Autor Tópico: [STOCK] Lasers Verde  (Lida 6915 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #15 em: Outubro 21, 2006, 04:52:43 pm »
Citação de: "jaclerigo"
E já estão a um preço muito bom... estes laser não são aqueles tipo os vermelhos da feira.
Estes têm uma potência de 5mW.
O ponto do laser é visivel até distâncias de 1km.


NOTA de Guilherme de Almeida:
Em experiências feitas em espaços exteriores, em Avis, em Mira e em Castelo de Vide, posso assegurar que o ponto luminoso do laser verde é visível a distâncias superiores a 1,5 km. É um excelente produto desde que usado com responsabilidade e sensatez (perigo de cegueira ou danos irreversíveis na visão). Mas, atendendo a um conjunto de regras de uso, este laser é fantástico. Uso sempre essas regras na minha Visita Guiada ao Céu.
Essas regras são:

1.) Obviamente não apontar o laser verde para os olhos de ninguém, pessoa ou animal.

2.) Não apontar o laser verde para nenhum avião.

3.) Não apontar para superfícies polidas que dêem reflexão especular (i.e., reflexão "tipo espelho"): cromados de carros, superfícies de vidro, lentes, prismas e espelhos, pois o feixe reflectido retorna facilmente para os olhos de quem apontou ou para os de alguém que esteja ao lado.

4.) Quando se mostram constelações e estrelas, colocar sempre o laser muito mais alto do que a cabeça de quem está a usar o laser, de modo que as pessoas que sejam mais altas que o "apresentador", não recebam nunca o feixe nos olhos.

5.) Não permitir que o laser verde seja usado por crianças sem uma vigilância apertada e constante, e sempre sem voltar costas. As crianças aprendem rapidamente a conhecer as constelações e a identificar estrelas. É desejável que as saibam mostrar e que gostem de o fazer, mas sempre com vigilância de um adulto responsável. Apesar da vigilância, as crianças devem saber de cor as regras anteriormente referidas.

Seguindo e cumprindo estas regras, o laser verde é um excelente instrumento de divulgação de Astronomia.
« Última modificação: Novembro 22, 2006, 04:26:11 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 21, 2006, 05:30:16 pm »
Exelente post!!
Infelizmente tenho um amigo que quebrou a 2º regra!!
Ele estava a exprimentar o lazer que eu tinha pedido emrpestado de outro amigo e depois começou a apontar para um avião que ali passava!Claro que tirei o laser das mãos deles, visto que é proibido fazer isso!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 21, 2006, 05:30:16 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Outubro 21, 2006, 09:52:14 pm »
O QUÊ?????? Eu sou Técnico de Manutenção Aeronáutica!!!Se apanho o gajo, nem sei o que lhe faço! :D Obviamente, como diz, e muito bem, o Guilherme, é necessário ter muito cuidado, há vários riscos que podem advir de uma utilização inadequada do lazer!  No entanto parece-me uma boa compra, e temos que admitir que todo o produto com qualidade, não custa o preço da loja dos trezentos! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 21, 2006, 11:11:47 pm »
Citação de: "Emanuel"
O QUÊ?????? Eu sou Técnico de Manutenção Aeronáutica!!!Se apanho o gajo, nem sei o que lhe faço! :D Obviamente, como diz, e muito bem, o Guilherme, é necessário ter muito cuidado, há vários riscos que podem advir de uma utilização inadequada do lazer!  No entanto parece-me uma boa compra, e temos que admitir que todo o produto com qualidade, não custa o preço da loja dos trezentos! 8)


Disseste muito bem agora!!!Tambem acho isso!!
Um telescópio nos trezentos vs telescópio da gem51(a graxar :D )

Um telescópio dos 300 pode ser muito barato e ter bom visual

Um telescópio da gem51 pode ser mais caro ou muito mais caro.

O telescópio dos 300 aguenta uns dias, sequalhar semanas, pouco provavel mais de 2 meses e tem uma qualidade a desejar!

O telescopio da gem51 dura anos e sequalhar pode durar uma vida inteira e é de uma qualidade exepcional!

Conclusão: Comprem numa loja com boas referências
COMPREM DA GEM51

P.S.:Não quero ofender as pessoas que estão ligadas aos 300!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 22, 2006, 02:58:28 am »
Citar
Infelizmente tenho um amigo que quebrou a 2º regra!!

LOOL...n és o único...tb tenho um amigo meu que decidiu andar a assustar os velhotes com o lazer...loool....no verão qnd o pessoal costuma abrir as janelas po ar entrar, decidiu apontar po quarto de um velho...conclusão, o velho apanhou um ganda susto e já ia fugindo de casa pensando q aquilo seria o "diabo" que ali andava...loool...haviam de ter visto a cara do homem, parecia q tinha visto um lobo!!looool

