html#msg8654 (nesse mesmo tópico o Fil indica outros tópicos que te podem ser uteis)

Boa sorte!

Fil:
Pois, é mais ou menos isso..

Muito resumidamente o processo baseia-se em apontar para um sítio que se saiba as coordenadas para as marcar na montagem, e depois rodar o telescópio até às novas coordenadas que nós queremos apontar. Isto subentende que a montagem está bem alinhada.

Vou tentar decompor o problema em sub-problemas, cada um com a sua solução. resolver o problema principal será só juntar as várias soluções pela ordem conveniente :)

Para se apontar para umas coordenadas, é necessário que a montagem esteja "sintonizada" com céu, e que as coordenadas que ela marcar correspondam às coordenadas que lá vemos. Para isto, é obrigatório que a montagem esteja alinhada com o polo (também chamado "em estação"). (Ver assuntos relacionados com alinhamento de montagens equatoriais)
Além disto será necessário fazer coincidir as coordenadas do céu com as que a montagem tem: isto faz-se, apontando a um objecto com coordenadas conhecidas, e "marcando-as" na montagem (ajustas os círculos graduados até que as coordenadas batam certo). (ver assuntos sobre uso e interpretação de círculos graduados).
Como vai haver sempre um errozito associado, convém fazer isto em objectos perto os dos outros.
Depois, para ir até às coordenadas que queremos, é só rodar o telescópio até que as coordenadas que a montagem lá tem marcadas sejam as desejadas.

Para alinhar as montagens, há uma grande variedade de soluções. Algumas podem obrigar que se tenha o buscador polar bem alinhado com a própria montagem, e pode ser necessário fazer isso também..  Isto é coisa que é feita uma vez e raramente se volta a mexer se deixarmos o buscador polar bem preso à montagem.
O alinhamento da montagem tipicamente é feito uma vez por noite de observação.
O apontar a estrelas de coordenadas conhecidas pode ser feito algumas vezes por noite, quase tantas como objectos observados recorrendo a coordenadas, se estiverem muito distantes uns dos outros no céu.

marco:
eu levaria a mal!!

Astrolupa:

--- Citação de: marco em Abril 23, 2012, 03:05:59 pm ---eu levaria a mal!!

--- Fim de Citação ---
Sim, claro que levarias. Pesquisar, estudar, tentar perceber, etc. custa muito mais do que simplesmente perguntar. Se quiseres és mais que bem-vindo de dar a explicação DETALHADA e que o "poiou123" perceba.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa