As emissões de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis comercializados na União Europeia (UE 15) caram 12,4 por cento nos últimos dez anos, de acordo com um relatório da Comissão Europeia, que acaba de ser divulgado. No entanto, a indústria ainda terá de fazer um esforço adicional para poder cumprir a meta estabelecida, a redução das emissões em 25 por cento relativamente a 1995, até 2009.
«A situação não é satisfatória. Apelamos à indústria automóvel para que melhore os seus esforços. Esperamos que o sector honre os seus compromissos», declarou Günter Verheugen, vice-presidente da Comissão Europeia e comissário para as empresas e a indústria. O objectivo da Comissão Europeia é reduzir as emissões médias dos novos veículos para 120 gramas de CO2 por quilómetro até 2012.
O comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, lembra que «para combater as alterações climáticas e respeitar os compromissos de Quioto é necessário reduzir as emissões dos transportes, um sector que contribui significativamente para as emissões totais». Verheugen e Dimas lançaram ainda uma advertência: se a indústria não cumprir voluntariamente as metas poderá haver medidas mais drásticas que a obriguem a fazê-lo.
A estratégia comunitária para reduzir as emissões de CO2 passa pela assinatura de compromissos voluntários com a indústria, que visam a redução para 140 g CO2/km até 2008 para os fabricantes europeus, e até 2009 para os fabricantes japoneses e coreanos. A estratégia assenta também na informação ao consumidor e em medidas fiscais que beneficiem os automóveis menos poluidores.
In ambienteonline.pt