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Outubro 22, 2006, 11:47:35 am »
Citação de: "Guilherme de Almeida"
3.) Não apontar para superfícies polidas que dêem reflexão especular (i.e., reflexão "tipo espelho"): cromados de carros, superfícies de vidro, lentes, prismas e espelhos, pois o feixe reflectido retorna facilmente para os olhos de quem apontou ou para os de alguém que esteja ao lado.
Alguns dos locais de observação são sítios "remotos", perto de umas mesas de piquenique, nalgum parque natural.. Isto, infelizmente, quer dizer que há frequentemente vidros, latas de conserva, caricas, e outros lixos espalhados no chão. Por este motivo, eu sugiro também que não se aponte o laser para o chão, em sítios desdes, completando um pouco a 3ª regra que o Guilherme referiu.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #21 em: Outubro 22, 2006, 08:30:27 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "Guilherme de Almeida"
3.) Não apontar para superfícies polidas que dêem reflexão especular (i.e., reflexão "tipo espelho"): cromados de carros, superfícies de vidro, lentes, prismas e espelhos, pois o feixe reflectido retorna facilmente para os olhos de quem apontou ou para os de alguém que esteja ao lado.
Alguns dos locais de observação são sítios "remotos", perto de umas mesas de piquenique, nalgum parque natural.. Isto, infelizmente, quer dizer que há frequentemente vidros, latas de conserva, caricas, e outros lixos espalhados no chão. Por este motivo, eu sugiro também que não se aponte o laser para o chão, em sítios desdes, completando um pouco a 3ª regra que o Guilherme referiu.


Em parques naturais e isso é melhor não apontar o laser senão ao céusem nenhuma árvore á frente!!Pois estes laseres têm potência para atear um fogo!!
Já tentei atear um fosforo com o laser e funciona!Por isso é preciso ter muito cuidado!Um laser não é um brinquedo para crianças!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Outubro 22, 2006, 10:16:56 pm »
Citação de: "Orion"
Pois estes laseres têm potência para atear um fogo!!
:shock: bom, isso já não acredito.. Se fosse o caso, púnhamos a mão à frente e ficavamos com uma queimadura..
Citar
Já tentei atear um fosforo com o laser e funciona!
Bom, ok, um fósforo é uma coisa que basta um aquecimento de fricção, que despolete o acendimento.. Mas isso é porque um fóforo (normal) tem um composto químico ("fósforo vermelho" + enxofre + "oxigenador"), que precisa de "pouca" energia fornecida para iniciar o acendimento (por causa de um granulado especial que aumenta o feito da "fricção"), comparada com a energia libertada pela combuistão do fósforo em si.. Uma árvore, para arder, já precisa de muito mais energia do que a que limberta na combustão (pelo menos em comparação com o fósforo).
Mas ainda assim, se houver algum bicho na árvore, coitado..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Outubro 22, 2006, 10:29:25 pm »
Citação de: "Fil"
Mas isso é porque um fóforo (normal) tem um composto químico ("fósforo vermelho" + enxofre + "oxigenador")
Ah, mas se o fósforo for feito de "fósforo branco", então basta raspar numa superfície rija e ele acende.. Esses fósforos são mais perigosos, obviamente, e devem acender facilmente com quase qualquer coisinha.. Esses devem acender bem com um laser fraquinho, sim.. Mas nunca encontrei desses fósforos à venda.. Só os vi nos filmes de coyboys, em que eles acendiam (supostamente) na barba :) É preciso ter barba rija! :)

Mais sobre fósforos, na wikipedia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #24 em: Outubro 22, 2006, 10:38:12 pm »
O que eu quis dizer sem nenhuma árvore á frente!!Claro que um laser não cosegue atear uma árvore mas consegue atear folhas e ervas e muito lixo que infelizmente encontrar-se em parques de campismo, ect.

É normal que não tenhas encontrado!Imagina fosforo desse tipo em todas as casas que têm fosforos!!Os bombeiros não tinham descanso!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Outubro 23, 2006, 11:37:10 am »
Olá,

tenho algumas dúvidas relativamente à "potência" incendiária destes laser, pelo que vou realizar alguns testes que depois colocarei aqui.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #26 em: Outubro 23, 2006, 12:58:05 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Olá,

tenho algumas dúvidas relativamente à "potência" incendiária destes laser, pelo que vou realizar alguns testes que depois colocarei aqui.


Isso vai ajudar nesta discutão!!Obrigado por fazeres esse teste!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Outubro 23, 2006, 02:19:40 pm »
Bom, na primeira busca que fiz no google, dei com um "review" de um laser de 95mW (20 vezes mais potente que os de 5mW que já dão muito boa luz para apontadores diurnos). E com ele é possível acender um fósforo, SE for um fósforo de "ponta preta" (não vai lá com fósforos brancos, nem vermelhos) e SE fôr apontado durante algum tempo, e de preferência usando um tripé, para não tremer.

Portanto, eu acho que uns 20 apontadores laser normais apontados de forma estável (e quieta), durante uns 2 segundos para um fósforo preto, é capaz de resultar :)

Ou então, em vez de 20 lasers, pode ser que com uma lupa também dê.. Mas mantem-se a necessidade de ser um fósforo especial..

Das minhas experiências de acender folhas secas com luz do sol e os meus óculos (lente convergente de 5 dioptrias), é preciso alguns segundos para queimar a folha, mas dado que a zona aquecida é muito pequena, não é muito provável que se consiga criar chama na zona da folha circundante..

Nisto, eu mantenho o meu pessimismo em relação a um laser apontador ser susceptível de provocar um incêndio.. :)

Segundo consta, quando se aponta este tal laser de 95mW para a pele, passado uns 5 a 10 segundos começa a sentir-se uma picada, semelhante a "água quente".. Portanto é natural que acenda (alguns) fósforos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #28 em: Outubro 23, 2006, 02:58:24 pm »
Citar
20 vezes mais potente que os de 5mW

Eis um exemplo de um desses lasers de 95mW:

 :o  :o  :o  :o

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #29 em: Outubro 23, 2006, 06:00:25 pm »
Imagem espectacular rapidix!!

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #29 em: Outubro 23, 2006, 06:00:25 pm »